Unisc Escola

Equipe do Projeto Conexão desenvolve atividades com o ensino médio da EEEB Cônego Albino Juchem

No dia 19 de abril a equipe do Projeto esteve visitando a escola EEEB Cônego Albino Juchem juntamente com a Andréia, coordenadora do campus de Venâncio Aires. Foi um dia de oficinas para a galera do 1º ano com dicas espertas sobre como elaborar um currículo  e de comportamento durante uma entrevista de emprego. Já as turmas de 2º e 3º anos receberam informações sobre formas de acesso ao ensino superior: financiamentos e financiamentos. Nesta data foram atendidos  mais de 330 estudantes do diurno, a escola está de parabéns!

 

 

Equipes da Unisc Realizam Visita à EEEB Cônego Albino Juchem

A noite do dia 16 de abril foi agitada na EEEB Cônego Albino. A escola recebeu duas equipes da Unisc que levaram o Projeto Rumos ao terceirão e também a palestra dos professores Sérgio e Márcia aos  1ºs e 2ºs anos  com o tema Finanças do homem: da concha à internet.

 

Farmácia Escola Realiza Palestra na Escola Petituba

 Na manhã do dia 10 de abril a equipe da Farmácia Escola palestrou à 64 alunos da EMEF Petituba. A farmacêutica Mênia Brandenburg Back acompanhada de uma acadêmica do Curso de Farmácia visitaram e conversaram com os estudantes sobre verminoses.


Serviço Social Realiza Palestra na Escola José Mânica

Na noite do dia 10 de abril a equipe do Serviço Social palestrou à 30 alunos da EEEM José Mânica. As professoras Marta e Rosane visitaram e conversaram com os estudantes sobre motivação e autoestima.


Alunos da EMEF Duque de Caxias Realizam Visitação ao CEPA

Manhã animada para 45 alunos do 6º ano da EMEF Duque de Caxias. Eles visitaram o CEPA e assistiram a palestra do prof Sérgio Kamplt sobre arqueologia e após, realizaram o Tour pela biblioteca da Unisc. 

 

Abertura do Projeto Rumos 2018!

Galera animada hoje pela manhã na EEEM Alfredo José Kliemann para a primeira oficina do Projeto Rumos. A equipe do Projeto esteve visitando a escola levando informações sobre as formas de ingresso no ensino superior para o terceirão.


Direito Realiza Palestra Sobre Proteção da Própria Imagem e da Imagem Alheia nas Redes Sociais na EEEM Alfredo José Kliemann

Na manhã do dia 16 de março a equipe do Direito palestrou à 58 alunos do 1º, 2º e 3° anos da EEEM Alfredo José Kliemann. O professor Luiz Gonzaga e o acadêmico do doutorado Eduardo Pires  conversaram com os estudantes sobre proteção da própria imagem e da imagem alheia nas redes sociais.

 

 


Farmácia Escola Realiza Palestra Sobre Verminose na EEEF Petituba

A tarde do dia 14 de março foi de palestra na EEEF Petituba. A  farmacêutica Mênia da equipe da Farmácia Escola visitou a escola palestrando para 55 estudantes do 3° e 4° anos sobre verminoses.

 

 


BANCO DE CANDIDATOS PARA BOLSISTAS PROBEX* E PROVEX**

Ø PROJETO: Conexão Escola e Universidade: sujeitos, ações e saberes

Objetivos Gerais: Implantar um processo compartilhado de ações extensionistas a partir do princípio da reflexividade, direcionado para ações construídas a partir de práticas interativas e democráticas, visando novas estratégias de acesso ao conhecimento, de inserção e inter-relações entre Universidade e comunidade escolar.

Ø NECESSÁRIO PARA CANDIDATAR-SE:

- Cursando Graduação a partir do 3º semestre em Ciências Biológicas, Direito, História, Matemática, Pedagogia, Produção em Mídia Audiovisual ou Psicologia;

- Disponibilidade de 20 horas semanais (preferencialmente: Manhã e/ou Noite e terças-feiras à tarde);

- Criatividade e proatividade;

- Facilidade de relacionamento interpessoal e trabalho em equipe;

- Pontualidade, urbanidade e assiduidade;

- Noções básicas de informática;

- Disponibilidade e facilidade de locomoção para escolas públicas do município.

Obs.: para acadêmicos do Curso de Produção em Mídia Audiovisual é necessário conhecimentos em edição de vídeos.

Ø ATRIBUIÇÕES:

- Auxiliar no planejamento e na organização das oficinas;

- Desenvolver atividades para estudantes de Educação Básica nas escolas públicas;

- Auxiliar no processo de articulação dos vários eixos de atuação do Projeto.

Ø INSCRIÇÕES:

O candidato deverá preencher ficha de inscrição (disponível em: https://www.unisc.br/pt/unisc-escola/apresentacao) e enviar para o Programa Unisc-Escola (uniscescola@unisc.br), até o dia 12 de março de 2018.

Ø SELEÇÃO:

- As fichas dos candidatos serão pré-selecionadas pela equipe do projeto e as entrevistas serão agendadas para o dia 20 de março de 2018, à tarde.

* PROBEX (Programa de Bolsa de Extensão) Valor da bolsa: até R$ 4.000,00, concedidos sob a forma de redução dos encargos educacionais do acadêmico bolsista, ou seja, para dedicação de 20 horas semanais o desconto será de R$ 400,00 mensais. Não sendo possível a participação de acadêmicos com bolsa Prouni.

** PROVEX (Programa Voluntário de Bolsa de Extensão) com dedicação de no mínimo 10 horas semanais, sendo possível a participação de acadêmicos com bolsa Prouni.

Mais informações no Programa Unisc-Escola, bloco 27, sala 2710.

Fone: 51 3717 7340 - www.unisc.br/escola - uniscescola@unisc.br

 


Informativo sobre a Edição MESTRE CUCA/2017

Ocorreu no dia 6/12/2017 o encerramento do MESTRE CUCA/2017 - Comidas do Bem. Foi uma manhã divertida, cheia de descobertas e com sabores maravilhosos. Agradecemos a SEE, curso de Gastronomia e Nutrição, patrocinadores e as EMEF de Santa Cruz do Sul. Participaram 8 EMEF de Santa Cruz do Sul e a equipe vencedora é da EMEF Guilherme Hildebrandt com as alunas Jessica, Larissa e Marielly e a Profª Marcia com a receita Mousse de Frutas.

Abaixo, algumas fotos do evento:

 

 

7ª ANOS DA ESCOLA VERA CRUZ REALIZAM OFICINAS NA UNISC

Dia 23 de agosto os alunos do 7º anos da Escola Estadual do Ensino Médio Vera Cruz, de Vera Cruz, realizaram visita e assistiram a palestra realizada pelo prof. Sérgio Klamt no Cepa. Após, as turmas realizaram oficina no laboratório de Microscopia com os bolsistas da licenciatura em Ciências Biológicas. Estiverem presentes 50 alunos, acompanhados pelas Profª Sabrina Gonçalves, Elisandra Secco, Andressa Aline Araújo e Tania Maria Hermes.


7ª ANO DA ESCOLA ROSÁRIO REALIZA OFICINA DE PARASITOLOGIA NA UNISC

Dia 24 de novembro os alunos dos 7º anos da Escola Estadual do Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário, realizaram a oficina de parasitologia com a profª Lucia Furtado, do Departamento de Biologia. Estiverem presentes 30 alunos, acompanhados pela professora Maria Rita Breuning.


9ª ANO DA ESCOLA GASPAR BARTHOLOMAY REALIZA OFICINA NA BIOLOGIA

Dia 18 de setembro os alunos do 9º ano da Escola Estadual do Ensino Fundamental Gaspar Bartholomay realizaram oficina no Laboratório de Microscopia e Zoologia. Estiveram presentes 24 alunos, acompanhados pela prof. Poliana Antunes.


2ª ANO DA ESCOLA ESTADUAL DE ARROIO DO TIGRE REALIZAM OFICINAS NA UNISC

Dia 25 de setembro os alunos do 2º ano da Escola Estadual do Ensino Médio Arroio do Tigre, de Arroio do Tigre, realizaram visita a Anatomia, oficinas de Zoologia, Histologia, Microbiologia, Química e Física. Estiverem presentes 50 alunos, acompanhados pelas Profª Denise Foletto Fiuza, Catiele da Rosa Peiter e Sinara Karine Mergen.

 


7ª, 8ª e 9ª ANOS DA ESCOLA DARIO LOPES DE PANTANO GRANDE REALIZAM OFICINAS NA UNISC

Dia 27 de setembro os alunos do 7ª, 8º e 9º anos da Escola Municipal Ensino Fundamental Dario Lopes de Almeida, de Pantano Grande, realizaram visita e assistiram a palestra realizada pelo prof. Sérgio Klamt no Cepa. Após, as turmas realizaram oficina no laboratório de Microscopia com os bolsistas da licenciatura em Ciências Biológicas e visita aos laboratórios de Química. Estiverem presentes 35 alunos, acompanhados pelas Profª Alice Habeckost, Marisa Goularte da Silva, Valéria Saraiva e Carina Matos.


ESCOLINHA PINGO DE LUZ VISITA A ZOOLOGIA NA UNISC

Dia 29 de setembro os alunos da Escolinha de Educação Infantil Pingo de Luz, de Santa Cruz do Sul realizaram uma oficina no laboratório de Zoologia da Unisc, com os bolsista do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas. Estiverem presentes 46 alunos, acompanhados pela Diretora Elisangela Lopes, Profª Sueli Ebert com o Pré 3, Profª Janaina Alexandrino Lopes com o Pré 2, Profª Stefani Alves como Pré 1, Profª Josiane Moraes com o Jardim, Profª Lisiane dos Santos e Profª Paula Trindade com o Maternal e a cozinheira Tatiane Freitas.

 


ESCOLA IRENO BOHN DE MATO LEITÃO VISITA A UNISC

Dia 04 de outubro, a EMEF Ireno Bonh de Mato Leitão participou de uma oficina no Centro de Ensino e Pesquisas Arqueológicas (CEPA) e no Laboratório de Microscopia da Unisc. Estiverem presentes 12 alunos, acompanhados pela Diretora profª Marciani Cristini Wacklawovsky e as professoras Julia Siencia e Luciela Machado Paraboa.


2º e 3º ANO DA ESCOLA MANICA REALIZAM OFICINAS NA UNISC


Na manhã do dia 10 de novembro, os alunos do 2º e 3º anos da EEEM José Mânica realizaram as oficinas de Histologia, Genética e Zoologia de invertebrados. Estiveram presentes 47 alunos acompanhados pelas professoras Carmem e Helen.


7ª ANO DA ESCOLA JOSÉ RAUBER REALIZA OFICINA DE PARASITOLOGIA NA UNISC

No dia 1/11 os alunos do 7º ano da Escola Municipal José Rauber realizaram a oficina de parasitologia com a profª Lucia Furtado, do Departamento de Biologia. Estiverem presentes 30 alunos, acompanhados pela professora Fernanda Gomes


ESCOLA VERA CRUZ REALIZA OFICINAS NA UNISC

No dia 6/11 os alunos do 3ª ano da EEEM Vera Cruz realizaram uma visita a Anatomia e após participaram das oficinas de Genética e Biotecnologia, Histologia, Microbiologia e Zoologia Invertebrados. Estiveram presentes 52 alunos acompanhados pelas professoras Fernanda Gomes e Danusa Oliveira.

 


GRANDE FINAL DO PROJETO MESTRE CUCA – COMIDAS DO BEM

No ano de 2017 inscreveram no Projeto Mestre Cuca - “Comidas do Bem” 18 equipes das 8 escolas municipais: Bom Jesus, Duque de Caxias, Vidal de Negreiros, Dr. Guilherme Hildebrand, Frederico Assmann, São Canínio, Santuário e Emanuel.

Nas eliminatórias nas escolas foram classificadas as seguintes receitas para a final que ocorrerá nas instalações do Curso de Gastronomia na Unisc na manhã do dia 06/12:

Bolo de batata recheado com frango e legumes (Santuário)

Escondidinho de aipim com legumes (Duque de Caxias)

Lasanha de frango ao molho branco (Bom Jesus)

Lasanha de mandioca (São Canisio)

Mousse de frutas (Guilherme Hildebrand)

Nhoque de batata e aveia (Vidal de Negreiros)

Nhoque do bem (Frederico Assmann)

Torta de repolho (Emanuel)


9ª ANO DA ESCOLA GASPAR BARTHOLOMAY REALIZA OFICINA NA NUTRIÇÃO 

Dia 28 de agosto os alunos do 9º ano da Escola Estadual do Ensino Fundamental Gaspar Bartholomay realizaram oficina no Laboratório de Técnica Dietética do curso de Nutrição, sob a coordenação da profª Bianca Etges. Os alunos prepararam 3 receitas de cookie sem glúten, estiveram presentes 26 alunos do 9ª ano, acompanhados pela prof. Poliana Antunes.

 


 

CAPACITAÇÃO PARA OS INSCRITOS NO PROJETO MESTRE CUCA

No dia 05 de julho de 2017, acontecerá a capacitação das equipes inscritas no Projeto Mestre Cuca - “Comidas do Bem”, realizado e organizado pela Secretaria Municipal de Educação e Cultura, UNISC Escola, Cursos de Nutrição e Gastronomia da Unisc, em parceria com a Afubra. O projeto tem como objetivo principal oportunizar a prática culinária de forma saudável, despertando dons, habilidades, diferentes aprendizagens e trabalhando a importância da alimentação de forma criativa e sustentável, através da escolha, divulgação e premiação de receitas culinárias elaboradas pelos alunos dos 6º e 7º anos, das Escolas da Rede Municipal de Ensino do Município de Santa Cruz do Sul.

Neste ano inscreveram-se 19 equipes de 8 escolas: EMEF Bom Jesus (3 equipes), EMEF Duque de Caxias (3 equipes), EMEF Vidal de Negreiros (3 equipes), EMEF Dr. Guilherme Hildebrand (3 equipes), EMEF Frederico Assmann (2 equipes), EMEF Santuário (1 equipe), EMEF São Canísio (2 equipes) e EMEF Emanuel (2 equipes). Os alunos inscritos participaram da capacitação com as nutricionistas da SMEC Cinara Cereser Mussi e Elizabeth Rodrigues, na sala 108, do bloco 1 e ao final visitarão o bloco 33 da UNISC, onde poderão conhecer as instalações do Curso Superior de Tecnologia em Gastronomia.

Nas próximas etapas do projeto os estudantes organizarão a elaboração das receitas escolhidas nas Escolas, para enviar a ficha técnica à equipe organizadora do evento. A escolha e planejamento das receitas deverá levar em consideração o fato dos ingredientes constarem na lista de alimentos da merenda, porém sem a retirada destes do estoque da escola. A etapa final ocorrerá em dezembro na cozinha do Curso de Gastronomia da Unisc.

 


 

ALUNOS DE 8º E 9º ANO DE ESCOLAS DE TRIUNFO PASSANDO UM DIA DIFERENTE NA UNISC

No dia 08 de junho estudantes de duas as Escolas Municipais de Triunfo (EMEF Nicolau Luis Rambor e EMEM Gonçalves Dias) tiveram um dia especial participando de atividade na Unisc. Primeiramente o Programa Unisc Escola recepcionou os alunos dando boas vindas, a Assessoria de Comunicação apresentou um vídeo institucional e depois todos participaram de um Unisc Tour. No decorrer do dia, os 26 alunos do 8º e 9º anos, foram conduzidos por docentes e acadêmicos para as oficinas nos laboratórios de microscopia, Cedoc, Cepa e zoologia. Os alunos vieram para Unisc acompanhados pelas professoras Maria Doraci Viana Borba, Fabiane Koch, Liamara Noronha, Nara Patricia Kochenborger, Eliane de Souza Oestraich e Dilva Lurdes Oliveira de Souza.

 
Atividade no laboratório de Microscopia
Atividade no CEPA, com Profº Sergio Klamp
Atividade no Laboratório de Zoologia
Foto dos alunos e professores

 

Escola Rauber – SCS – Realiza oficina no laboratório de Química

No dia 1/06/2017 o 9º ano da Escola Municipal de Ensino Fundamental José Leopoldo Rauber, de Santa Cruz do Sul, realizou uma oficina prática no laboratório de Química da Universidade de Santa Cruz do Sul. A atividade ficou sob orientação do Profº Wolmar Severo. Os alunos estavam acompanhados pela Profª Fernanda Gomes dos Santos.


 

Bióloga conversando com estudantes da Escola D. Leopoldina – 5/06/2017 – MEIO AMBIENTE

Para comemorar o Dia Internacional do Meio Ambiente a Escola Municipal de Ensino Fundamental Dona Leopoldina, de Santa Cruz do Sul, recebeu na manhã do dia 5/06/2017 a palestra da Bióloga Carla Heinrich, do Curso de Ciências Biológicas da Unisc, sobre Meio Ambiente, preservando a Biodiversidade. Estiveram presentes os alunos do educandário, do 5º ao 9º ano. A diretora profª. Gerda Jülich recepcionou a todos, introduzindo a palestra e dando as boas vindas. Estiveram presentes nesta atividade as professoras: Clarice Kauffmann, Ramondia Hoez, Daniela Beatriz Henkes, Adriana Silva, Tania M. Majewski, Lucibel Bresciani e Angela Becker Merten.


Projeto Rumos retoma suas atividades em 2017

O Projeto de extensão Rumos para a Educação Superior e Integração ao Mercado de Trabalho retomou suas atividades em abril de 2017. Criado em 2013, o projeto promove a interação entre a Universidade de Santa Cruz do Sul – UNISC e os estudantes do ensino médio das escolas públicas de Santa Cruz e Região. Mais de 1.300 estudantes já participaram das ações realizadas pelo “Rumos”.

Uma das prioridades do Projeto é criar atividades que estimulem os estudantes a refletir sobre a importância da qualificação continuada. Inúmeras informações sobre as formas de acesso ao ensino superior, programas de bolsas de estudo e de financiamento estudantil são abordas em oficinas realizadas nas Escolas.

Desde o ano de 2016 o Projeto é realizado em dois formatos. No primeiro e mais antigo, denominado de “Rumos Integral”, são atendidas escolas da rede pública onde há um grande número de estudantes em situação de vulnerabilidade social. Nessas Escolas são atendidos estudantes do primeiro ao terceiro ano do ensino médio, e para cada ano um objetivo específico é delineado. Em média são realizados três encontros com cada turma. Para os estudantes de primeiro ano, a proposta envolve a reflexão sobre projeto de vida, pensar sobre o que esperam e desejam para o futuro. Esse processo tem contribuído para que os estudantes se percebam capazes de se manter na Escola até o final do ensino médio e possam ingressar no ensino superior. Quando chegam ao segundo ano, a abordagem é voltada a aguçar a curiosidade dos estudantes por ampliar seus conhecimentos e interagir no ambiente universitário. Na reta final, ao longo do terceiro ano, a equipe do Projeto garante o acesso dos estudantes a todas as informações sobre as formas de acesso ao ensino superior, principalmente, sobre a concessão de bolsas de estudo e financiamentos estudantis.

O “Rumos Compacto” atende estudantes das turmas de terceiro ano do ensino médio de escolas de Santa Cruz e Região. Nesse formato, cada escola é atendida uma vez por ano e em um encontro, com duração média de duas horas, os estudantes são instrumentalizados sobre as formas de acesso ao Ensino Superior e recebem material dos cursos sobre os quais tem dúvidas ou gostariam de cursar.

Em 2017, a equipe do “Rumos” conta com a participação de técnicos administrativos do Programa Unisc-Escola, do Setor de Contabilidade e com bolsistas dos cursos de Psicologia, Letras e Relações Públicas. Mas para aproximar ainda mais os estudantes do ensino médio da Universidade, todos os estudantes dos diversos cursos de graduação da Unisc podem fazer parte dessa equipe. O Projeto está sempre em busca de alunos voluntários que queiram e tenham disponibilidade para acompanhar a equipe nas atividades para contar um pouco de sua experiência como aluno da graduação. Quem tiver interesse pode entrar em contato pelo e-mail uniscescola@unisc.br.

Através das ações promovidas pelo Projeto Rumos a Universidade de Santa Cruz do Sul está dentro das salas de aula das Escolas da Região, contribuindo para que cada vez mais estudantes se qualifiquem e possam ter acesso ao ensino superior. Compartilhar e ampliar conhecimentos, estimular a troca de saberes entre estudantes de ensino médio e do ensino superior e descontruir barreiras, são desafios que o “Rumos” têm como foco de sua atuação, pois acredita que quanto mais acesso a educação de qualidade uma sociedade tiver, mais justa ela será.  

ALUNOS DA ESCOLA BOM JESUS APRENDENDO A CONFECCIONAR ABAJUR

O projeto Plantando o Futuro está encerrando as oficinas essa semana com chave de ouro. As oficinas são ministradas pela equipa da Área Ambiental da Unisc com o apoio do Programa Unisc Escola, e desta vez o foco foi a reutilização de sucatas (latas) e confecção de abajures. Os estudantes participantes são das turmas de 6º anos e 7º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Jesus e as oficinas ocorrem em horário de aula e nas dependências da Escola. Cada turma confecciona um abajur para cada aluno e todos podem levar o seu abajur pronto para casa.

 

2º ano da Escola Rosário visitando a zoologia

Os alunos do 2º ano do ensino fundamental da Escola Estadual Ensino Médio Nossa Senhora do Rosário participaram de uma oficina prática no laboratório de Zoologia da Unisc. A bolsista e acadêmica do curso de Ciências Biológicas, Jéssica Martins, desenvolveu a atividade com os estudantes da escola, que estavam acompanhados pela professora titular Ana Cláudia Rodrigues e sua estagiária da pedagogia Cintia Gomes.

 

FAZENDO HORTA NA ESCOLA BOM JESUS

O projeto Plantando o Futuro iniciou as oficinas de horta com as turmas de 6º anos e 7º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Jesus. Após a Prefeitura Municipal doar a terra preta para a escola, a equipe do projeto organizou os canteiros e plantou as mudas de hortaliças (verduras e temperos) no pátio da Escola com o auxílio das estudantes. Todo o processo é repetido com cada turma participante do projeto que ficará responsável por um dos seis canteiros da horta orgânica. Cada turma cuidará diariamente, regando quando necessário. Os produtos da horta ficarão disponíveis para a merenda escolar, quando chegarem ao pronto de colheita.

 

ÉTICA E CIDADANIA NA ESCOLA ESTADUAL NOSSA SENHORA DA ESPERANÇA

No dia 27 de abril o Coordenador do Curso de Direito, prof. Edison Botelho Silva Junior, participou da reunião pedagógicas com seus professores da Escola Esperança conversando sobre um tema muito relevante: Ética e Cidadania. A próxima conversa será organizada com os alunos do Ensino Medio.

 

FARMÁCIA ESCOLA VISITA MAIS UMA VEZ A ESCOLA ESPERANÇA

Na tarde do dia 18 de abril foi a vez da turma do 7º ano da EEEM Nossa Senhora da Esperança receber a equipe da Farmácia Escola. A farmacêutica Mênia Back acompanhada de acadêmicos do Curso de Farmácia conversaram com os estudantes sobre Chás, inclusive com degustação.

OFICINAS NA ESCOLA BOM JESUS

O projeto Plantando o Futuro iniciou suas atividades em 2017 com as turmas de 6º anos e 7º anos da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Jesus. Na primeira semana os assuntos abordados foram a apresentação do projeto; Coleta seletiva; Reciclagem; Reaproveitamento; Compostagem e Horta. Na segunda semana foram realizadas as oficinas práticas de construção da Composteira (montagem das camadas intercaladas com material rico em carbono (folhas, serragem) e com nitrogênio (resíduo orgânico). A escola providenciou a construção das paredes da composteira com tijolos e a equipe do projeto organizou com os estudantes a confecção do minhocário, levando os resíduos orgânicos, uma quantidade de folhas secas e as minhocas californianas, para dar início ao processo de reciclagem dos resíduos orgânicos que são produzidos diariamente na escola.

 

Farmácia Escola visita a Escola Esperança para falar sobre Verminose

  

Na tarde do dia 10 de abril a equipe da Farmácia Escola palestrou aos alunos do 6º ano da EEEM Nossa Senhora da Esperança. A farmacêutica Mênia Back visitou a Escola acompanhada de acadêmicos do Curso de Farmácia e conversamos com os estudantes sobre Verminose.

 

ESCOLA ESTADUAL DE CANDELÁRIA PROMOVE FORMAÇÃO PEDAGÓGICA AOS PROFESSORES

A Escola Estadual Guia Lopes ofereceu aos seus professores uma atividade de formação pedagógica no dia 16 de fevereiro, à noite. A atividade foi ministrada pelo prof. Marcus Vinicius Castro Witczak, com o tema: “Ser Professor”.

 

PALCO DO SABER

O Programa Unisc-Escola em parceria com a Gazeta Grupo de Comunicações, Secretaria Municipal de Educação e Coordenadoria Regional de Educação (6ª CRE) se reuniu no dia 02 de março para organizar os ajustes no Regulamento e Cronograma do evento - edição 2017. O evento é uma ação educacional anual, de conhecimentos gerais, que reúne alunos de 9º ano, da rede pública do município de Santa Cruz do Sul e tem por objetivo principal fomentar a busca pelo conhecimento e o interesse dos alunos da rede pública pelo seu próprio crescimento.

 

MESTRE CUCA

No dia 23 de março o Programa UNISC-Escola, em parceria com os Cursos de Gastronomia e Nutrição da Universidade e SMEC, que promove o projeto Mestre Cuca – Comidas do Bem, se reuniu com os diretores das Escolas Municipais para apresentar os resultados do projeto piloto e o cronograma das atividades da edição 2017. Este evento tem como público participantes alunos regularmente matriculados nos 6º e 7º anos do Ensino Fundamental das escolas municipais de Santa Cruz do Sul. E os objetivos principais são: oportunizar a prática culinária de forma saudável; Despertando dons; Habilidades; Diferentes aprendizagens e trabalhando a importância da alimentação de forma criativa.

 

PLANTANDO FUTURO

A Coordenação do campus, através da Área Ambiental e parceria com o Programa Unisc Escola reuniu-se com a direção da Escola Municipal de Ensino Fundamental Bom Jesus para apresentar a nova edição do projeto Plantando o Futuro e organizar o cronograma de atividades para o primeiro semestre de 2017. Em 2016, a Escola participante do projeto piloto foi a Escola Estadual de Ensino Fundamental Felippe Jacobs. O projeto prevê palestras e oficinas para as turmas de Ensino Fundamental Anos Finais sobre temas relacionados a Educação Ambiental, como: Coleta seletiva; Reciclagem; Reaproveitamento; Compostagem e Horta. Os estudantes participam de oficinas de horta, minhocário, vaso em garrafa Pet e Abajur feito de lata. O projeto tem como objetivo principal expor, despertar e executar a educação ambiental de forma sustentável reutilizando os resíduos produzidos por todos, levando estudantes de escolas públicas a pensar em soluções para as questões ambientais e na construção de um futuro melhor.

MENU PRINCIPAL