Lançamento de Livros
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Fonologia e Ensino: Descobertas e Interfaces ALVES, Ubiratã Kickhöfel; MASSINI-CAGLIARI, Gladis (orgs.). Fonologia e Ensino: Descobertas e interfaces. Campinas: Editora da Abralin, 2024. https://editora.abralin.org/publicacoes/fonologia-e-ensino/ Resumo: O livro “Fonologia e Ensino: Descobertas e Interfaces” tem o objetivo de estabelecer uma relação clara entre os estudos fonológicos e sua aplicação em sala de aula, tanto em contextos de língua materna quanto de língua adicional. A partir da reflexão sobre os sistemas de sons, o professor pode contribuir para o processo de literacia de seus alunos, a partir da formação de melhores leitores e escritores, seja em língua materna quanto em língua adicional. Além disso, a reflexão analítica possibilitada pelos achados dos estudos fonético-fonológicos mostra-se como um aspecto fundamental para que o aluno possa expressar com maior clareza aquilo que deseja, bem como compreender tudo aquilo que lhe é dito, seja a partir de textos orais ou escritos. A obra é composta por duas partes, ambas compostas por seis capítulos. Na primeira delas, intitulada “Fonologia, Leitura e Escrita em Língua Materna”, são apresentados seis capítulos que discutem questões referentes ao desenvolvimento da leitura e da produção de textos, tanto orais quanto escritos, no Português Brasileiro. O segundo módulo da obra é intitulado “Fonologia de Línguas Adicionais e Contato Linguístico”. Nesse módulo, para além de serem fornecidos maiores informações de caráter descritivo acerca dos sistemas fonológicos do Inglês, do Espanhol e da Libras, discute-se o importante papel da integração do componente fonético-fonológico no ensino dessas línguas adicionais. Todos os capítulos são assinados por importantes nomes do cenário de investigação em estudos fonético-fonológicos. A partir de diferentes perspectivas teóricas, todos os capítulos convergem numa premissa fundamental: a de que integrar os conhecimentos fonológicos ao contexto de ensino é mais do que pertinente; trata-se, pois, de uma impronta necessária, uma vez que privar o aluno de tal rol de conhecimentos poderá implicar prejuízo em sua formação como leitor, escritor, e usuário da língua em seus diversos âmbitos. |
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Literacia e Biliteracia: Da teoria à prática FINGER, Ingrid; BRENTANO, Luciana de Souza; ALVES, Ubiratã Kickhöfel (orgs.). Literacia e Biliteracia: da teoria à prática. Campinas: Pontes Editores, 2025. Resumo: Em um mundo globalizado e multicultural, o exercício pleno da cidadania demanda grande desenvoltura na leitura e escrita na língua materna e, muitas vezes, também em uma língua adicional. A obra Literacia e Biliteracia: Da teoria à prática visa contribuir com o diálogo, ao apresentar uma reflexão teórica baseada em evidência científica recente, aliada à apresentação de estudos inéditos que investigam os processos de construção das habilidades de leitura e escrita em contextos monolíngue e bilíngue de ensino. O livro é dividido em duas seções. A primeira delas, intitulada Literacia e Biliteracia: Aspectos Teóricos, é composta por três capítulos que exploram fundamentos teóricos essenciais para uma melhor compreensão sobre os processos cognitivos e linguísticos subjacentes à leitura e à escrita. A segunda seção, intitulada Biliteracia: Aspectos Pedagógicos, traz estudos que discutem práticas educativas específicas em contextos de ensino bilíngue, que ainda representam uma novidade no cenário educacional brasileiro. Convidamos você, leitor, a mergulhar nesta obra, que alia teoria e prática em um diálogo contínuo e necessário para a construção de uma educação de qualidade no Brasil. |
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Eu e o Outro: literatura e diferença na escola - Guia para docentes CARDOSO, Rosane Maria; HAETINGER, Rosiene Almeida Souza. (Orgs.). O Eu e o Outro: literatura e diferença na escola - Guia para docentes. Caxias do Sul: Educs, 2024. Resumo: Inúmeras vezes, nós, mediadores de leitura, deparamo-nos com a pergunta: que livro escolher? São muitas as opções, mas nem sempre temos a disponibilidade de tempo para uma seleção cuidadosa, em meio ao corre-corre da vida docente. Este livro se apresenta justamente como um guia de leitura para professores e professoras dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Diante das questões que nos traz o cotidiano, no que se refere a temas como violência urbana, racismo, identidades, opressão, dramas pessoais, pensamos em propor estas sugestões de leituras, a fim de conversar com professoras e professores que atuam em escolas, em espaços não formais de leitura, na graduação e na pós-graduação. Em cada indicação, existe a fala que nasce da própria experiência. Por essa razão, o livro está construído de forma a trazer a voz de quem vive o cotidiano dos livros, da escola, do debate, do compartilhamento da leitura, seja como docente, seja como pesquisador, seja, enfim, como agente de leitura. |
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Trabalhos em Linguística Cognitiva e Interfaces SIMÕES NETO, N. A.; ALMEIDA, A. A. D. (Orgs.). Trabalhos em Linguística Cognitiva e Interfaces. Campinas: Pontes Editores, 2025. Resumo: A coletânea Trabalhos em Linguística Cognitiva e Interfaces: abordagens semânticas e gramaticais, organizada por Natival Almeida Simões Neto (UFBA/UEFS) e A. Ariadne Domingues Almeida (UFBA), é fruto de um trabalho colaborativo que integra pesquisadores do Grupo de Pesquisa PROHPOR (Projeto para a História do Português Brasileiro), bem como de outros grupos dedicados à investigação da linguagem sob a perspectiva da Linguística Cognitiva. A obra reúne capítulos de membros do CONHPOR – Construcionário Histórico da Língua Portuguesa – e do GESCOG – Grupo de Estudos em Semântica Cognitiva – bem como de especialistas das áreas de Semântica, Morfologia e Lexicologia, como Elisângela Santana dos Santos (UNEB), Neila Maria Oliveira Santana (UNEB), Juliana Soledade (UFBA/UnB) e Diego Spader de Souza (UNISC). Além dos autores vinculados ao PROHPOR, a coletânea conta com contribuições de pesquisadores de diversas regiões do Brasil, ampliando o diálogo acadêmico e a diversidade temática. O volume apresenta abordagens teóricas e análises que exploram as interfaces entre significado e estrutura gramatical, oferecendo reflexões sobre fenômenos linguísticos a partir de uma perspectiva que integra cognição, uso da língua e contexto histórico. |
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Já pensou? HATTGE, Morgana Domênica. Já pensou? Arroio do Meio: Ed. Kadernu’s, 2024. Resumo: Este livro quer ser um convite para crianças e adultos. Um convite para misturar ideias malucas que só existem dentro da nossa cuca. Você vem? |
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As retomadas na escrita Sousa, Elenilza Maria de Araújo. As retomadas na escrita. A linguagem dos textos do Ensino Fundamental. São Carlos: Pedro & João Editores, 2025. 94p. Resumo: A gênese desta pesquisa surgiu de uma realidade cotidiana e pessoal. Como professora do ensino fundamental no município de Esperantina, vivenciei e observei, por meio de relatos informais de colegas de Língua Portuguesa, os desafios persistentes na produção textual no último ano do ensino fundamental. Além disso, a dificuldade dos alunos em empregar recursos semânticos e gramaticais de forma adequada, manifestada em desorganização de ideias e repetição de elementos referenciais, desencadeou o interesse em mergulhar nas condições de uso desses elementos em textos produzidos em sala de aula. Essa percepção se estende desde os primórdios da minha trajetória docente, quando, ao trabalhar com turmas da Ensino para Jovens e Adulto, constatei a capacidade dos alunos em analisar textos, mas uma precariedade na organização de suas próprias ideias, resultando em redundância e lacunas coesivas. É com o intuito de lançar luz sobre essas questões que almejamos que o presente estudo transcenda as páginas acadêmicas, tornando-se uma fonte de consulta e um apoio construtivo para pesquisadores e educadores dedicados a aprofundar a compreensão dos elementos referenciais na escrita escolar. A partir da análise dos dados coletados, será delineada uma proposta de estudo que realça a importância intrínseca dos recursos de referência, procurando elucidar seu papel na construção de textos coerentes. Logo, a preocupação com a produção textual em sala de aula é uma constante para os professores de Língua Portuguesa, diante da dificuldade que os alunos enfrentam para articular conceitos e navegar pela diversidade linguística dos contextos sociais. |
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Guia Conceitual da Linguística de Benveniste TOLDO, C.; FLORES, V. N. (Orgs.). Guia Conceitual da Linguística de Benveniste. São Paulo: Contexto, 2025. Resumo: A obra apresentada – Guia Conceitual da Linguística de Benveniste – organizada pelos professores doutores Claudia Toldo (UPF) e Valdir do Nascimento Flores (UFRGS), publicada em 2025, pela editora Contexto, traz um conjunto de instruções para o entendimento de conceitos fundamentais da linguística de Émile Benveniste, sem se concentrar em detalhes técnicos específicos de elaboração terminológica ou de tratamento terminográfico. A ideia é fornecer ao leitor iniciante de Benveniste uma compreensão abrangente de suas principais noções, um roteiro de leitura guiada da obra do autor e, finalmente, um percurso pela fortuna crítica (com ênfase em material publicado em português), produzida em torno da linguística benvenistiana. Em síntese, este Guia é uma ferramenta que permite o conhecimento e a compreensão de tópicos essenciais dessa linguística, o que pode fornecer uma visão geral de seus termos, conceitos e ideias principais a eles relacionadas. Destaca-se que Benveniste é um linguista que investiga as línguas e temas relacionados à linguagem, com um rigor teórico que lhe é singular, o que lhe confere o mérito de ser um teórico da linguagem, destacando-se como um dos grandes teóricos da linguagem do século XX, cujas ideias continuam a influenciar e instigar a pesquisa linguística contemporânea. Além de linguista, Benveniste tinha interesses peculiares, o que lhe permitiu abordar a linguagem de uma perspectiva interdisciplinar. |
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Rurbanidade e Tecnologias de Comunicação: experiências de pesquisa Brasil - Argentina FELIPPI, A. C. T. (Org.). Rurbanidade e Tecnologias de Comunicação: experiências de pesquisa Brasil - Argentina. São Carlos: Pedro & João Editores, 2025. Resumo: A condição de rurbanidade na qual se encontram territórios e sujeitos é objeto de estudo dos pesquisadores cujos textos compõem esta obra. No marco do convênio interinstitucional entre a Universidade de Santa Cruz do Sul/Brasil e Universidad Nacional de Río Cuarto/Argentina, o e-book oferece um conjunto de capítulos que apresentam resultados de pesquisas e de reflexões em realidades regionais. Tratam-se de análises socioculturais da rurbanidade considerando a presença das tecnologias de comunicação na conformação da experiência social, observada no contexto da escola, da elaboração da política urbana e do mundo do trabalho. A obra Rurbanidade e Tecnologias da Comunicação - Experiências de pesquisa Brasil – Argentina oferece cinco capítulos. Na primeira parte da obra se apresentam os resultados de uma pesquisa desenvolvida no âmbito da UNISC, coordenada pela organizadora do livro, a partir de dos programas de pós-graduação em Letras e em Desenvolimento Regional. A investigação consistiu numa abordagem territorial de base sociocultural do fenômeno da rurbanidade e e da presença das tecnologias de comunicação junto a sujeitos jovens das escolas técnicas agropecuárias da região do Vale do Rio Pardo-RS, Brasil. Na segunda parte da obra, há a contribuição de quatro pesquisadores argentinos da Universidade Nacional de Río Cuarto: Gustavo Cimadevilla, Silvina Galimberti, Paola Demarchi e Claudia Kenbel. Eles contribuem com ensaio e resultados de pesquisa realizadas na região de Córdoba sobre a condição da rurbanidade. O livro ainda conta com o prefácio de Ana Carolina D. Escosteguy (UFRGS) e o posfácio de Cidonea Machado Deponti (UNISC). A obra tem o financiamento da FAPERGS - edital 05-2019 – Pesquisador Gaúcho. |
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(Inter)conexões em transformação: Culturas, linguagens e mídias em um indizível mundo novo DOMINGOS, Ana Cláudia Munari; AYRES, Carlos Renê; AMARAL, Sabrine; GABRIEL, Rosângela. (Inter)conexões em transformação: Culturas, linguagens e mídias em um indizível mundo novo. Jundiaí-SP: Paco Editorial, 2024. Resumo: Os capítulos deste livro, selecionados entre aquelas apresentados no X Colóquio Leitura e Cognição da Unisc, voltam seu olhar sobre a leitura, na perspectiva transdiscilinar. Os temas discutidos, em torno dos estudos linguísticos, literários, midiáticos e de mediação em leitura, interpõem-se como um gesto político que se preocupa com a educação em seu sentido lato e, assim, com a democracia, a cidadania, a justiça social e, ao fim e ao cabo, com a humanidade, esta que muitas vezes parece desaparecida em um mundo de máquinas. |
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Narrativas de hábitats e habitantes: literatura e identidades na América Latina CARDOSO, Rosane Maria; LOPES, Daiane; GUIMARÃES, Rafael Eisinger (org.). Narrativas de hábitats e habitantes: literatura e identidades na América Latina. Campinas, SP : Pontes Editores, 2025. Resumo: O espaço e a personagem sempre foram elementos importantes para a estruturação das narrativas, sendo objetos de inúmeros estudos sobre o literário. Essa relevância adquire traços mais significativos quando pensada a partir da perspectiva latino-americana, cuja herança colonialista tem enquadrado o território e os povos – ameríndios e africanos, sobretudo – como objeto escolhido para o exercício de sua própria violência física, cultural e simbólica. Desde o primeiro contato estabelecido com aqueles que habitavam o chamado “novo mundo”, o europeu ligou o continente latino-americano e seu povo a uma imagem relacionada à natureza e à barbárie em oposição à ideia de cultura e civilização, presumivelmente características definidoras da superioridade europeia. Ao mesmo tempo, numa espécie de oposição a esse imaginário, o espaço e as pessoas “recém-descobertas” pelo colonizador também passaram a representar, para ele, a ideia de um paraíso perdido e de uma ingenuidade primitiva ou, como expressou Thomas Morus em Utopia, publicado em 1516, lugar de plena felicidade e harmonia. Ao longo dos séculos, essa relação de tensão, opressão e ambiguidade foi o eixo sobre o qual se consolidou um discurso literário sobre a América Latina, tomada, repetidas vezes, como o “Outro” visto como alguém inferior a ser subjugado pelo “eu” hegemônico do outro lado do Atlântico. Nesse contexto, os nove ensaios que integram este livro, escritos por pesquisadoras e pesquisadores de diferentes universidades de América Latina, abordam temas como a construção simbólica do espaço, a tensão entre centro e periferia, civilização e barbárie, global e local etc., o conceito de fronteira e costa, a representação da figura do migrante, a natureza performática da identidade racial, cultural e de gênero, entre outras questões semelhantes, que colocam a literatura em diálogo com a geografia, a antropologia, a história, a sociologia e outras áreas das humanidades. |