Tratamento de efluentes de forma mais limpa

A tecnologia desenvolvida na Universidade é um equipamento para remediação mais limpa, cuja finalidade é o tratamento de efluentes.

O equipamento é capaz de tratar efluentes industriais de forma mais limpa e mais econômica, apresentando maior facilidade operacional do que o processo de coagulação-floculação, alcançando ainda, o descolorimento e aumento da biodegrabilidade. A tecnologia apresenta melhor operacionalidade com relação a métodos tradicionais, possui potencial detoxificante, efetividade de separação de fases coloidais, possibilitando também a execução de processos oxidativos e permitindo a degradação da carga poluente e gerando menos resíduos no processo.

Uma das aplicações mais satisfatórias do sistema é no descolorimento de efluentes têxteis resultantes do tingimento de algodão. As investigações de pesquisa do processo demonstram ainda resultados satisfatórios também com efluentes hospitalares e de empresas de processamento de embutidos. Agregações de curtumes, metalúrgicas, abatedouros, agroquímicas, petroquímicas,  conjuntamente com efluentes de características domésticas, igualmente podem ser estudados para avaliações.

Ficou interessado? Entre em contato com o NITT/Unisc.

INVENTORES:
ÊNIO LEANDRO MACHADO / JORGE MATHEUS HOELTZ / DANIELA MAZZARINO JACHETTI