Resultado do Concurso de Redação 8º edição de 2022

REGULAMENTO DA 8ª EDIÇÃO DO 

CONCURSO DE REDAÇÃO “TRIBUTAÇÃO E CIDADANIA”

 a) Promoção e Objetivo

a.1 O Concurso de Redação, com a temática geral de Tributação e Cidadania, é promovido pelo Comitê Tributário Permanente de Santa Cruz do Sul, formado por um conjunto de entidades e agentes públicos que se reúnem periodicamente para debater temas vinculados à tributação e à aplicação de recursos públicos.

a.2 O concurso destina-se a estudantes dos ensinos fundamental e médio, devidamente matriculados em escolas públicas ou particulares de Santa Cruz do Sul, Montenegro, Rio Pardo, Venâncio Aires e Vera Cruz.

a.3 Os participantes são divididos em duas categorias, a saber:

      Categoria 1 – alunos do ensino fundamental – 7º, 8º e 9º anos;

      Categoria 2 – alunos do ensino médio – 1ª, 2ª e 3ª séries.

a.4 O concurso tem como objetivo despertar - por meio da reflexão acerca de temas pertinentes à tributação - as noções de ética, cidadania e controle social sobre a aplicação de recursos públicos.

a.5 O concurso consiste na elaboração de uma redação sobre o tema abaixo relacionado:

 

Categoria 1 e 2:

“Educação Financeira”

 

b) Pré-seleção

b.1 A campanha da 8ª edição do Concurso de Redação Tributação e Cidadania inicia no dia  01 de julho de 2022.

b.2 Cada escola que aderir ao Concurso de Redação deverá selecionar uma redação de cada categoria na proporção de 1(uma) redação para cada 100 (cem) ou fração de 100 (cem), em relação ao total de alunos matriculados na escola.

b.3 As redações pré-selecionadas pelas escolas deverão ser enviada por e-mail pela Direção da Escola para: concursoredacao@unisc.br ; e as versões originais solicitamos o encaminhamento para os seguintes endereços:

  1. Na sede da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Campus de Santa Cruz do Sul, situada na avenida Independência, nº 2293 – bairro Universitário, sala 311 Bloco 3 em Santa Cruz do Sul/RS até 22 de agosto de 2022 segunda-feira, para alunos das escolas (estaduais, municipais ou particulares) dos municípios de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Vera Cruz; No envelope com as redações deverão conter, em seu cabeçalho, os seguintes dados: título da redação, tema escolhido, nome completo do aluno, idade, ano/série, nome completo do professor responsável, nome e endereço completo da escola, telefone e e-mail da escola. As escolas que não atenderem os requisitos solicitados serão excluídas do processo de avaliação.
  2. Na Associação Comercial e Industrial de Santa Cruz do Sul, situada na Rua Venâncio Aires nº 633, Centro em Santa Cruz do Sul/RS, até o dia 22 de agosto de 2022, segunda-feira, para alunos das escolas (estaduais, municipais ou particulares) dos municípios de Santa Cruz do Sul, Rio Pardo e Vera Cruz. No envelope com as redações deverão conter, em seu cabeçalho, os seguintes dados: título da redação, tema escolhido, nome completo do aluno, idade, ano/série, nome completo do professor responsável, nome e endereço completo da escola, telefone e e-mail da escola. As escolas que não atenderem os requisitos solicitados serão excluídas do processo de avaliação.
  3. Na sede da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Campus de Venâncio Aires, situada na Avenida das Indústrias Filho nº 2111, Bairro Universitário em Venâncio Aires/RS, até o dia 22 de agosto de 2022, segunda-feira, para alunos das escolas (estaduais, municipais ou particulares) do município de Venâncio Aires/RS. No envelope com as redações deverão conter, em seu cabeçalho, os seguintes dados: título da redação, tema escolhido, nome completo do aluno, idade, ano/série, nome completo do professor responsável, nome e endereço completo da escola, telefone e e-mail da escola. As escolas que não atenderem os requisitos solicitados serão excluídas do processo de avaliação.
  4. Na sede da Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC, Campus de Montenegro, situada à estrada Antônio Ignácio de Oliveira Filho nº 1.020, Bairro Zootecnia em Montenegro/RS, até o dia 22 de agosto de 2022, segunda-feira, para alunos das escolas (estaduais, municipais ou particulares) do município de Montenegro/RS. No envelope com as redações deverão conter, em seu cabeçalho, os seguintes dados: título da redação, tema escolhido, nome completo do aluno, idade, ano/série, nome completo do professor responsável, nome e endereço completo da escola, telefone e e-mail da escola. As escolas que não atenderem os requisitos solicitados serão excluídas do processo de avaliação.

Também ficarão como ponto alternativo de entrega das redações originais os seguintes endereços:

  1. 1) Secretaria Municipal de Educação de Santa Cruz do Sul – Rua Marechal Floriano, nº 1181, Centro – Santa Cruz do Sul/ RS. CEP: 96810-106;
  2. 2) Secretaria Municipal de Educação de Montenegro – Rua São João, nº 1301, Centro, Montenegro/RS. - CEP– 95780.000;
  3. 3) Secretaria Municipal de Rio Pardo - Rua Almirante Alexandrino, nº 758, Centro – Rio Pardo/RS. CEP: 96640.000;
  4. 4) Secretaria Municipal de Vera Cruz – Rua Jacob Doern, nº 87, Centro – Vera Cruz/RS. CEP 96880.000;
  5. 5) Secretaria Municipal de Venâncio Aires - Rua Osvaldo Aranha, nº 515 Centro – Venâncio Aires/RS. CEP – 95800.000;
  6. 6) 6ª Coordenadoria Estadual de Educação – Rua Ernesto Alves nº 887 A/C Sr.a Mariluci– Centro, Santa Cruz do Sul/RS. CEP. 96810.144

Observação: Nos pontos de entregas estabelecidos, fica sob responsabilidade da comissão organizadora fazer a coleta das redações originais.

b.4 As escolas deverão encaminhar, junto com as redações pré-selecionadas, uma informação sucinta das ações desenvolvidas para explorar a temática e efetivar a participação efetiva dos alunos no Concurso de Redação, para que este Comitê possa avaliar o atingimento dos objetivos propostos.

b.5 Não serão aceitas redações enviadas diretamente pelo professor orientador ou pelo aluno.

b.6 As redações encaminhadas pelas escolas, deverão acompanhar a autorização do uso das imagens assinado pelos pais ou responsáveis do aluno participante, como também a autorização do professor orientador. Esta autorização estará disponível no link do evento no site da Universidade de santa Cruz do Sul – UNISC.

b.7 A postagem deverá ser encaminhada pela Direção, por meio do seu e-mail Institucional da Escola conforme critérios estabelecidos referentes a proporcionalidade de alunos. Conter uma descrição com o número de estudantes da escola, quantidade de alunos da escola que participaram do processo seletivo do concurso.

 

c) Seleção

c.1 A seleção final das redações premiadas, em cada categoria, será realizada por equipe de profissionais especialmente formada para essa finalidade, a partir dos critérios definidos neste Regulamento.

 

d) Critérios de Julgamento

d.1 As redações deverão ser apresentadas em forma de narração, de descrição ou de dissertação, com o original manuscrito, acompanhado de texto digitado, conforme segue: ter, no mínimo, 12 linhas e, no máximo, 30 linhas digitadas em espaço simples, fonte Times New Roman, tamanho 12, página formato A4, identificação da Escola, nomes completos do aluno e professor orientador e uma cópia para o e-mail para o e-mail concursoredacao@unisc.br .

d.2 As redações deverão ser inéditas e elaboradas em língua portuguesa.

d.3 As redações deverão ser encaminhadas acompanhadas com a autorização do uso de imagem pelos pais ou responsáveis fornecidos pela Comitê Tributário e disponível no link do evento;

d.4 Os critérios de avaliação serão a qualidade do texto quanto ao conteúdo (50 pontos), à criatividade (25 pontos) e à pertinência do tema (25 pontos).

d.5 As redação serão avaliadas por uma comissão integrantes do Comitê Tributário e membros da Academia Santa-Cruzense de Letras

 

e) Divulgação dos Resultados

e.1 Os resultados serão divulgados até o dia 10 de setembro de 2022, no site unisc.br/concursoredacao.

 

f) Da Premiação

f.1 Para a 8ª edição do Concurso de Redação que ocorrerá no dia 22 de setembro de 2022.

f.2 Prêmios

  • Para os alunos de Santa Cruz do Sul:
  1. Certificado e Medalha para o Primeiro Colocado;
  2. Certificado e Medalha para o Segundo Colocado; e
  3. Certificado e Medalha para o Terceiro Colocado.

         

  • Para os alunos de Montenegro, Rio Pardo, Venâncio Aires e Vera Cruz:
  1. Certificado e Medalha para o Primeiro Colocado;
  2. Certificado e Medalha para o Segundo Colocado;.

 

As Escolas participantes no concurso e na entrega da premiação estarão concorrendo a um prêmio especial que será sorteado na data da premiação.

Obs.: Devido às Eleições a serem realizadas em outubro/novembro de 2022, as premiações nesta edição estarão limitadas e condicionadas conforme descrito nas alíneas acima.

           

g) Considerações Finais

g.1 Os participantes desde já concordam com os termos deste Regulamento, e com a divulgação, total ou parcial, dos trabalhos selecionados.

g.2 Os vencedores concordam com a divulgação de seus nomes da forma comum a eventos dessa natureza.

g.3 Os trabalhos encaminhados não serão devolvidos.

g.4 Quaisquer pendências e/ou situações não contempladas nesse Regulamento serão resolvidas pelo colegiado do Comitê Tributário Permanente de Santa Cruz do Sul.