PROJETO: A POESIA ENCONTRA A UNISC E A EDUCAÇÃO BÁSICA

O projeto de extensão “A poesia encontra a UNISC e a Educação Básica”, vinculado ao grupo de pesquisa Estudos Poéticos: Educação e Linguagem e aos programas de Pós-graduação em Letras e em Educação da UNISC, é uma reunião de forças em torno da dimensão educativa das experiências poéticas, que emergem como distintas formas estésicas de imaginar e agir, produzindo efeitos sensíveis no mundo. A comunidade regional, através da universidade, das escolas e de coletivos de leitura e de artes, tem acolhido o convite para encontros em que essas formas de linguagem são vivenciadas através de uma temática previamente escolhida. A adesão dos grupos é voluntária e, desde março de 2017, mensalmente, cada coletivo compartilha seu protagonismo e confirma o prazer que a linguagem imprime à partilha da vida comunitária quando concebida em sua dimensão poética, aspecto essencial para a gênese de uma coexistência terna, tolerante e empática. Venha participar do vigor desses encontros.

Histórico do projeto
O projeto “A poesia encontra a UNISC e a Educação Básica” surgiu a partir de outro, o “Encontros com a poesia”, que foi ação do grupo de pesquisa Estudos Poéticos da UNISC/CNPq de 1999 até 2016. Nos 17 anos, até 2016, o grupo promoveu 259 encontros e viabilizou pesquisas centradas no estudo da fenomenologia de Gaston Bachelard acerca da imaginação poética. Os conceitos bachelardianos de repercussão, ressonância, devaneio e imaginação poética sustentaram a metodologia dos “Encontros com a Poesia”, sob a coordenação do professor Dr. Norberto Perkoski, que priorizou a pesquisa e elaboração de coletâneas de poemas e canções da MPB a partir de temáticas previamente selecionadas.
Em 2017, o grupo passou por uma reestruturação de coordenação, assumida pelas professoras Dr.ª Ângela Fronckowiak (Programa de Pós-Graduação em Letras) e Dr.ª Sandra Richter (Programa de Pós-Graduação em Educação), alterando sua denominação para Estudos Poéticos: Educação e Linguagem. A intenção da mudança foi dar visibilidade à experiência poética de linguagem, pressuposto filosófico que aproxima as pesquisas de ambas em torno da interlocução entre Literatura, Artes Plásticas, Música e Educação e que coloca a necessidade de viver a linguagem com grupos multietários dispostos a assumirem a pluralidade de modos do acontecimento poético: vocalizando, cantando, dançando, dramatizando.
Em março de 2017, as coordenadoras procuraram docentes de escolas municipais, estaduais e regionais do Vale do Rio Pardo, que obtiveram formação na UNISC, tanto em nível de graduação quanto no de pós-graduação, propondo a modificação do formato tradicional dos “Encontros com a Poesia” (1999-2016). Os 255 temas pesquisados foram divulgados e cada coletivo escolar ou cultural selecionou, de acordo com sua preferência e faixa etária de atuação, aquele com o qual se identificava, comprometendo-se a preparar um momento de vivência da linguagem num Varal Poético, aberto à comunidade regional, gratuito, no auditório do Memorial da UNISC.