Palestrantes

Internacionais


Perfil no Research Gate
Site ULB

JOSÉ MORAIS (ULB/Bélgica) - Doutor em Psicologia e Educação. Professor Emérito da Université libre de Bruxelles, Bélgica. Membro do CRCN - Centre for Research in Cognition and Neuroscience, da Faculté des Sciences Psychologiques et de l' Éducation. Autor de diversos livros e artigos, em português, francês e inglês.


Perfil no Research Gate
Site Ohio State Univeristy

LAURA JUSTICE (OSU/USA) - Doutora em Filosofia e Ciências da Linguagem e Diretora Executiva do Schoenbaum Family Center e do Crane Center for Early Childhood Research and Policy. Seus projetos de pesquisa atuais tem como foco crianças jovens em situação de vulnerabilidade na aquisição da linguagem e da literacia. Parte de sua pesquisa considera os efeitos da implementação de intervenções dos pais e dos professores na aprendizagem infantil, incluindo o uso efetivo dos livros de histórias. Autora de diversos livros e artigos.

Nacionais


CV Lattes

ANGELA NASCHOLD (UFRN) - professora do Departamento de Educação (CERES) e pesquisadora convidada do Instituto do Cérebro. Coordena o projeto de pesquisa Leitura + Neurociências e o curso de pós-graduação lato sensu Alfabetização + Neurociências. Possui Mestrado e Doutorado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) e Pós-Doutorado em Linguística (Área de Concentração Psicolinguística) pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (PUCRS), em Estágio Interinstitucional pelo Instituto do Cérebro (UFRN).


Perfil Google Acadêmico
CV Lattes

AUGUSTO BUCHWEITZ (PUCRS) - professor da Escola de Ciências da Saúde e membro permanente dos programas de pós-graduação em Psicologia, em Medicina e em Letras, PUCRS. Pesquisador do Instituto do Cérebro do Rio Grande do Sul (www.inscer.pucrs.br). Pesquisador afiliado sênior do Haskins Laboratories (http://haskinslabs.org/people/augusto-buchweitz) e integrante do Haskins Global Literacy Hub (http://haskinsglobal.org/). Cientista nomeado para a CONABE (Conferência Nacional de Alfabetização), Secretaria de Alfabetização (SEALF, MEC). Membro fundador da Rede Nacional de Ciência para Educação (www.cienciaparaeducacao.org). Finalista do prêmio Jabuti, categoria Ciências, em 2019 com o livro "Ciência para Educação: uma ponte entre dois mundos".



LEONOR SCLIAR-CABRAL - Doutor Linguística USP, Professor Emerita e titular (apos.) UFSC. Pós-doutor Univ. Montréal. Fundou ISAPL: 1982, Presidente: 1991, reeleita, Sócia Honorária também da ALFAL; presidente ABRALIN: 1997-1999. 1ª Coordenadora GT Psicolinguística ANPOLL, reeleita. Conselho Editorial: International Journal of Psycholinguistics, Cadernos de Estudos Linguísticos, Letras de Hoje (fundou), Revista da ABRALIN e Revista Alfa. Últimos livros: Princípios do sistema alfabético do português do Brasil e Guia Prático de alfabetização (SP: Contexto, 2003), O sol caía no Guaíba (PA: Prym, 2006). Com Caldas-Coulthard, Desvendando discursos (Florianópolis: EDUFSC, 2008); Sagração do Alfabeto (SP: Scortecci, 2009, finalista Poesia, Jabuti); Ed. Lili, Florianópolis: Sistema Scliar de Alfabetização Fundamentos (2013), Aventuras de Vivi (2014), ​José​ (2016, Prêmio Elisabete Anderle, literatura, FCC, 2015​), Sistema Scliar de Alfabetização Roteiros para o professor: Módulo 1, ​v 1  (2018), Aventuras de Vivi no mundo da Escrita (2020), Sistema Scliar de Alfabetização Caderno de Atividades Módulo 1 Ensino Fundamental (2020).




CV Lattes

ROBERTO LENT (UFRJ) - professor emérito da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador do Instituto D'Or de Ensino e Pesquisa, e diretor por dois mandatos do Instituto de Ciências Biomédicas (2007-2014). É membro titular da Academia Brasileira de Ciências, e Coordenador da Rede Nacional de Ciência para Educação. Chefia o Laboratório de Neuroplasticidade do Instituto de Ciências Biomédicas. Atua em Educação e Divulgação Científica para adultos e crianças, com livros publicados para ambos.


CV Lattes

VERA PEREIRA (PUCRS) - Bolsista de Produtividade DT do CNPq. Possui mestrado e doutorado em Letras (concentração em Linguística Aplicada) e pós-doutorado em Psicolinguística. Na Escola de Humanidades: Letras da PUCRS, é docente titular e permanente do PPGL. Coordena o Núcleo de Pesquisa em Cognição, Cultura, Linguagens e Interfaces: ciência, arte e tecnologia - NUCCLIN, que se caracteriza por trabalho integrado de ensino, pesquisa e extensão. Seus estudos e experiências, com ênfase na compreensão e no processamento da leitura, estão situados na Psicolingüística e interfaces, utilizando tecnologias, como processos e produtos.