CONFERENCISTAS

Prof. Dr. Daniel Nahum

Daniel Nahum é docente de Literatura do Instituto de Profesores “Artigas”, de Montevidéu, Uruguai. Cursou licenciatura em Lingüística e Humanidades na Universidade da República. Tem pós-graduação em Literatura Espanhola, Literatura infantil, cinematografía e atuação teatral. Publicou numerosos artigos em revistas especializadas sobre semiótica, literatura infantil, literatura uruguaia, espanhola e latinoamericana, teatro e cinema; publicou livros de poemas e ensaios. Seu último livro, “Bases teóricas del texto literario” foi publicado em 2017.

Prof. Dr. Fernando Resende

Professor do curso de Estudos de Mídia e do Programa de Pós-Graduação em Comunicação do Departamento de Mídia e Estudos Culturais da Universidade Federal Fluminense (UFF) e Professor da Cátedra João Guimarães Rosa de Estudos Culturais e da Comunicação no Brasil (Universität Tübingen, Alemanha). Coordenador do Programa de Pós-Graduação em Comunicação (PPGCOM/UFF). Doutor em Ciências da Comunicação pela Universidade de São Paulo (2002), Pós-doutorado na School of Oriental and African Studies (SOAS - University of London - Inglaterra - 2013), Mestre em Estudos Literários pela Universidade Federal de Minas Gerais (1995) e graduado em Comunicação Social - Jornalismo pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (1988). Autor do livro Textuações: ficção e fato no Novo Jornalismo de Tom Wolfe (São Paulo: Annablume/Fapesp, 2002).

Prof. Dr. GUSTAVO BOMBINI

Doutor em Letras pela Universidade de Buenos Aires, onde atua como professor e pesquisador. Também leciona na Universidad Nacional de San Martín. Esteve à frente, de 2002 a 2010, do Programa de Literatura infantil e Juvenil do Ministério de Educação do Governo da Cidade Autônoma de Buenos Aires. Coordenou o projeto Plan Nacional de Lectura (2000 e 2003 a 2007) e dirigiu, de 2009 a 2015, o Departamento de Materiais Educativos, iniciativas do Ministério de Educação da Nação. Como pesquisador, seus temas de interesse são: a didática da língua e da literatura e sua relação com a formação de professores; a história da disciplina escola e Língua e Literatura; as práticas de escrita dos docentes na formação inicial e no desenvolvimento profissional; as políticas de leitura na região latino-americana; e a literatura infantil. Sobre esses temas, tem escrito numerosos artigos e livros, inclusive didáticos, além de participar de eventos e de formação docente em distintos âmbitos acadêmicos e governamentais, tanto na América Latina, quanto na Europa.

Profa. Dra. Laura Justice

É Doutora em Filosofia e Ciências da Linguagem e Diretora Executiva do Schoenbaum Family Center e do Crane Center for Early Childhood Research and Policy. Seus projetos de pesquisa atuais tem como foco crianças jovens em situação de vulnerabilidade na aquisição da linguagem e da literacia. Parte de sua pesquisa considera os efeitos da implementação de intervenções dos pais e dos professores na aprendizagem infantil, incluindo o uso efetivo dos livros de histórias. Sua pesquisa investiga a qualidade da sala de aula de educação infantil e como vários aspectos dessa qualidade afetam as aprendizagens da criança em sala de aula. Como uma especialista clinicamente certificada em distúrbios da fala, está interessada em crianças que apresentam distúrbios específicos da linguagem e participa de vários projetos que examinam o desenvolvimento da literacia emergente em crianças com distúrbio específicos da linguagem (SLI - Specific Language Impairment).

Profa. Dra. Régine Kolinsky

É Doutora em Psicologia, Diretora Científica do Fundo Nacional para a Pesquisa Científica na Bélgica (FRS-FNRS), Chefe da Unidade de Pesquisa em Neurociência Cognitiva e Professora da Universidade Livre de Bruxelas, Bélgica. Foi Professora Convidada da UFSC, Brazil, e da Universidade de Kyoto, Japão, no Centro de Pesquisa do Cérebro Humano. Seus principais interesses de pesquisa são as consequências cognitivas e cerebrais da literacia e da escolarização, e as interações entre linguagem e música.


MESAS-REDONDAS

Prof. Dr. Adail Sobral

Pós-doutor pela Université de Paris VIII - Vincennes Saint Dennis sobre a Filosofia do Ato de Bakhtin. Doutor em Linguística Aplicada e Estudos da Linguagem pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006), Mestre em Letras pela Universidade de São Paulo (1999), Especializado em Linguística pela UNICAMP (1983), Graduado em Letras pela Universidade Federal da Bahia (1977). Atualmente, é Vice-Coordenador do GT Estudos Bakhtinianos da ANPOLL Tem experiência na área de Linguística Aplicada, atuando principalmente nos seguintes temas: Gênero, Discurso, Dialogismo, Círculo de Bakhtin, Semiótica Geral e Greimasiana, Tradução e Interpretação. É professor da Universidade Federal do Rio Grande.

Profa. Dra. Elaine Nogueira da Silva

Possui mestrado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2002) e doutorado em Letras pela Universidade Católica de Pelotas (2013). Atualmente, é professora adjunta da Universidade Federal do Rio Grande. Tem experiência na área de Letras, atuando principalmente nos seguintes temas: linguística aplicada, ensino de língua portuguesa, letramento, formação de professores, interdisciplinaridade.

Profa. Dra. Eunice Terezinha Piazza Gai

Possui graduação em Letras pela Faculdade Portoalegrense de Educação Ciências e Letras (1977), mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1986) e doutorado em Lingüística e Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996). Atualmente, é professora titular da Universidade de Santa Cruz do Sul, com pesquisa e orientações no Programa de Pós-Graduação em Letras da mesma Universidade. Tem experiência nas áreas de Letras e Filosofia, com ênfase em Teoria Literária, Hermenêutica, Ceticismo, atuando principalmente nos seguintes temas: narrativas e conhecimento, literatura portuguesa, Machado de Assis, narrativas brasileiras contemporâneas, ironia.

Prof. Dr. Norberto Perkoski

Possui graduação em Letras pela Faculdade de Filosofia Ciências e Letras de Cruz Alta (1974), especialização em História das Artes pela Faculdade de Música Palestrina (1983), de Porto Alegre, RS, mestrado em Letras pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (1991), área de concentração em Literatura Brasileira, e doutorado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1996), área de concentração em Teoria da Literatura. Atualmente é professor titular aposentado da Universidade de Santa Cruz do Sul, onde atuou no Programa de Pós-Graduação em Letras - Mestrado e no Curso de Letras. Tem experiência na área de Letras, com ênfase em Teoria da Literatura e Literatura Brasileira, focalizando principalmente os seguintes temas: poesia, Gaston Bachelard, imaginação, devaneio, repercussão e ressonâncias poéticas, narrativa, erotismo, jogos textuais e imaginário, leitura e cognição. Integra o GT "Teoria do texto poético" da ANPOLL e coordena o Grupo de Pesquisa "Estudos Poéticos".

Profa. Dra. Rosane Maria Cardoso

Possui graduação em Letras Hab em Português, Inglês e Respectivas Literaturas pela Universidade do Vale do Taquari/Univates (1994), mestrado em Letras pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1997), doutorado em Teoria da Literatura pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (2002) e pós-doutorado pela Universidad de Granada/Espanha. Atualmente, é professora do Departamento de Letras e do Programa de Mestrado e Doutorado em Leitura: Estudos Linguísticos, Literários e Midiáticos da Universidade de Santa Cruz. Professora do Curso de Letras da Universidade do Vale do Taquari/Univates. Atua com disciplinas de Literaturas Infantil e juvenil, Leitura e Infância e literaturas de língua espanhola. Como pesquisadora, trabalha com os temas: leitura, literatura infantil e juvenil, narrativa hispano-americana contemporânea. Publicação com Menção Altamente Recomendável da FNLIJ 2006. Prêmio Itaú Cultural/Rumos da Literatura 2010-2011. Membro efetivo da Latin America Studies Association (LASA). Membro do Grupo de Pesquisa do CNPq Literatura, Imaginário e Poéticas da Contemporaneidade. Publicação com Menção Altamente Recomendável Teórica FNLIJ 2018.

Profa. Dra. Rosângela Gabriel

Rosângela Gabriel é professora e pesquisadora do curso de graduação em Letras, do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL), área de concentração Leitura e Cognição, da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC), RS, Brasil. Possui Graduação em Letras pela Fundação Alto Taquari de Ensino Superior (1993), Mestrado em Letras, área de concentração em Lingüística, pela PUCRS (1996), Doutorado em Letras / Linguística, pela PUCRS (2001), tendo realizado doutorado-sanduíche no Departamento de Psicologia Experimental da Universidade de Oxford / Inglaterra (1999-2000). Foi pesquisadora visitante no Centre de Recherche Cognition & Neuroscience (CRCN), da Universidade Livre de Bruxelas (BEX CAPES), no período de fev/2015 a jan/2016. É editora da revista Signo, líder do Grupo de Pesquisa Linguagem e Cognição CNPq e Bolsista Produtividade em Pesquisa CNPq desde 2015. Tem experiência na área de Linguìstica, com ênfase em Ciências Cognitivas, atuando principalmente nos seguintes temas: cognição, aquisição e processamento da linguagem oral e escrita, leitura (alfabetização, compreensão e avaliação em leitura).