Apresentação

O Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/RS), em parceria com os Programas de Pós-Graduação em Promoção da Saúde da UniCesumar (UNICESUMAR/PR), Universidade de Franca (UNIFRAN/SP), Centro Universitário UniGuairacá (PR) e Centro Universitário Adventista de São Paulo (UNASP/SP), realizará o VI Congresso Brasileiro Interdisciplinar de Promoção da Saúde, que integrará também o I Seminário Interdisciplinar de Resiliência em Saúde no Contexto de Crises Socioambientais, o XIII Seminário Científico do Programa de Pós-Graduação em Promoção da Saúde - Mestrado e Doutorado - UNISC e o IX Fórum de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação em Promoção da Saúde.

O evento reúne profissionais da saúde, educação, pesquisadores, estudantes, gestores e comunidade em geral para fortalecer a construção e a qualificação de saberes e práticas voltadas à pesquisa, gestão, formação e planejamento no contexto da promoção da saúde. Em sua sexta edição, o congresso reafirma seu caráter intersetorial, interdisciplinar e interinstitucional, contando com a participação de especialistas nacionais e internacionais.

Ao longo de três dias, serão promovidas palestras, conferências, mesas-redondas e apresentações de trabalhos científicos, contemplando os eixos temáticos: Promoção da Saúde, Saúde Mental e Ciclos de Vida; Tecnologias, Inovação e Transformação Digital em Saúde; Políticas Públicas, Redes de Atenção e Práticas no Sistema Único de Saúde; Vigilância em Saúde, Epidemiologia e Determinantes Biológicos; e Saúde Única, Sustentabilidade e Resiliência em Saúde.

Além disso, o IX Fórum de Autoavaliação dos Programas de Pós-Graduação em Promoção da Saúde constituirá um importante espaço de discussion e compartilhamento de experiências relacionadas aos processos de avaliação e aprimoramento contínuo dos programas de pós-graduação brasileiros.

Uma das grandes inovações desta edição é a ampliação das discussões sobre os impactos das crises socioambientais e a construção da resiliência em saúde. O evento contará ainda com o Espaço da Promoção da Saúde, destinado à divulgação de produtos técnicos desenvolvidos pelas instituições participantes, bem como à apresentação de práticas integrativas e complementares voltadas ao cuidado e à promoção da saúde.

Data

O evento ocorrerá de 07 a 09 de outubro de 2026, em formato híbrido, integrando atividades presenciais na Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), em Santa Cruz do Sul/RS, com transmissão virtual das palestras e modalidade online para apresentação de trabalhos científicos, ampliando o alcance e a participação no congresso.

Local

Auditório Central e Anfiteatro do Direito e Anfiteatro da Pós-Graduação, na Universidade de Santa Cruz do Sul - UNISC, Av. Independência 2293, Santa Cruz do Sul - RS.

Público- Alvo

O público-alvo do evento serão profissionais de saúde, profissionais da educação, gestores, alunos dos cursos de graduação, pós-graduação lato sensu e stricto sensu, estudantes, egressos das diversas áreas do conhecimento envolvidas no evento, empresários e controle social. Estaremos reunindo aproximadamente 300 participantes das mais diversas áreas para intensa troca de experiências, intercâmbio de descobertas e atualizações científicas nas áreas temáticas propostas.