Na tarde deste sábado, dia 10 de junho, a Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc) realizou as provas do Vestibular de Inverno 2017, no campus-sede. Candidatos com faixa etária entre 17 e 60 anos de idade, vindos de 148 municípios brasileiros, participaram do processo seletivo, cujo índice de abstenção foi de 15,64%. Para o curso de Medicina, o vestibular manteve o formato híbrido, composto pelas notas das provas objetivas do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), mais a nota da redação da Unisc. Já para os demais cursos, o processo seletivo foi composto, pela primeira vez, somente por uma prova de Proficiência em Língua Portuguesa – Redação.

Em entrevista coletiva, o pró-reitor de Graduação, Elenor Schneider, destacou que a ideia é manter o mesmo formato nos próximos vestibulares. “Estamos testando as possibilidades de acesso à universidade. Nossa experiência com o curso de Medicina foi muito exitosa. Tivemos uma resposta extremamente positiva”, afirmou. Segundo Schneider, um dos objetivos em fazer com que os candidatos venham realizar a prova na Unisc é para que conheçam a instituição onde irão estudar. “Geralmente, no dia da prova, os vestibulandos trazem junto os seus familiares, e isso é muito bom”, observou o pró-reitor.

Os temas da redação de Medicina foram: Medicina de família, médico de família, Envelhecimento no Brasil e saúde e O atual quadro de precariedade do sistema de saúde. Para os demais cursos, as opções de temas eram Família – a célula base da sociedade, A redução da maioridade penal e Liberdade de expressão. A lista de todos os classificados será disponibilizada no site da Unisc no dia 13 de junho, às 17 horas, e o boletim de desempenho dos candidatos, às 18 horas.

Novidade

Schneider informou que o Vestibular de Verão 2018 da Unisc terá seu estilo reformulado. A quantidade de questões objetivas será reduzida de 60 para 45 e o candidato terá que responder todas as perguntas de Língua Inglesa e de Língua Espanhola, não podendo mais optar por uma única língua estrangeira. A proposta, de acordo com o pró-reitor, é seguir o modelo das provas do Enem e do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).