2° SEMINÁRIO SUL DE INOVAÇÕES EM TECNOLOGIAS AMBIENTAIS


A proposta deste evento envolve a troca de experiências entre pesquisadores e pós-graduandos que estudam Tecnologias Ambientais e possíveis inovações no Sul do Brasil, aproximando suas pesquisas para que possam ao longo do tempo atuar em redes de colaboração e desenvolver projetos inovadores em conjunto. O primeiro passo para isso é conhecer as potencialidades a partir dos trabalhos que já são desenvolvidos. O evento foi organizado no formato VIRTUAL com atividades síncronas de apresentação das pesquisas e seus resultados. A programação envolve uma mesa redonda de abertura, a apresentação oral de trabalhos científicos e uma palestra de encerramento.

Além disso, os programas de pós-graduação que atuam no desenvolvimento de Inovações em Tecnologias Ambientais necessitam de ambientes que agreguem pessoas dispostas a discutir e também, oportunidades de ouvir pesquisadores renomados, com suas expertises e com capacidade de desenvolvimento de pesquisa de ponta em áreas de destaque. Desta forma, este evento científico, é uma forma ímpar de criar estes ambientes de troca e saberes entre pesquisadores, pós-graduandos e egressos.

Na área de engenharias I, onde o PPGTA-UNISC é recomendado pela Capes, mais especificamente na área de Engenharia Ambiental, existem várias iniciativas tecnológicas que estão voltadas diretamente a qualidade de vida da população. A divulgação delas é uma fonte de atualização de pesquisadores que estão trabalhando na mesma área. O evento, portanto, pode ser um elo das Instituições de Ensino Superior (IES) para a discussão de temas contemporâneos e importantes para as regiões de abrangência, incentivando o desenvolvimento e aplicação de Tecnologias Ambientais Inovadoras.

Com base no potencial de contribuição para a pesquisa no sul do país o tema do evento é: “Tecnologia Ambiental: abordagens interinstitucionais para o desenvolvimento sustentável”.

Objetivos:

Reunir pesquisadores para refletir sobre as tendências científicas e a aplicabilidade da pesquisa no âmbito da Tecnologia Ambiental.

Promover um momento de integração entre as Instituições de Ensino Superior (IES) participantes para viabilizar o trabalho colaborativo por meio da apresentação de pesquisas conjuntas para o benefício da região Sul do Brasil, principalmente.

Abrir um novo espaço de socialização da Tecnologias Ambientais Inovadoras.

Datas

Período de Realização: 24/03/2022 e 25/03/2022
Categorias de inscrição apresentador de trabalho: até 28/02/2022
Categorias de inscrição ouvinte: até 24/03/2022
Resultado da avaliação dos resumos: 07/03/2022 (no site do evento)
Envio do trabalho completo para a Tecno-Lógica: até 31/05/2022
Publicação na Tecno-Lógica: 31/07/2022

Público Alvo

Comunidade científica do Sul do Brasil que tenha interesse em Tecnologia Ambiental, ou seja, pesquisadores e estudantes de programas de pós-graduação Mestrado e Doutorado em áreas correlatas a Tecnologia Ambiental, funcionários de indústrias e órgãos públicos, entre outros interessados em tecnologias e inovações ambientais.

Carga horária Total

 8 horas

Observações:

  • Poderá haver intérprete de libras quando solicitado.
  • A mesa redonda e a palestra de encerramento serão transmitidas por Youtube.
  • As apresentações de trabalho serão pela Plataforma Digital Google meet com capacidade de até 100 pessoas assistindo concomitantemente.
  • Dúvidas sobre o evento favor enviar e-mail para ppgta@unisc.br