Bem-vindos e bem-vindas ao II Congresso Internacional Ensino Médio e Educação Integral na América Latina!

O Congresso é uma iniciativa do Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação – CNPq, vinculado ao Programa de Pós-graduação em Educação da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC). Nesta edição do ano de 2022, o tema é democracia, direitos e reformas educacionais.

Os obstáculos às garantias do direito à educação, em um contexto marcado pela ascensão de governos neoliberais e neoconservadores – cenário que interliga os países da região quando se verifica o processo histórico da América Latina – nos impôs uma tarefa: promover uma interlocução entre grupos de pesquisa, ampliando a escala de ação além das fronteiras nacionais.

Desde 2020, considerando o conjunto de reformas curriculares na América Latina e um projeto de pesquisa realizado em interlocuções interinstitucionais, pesquisadores e pesquisadoras, de diferentes países, estão analisando as políticas educacionais contemporâneas voltadas para a Educação Secundária.

O Iº Congresso Internacional Ensino Médio e Educação Integral na América Latina, ocorrido entre os dias 24 e 26 de novembro de 2020, configurou o momento inicial de nosso percurso. A primeira edição do Congresso, organizada pelo Grupo de Pesquisa Currículo, Memórias e Narrativas em Educação, juntamente com a Universidad de Aysén (UA/Chile) e o Observatório do Ensino Médio do Rio Grande do Sul (UFRGS), teve caráter inovador ao colocar em diálogo, na área da Educação, as diferentes realidades da Educação Secundária na América Latina e suas experiências com as políticas de tempo ampliado dirigidas às juventudes.

Na primeira edição de nosso Congresso, as políticas de ampliação da jornada escolar na Educação Secundária ganharam destaque. Colocamos em perspectiva as influências políticas, econômicas e internacionais que concebem e incentivam o tempo ampliado como instrumento para investir em políticas de desenvolvimento econômico e proteção social. Um conjunto significativo de reflexões que revelou o que é específico e o que é comum no contexto latino-americano. Todas elas ficaram registradas nas atividades e anais do evento, bem como em um livro publicado recentemente, pela editora CRV.

Em 2020, reunimos 95 autores(as) e coautores(as) de trabalhos submetidos, além de um expressivo público que acompanhou as atividades gratuitamente através de transmissão no canal Unisc ao Vivo, no YouTube. No total, foram 56 trabalhos aprovados e apresentados em sete salas virtuais durante os três dias de evento.

Um dos resultados imediatos, em 2020, foi que o Congresso Internacional Ensino Médio e Educação Integral na América Latina teve importante caráter estratégico para a formação de profissionais da área da Educação, pois ocorreu de forma totalmente online e sua programação teve transmissão e acesso livre e gratuito para ouvintes, incluindo professores e professoras da educação básica do Brasil, da Argentina, do Chile, Colômbia, entre outros países.

Valorizando as reflexões sobre a temática do Ensino Médio e da Educação Integral na América Latina, produzidas nos últimos anos nos países da região, entendemos que o caminho percorrido até aqui demonstra, agora, no ano de 2022, um amadurecimento em relação à primeira edição.

Esperamos que nesta segunda edição o evento continue contribuindo para promover o diálogo interinstitucional, ampliando interlocuções acerca da Educação Secundária na América Latina. Com a intenção de ser um evento bianual, buscamos, neste ano de 2022, reunir novamente pesquisadores e pesquisadoras para discutir o Ensino Médio/Educação Secundária e sua relação com a Educação Integral na América Latina, mapeando os estudos e reflexões sobre o tema e seus desafios no contexto político contemporâneo que envolve as questões da democracia, dos direitos e das reformas educativas.

É nosso desejo, igualmente, discutir as características e especificidades das políticas educacionais para a Educação Secundária na América Latina, além de apontar caminhos e reflexões que contribuam para a garantia de seu acesso e de sua conclusão às juventudes, sobretudo quando se considera os contextos de aumento significativo das desigualdades em nossas sociedades.

Para finalizar nossas boas-vindas, lembramos o que afirmam Gaudêncio Frigotto, Fernanda Saforcada e Alan Baichman em reflexões que materializaram a primeira edição de nosso Congresso: 

“O que de forma direta ou implícita as análises nos trazem é que a luta pelo direito de uma educação integral está associada à luta pela superação das relações sociais que produzem a desigualdade, a violência e a exclusão da maioria dos meios básicos à reprodução da vida” (FRIGOTTO, 2022, p. 24)

“Reposicionar el derecho a la educación como derecho humano fundamental resulta central e implica revitalizar el sentido de lo público como ámbito de encuentro de lo diverso y de construcción colectiva de lo común” (SAFORCADA; BAICHMAN, 2022, p. 49).

Com a intenção de colocar novamente a América Latina em diálogo a partir do Rio Grande do Sul/Brasil, desejamos um excelente Congresso a todos e todas!

 

A organização

 

Referências:

 

FRIGOTTO, Gaudêncio. Prefácio. In: SILVEIRA, Éder da Silva; SILVA, Monica Ribeiro da. MARTINIC, Sérgio; MOLL, Jaqueline (org.). Ensino Médio, Educação Integral e Tempo Ampliado na América Latina. Curitiba: CRV, 2022, p. 17-26.

 

SAFORCADA, Fernanda; Derecho a la educación, políticas públicas y escuela secundaria em América Latina: deudas y desafios. In: SILVEIRA, Éder da Silva; SILVA, Monica Ribeiro da. MARTINIC, Sérgio; MOLL, Jaqueline (org.). Ensino Médio, Educação Integral e Tempo Ampliado na América Latina. Curitiba: CRV, 2022, p. 29-54.