Extensão

O programa Terceira Idade na Unisc articula ensino, pesquisa e extensão em diferentes projetos. É um verdadeiro espaço de troca, de participação e de produção do conhecimento, dentro e fora da Universidade. No Programa, a extensão subsidia a pesquisa e esta, por sua vez, dinamiza a sala de aula, reanimando o desempenho de professores e alunos.

• Intensificar as ações desenvolvidas para a promoção do envelhecimento com qualidade de vida ao idoso assistido pela UNISC;
  • Oportunizar à pessoa idosa o reingresso e/ou o acesso a um processo de educação continuada, através de atividades educacionais, socioculturais, organizativas e de ação comunitária;
  • Oferecer à pessoa idosa suporte para fortalecer sua participação social e política, exercitando plenamente a sua cidadania;
  • Possibilitar a troca de experiências entre as diversas gerações que convivem no ambiente acadêmico da UNISC.

A partir destes, vem buscando articular o ensino, a pesquisa e a extensão ligados à Geriatria e a Gerontologia, através dos diversos cursos, setores, projetos e programas da universidade. Assim, tem atendido alguns departamentos da instituição, especialmente os de Comunicação Social, Psicologia, Educação Física e Saúde. De forma propositiva, desenvolvemos projetos de extensão próprios, além de palestras, reuniões e ações específicas.

Meses

Datas

OBS.

23/24

JOGOS MUNICIPAIS de integração do IDOSO: bocha rolada.

Local:Ocktoberfest

04

Jogos de integração do idoso:  Bolão de cancha ; Corinthians – 9h /11:

04

Piscina UNISC: Jogging Aquático, Nado Livre sem técnica(25m); Estafeta com espaguete. Masculino&Feminino por faixa etária.

Horário: 9h – Emergência UNIMED

Palestras

Inscrições clique aqui

10/07

Escolha Municipal das soberanas da Terceira Idade: Representantes Pavilhão Central.

14

14/12

Formatura UNIAMA Turma 05

Anfiteatro – Bloco 18 20 horas

A Universidade do Adulto Maior - UNIAMA é um curso de extensão multidisciplinar de dois anos, com o objetivo de oferecer um espaço de educação permanente para pessoas a partir de 60 anos. As aulas acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 14 horas as 17 horas.

Inscrições: em breve

Local: Secretaria Geral – Bloco 5 / manhã, tarde e noite.

Teia dos saberes

Data: 08, 10 e 12 de julho.

Horário: tarde 14 h

Programação: oficinas, palestras.

2º UNIMOVIMENTO QUE ACONTECEU NO DIA 13 DENTRO DO VIVA UNISC

9º Fórum Gaúcho do Ensino Superior sobre Envelhecimento Humano
13º Encontro Estadual de Alunos Idosos

Semana do Idoso - Oktoberfest

Semana do Idoso

Visita à Três Coroas

O Programa Aluno Especial da Graduação para a Terceira Idade é destinado a pessoas com faixa etária a partir de 60 anos, possibilitando o aprimoramento cultural e a atualização, através de matrícula em disciplina (s) isolada (s) nos cursos presenciais de graduação, sem visar à obtenção de grau acadêmico ou de habilitação profissional.

Matrícula na Secretaria Geral – Bloco 5

Disciplina Especial: Vivência comunitária - Multidisciplinar

Cursos: Fisioterapia / Biomedicina

A grade das  demais disciplinas especiais para alunos acima de 60 anos está disponível no seguinte linkClique aqui

Maiores informações com a coordenação da Terceira Idade:  sala 510/Bloco 5.

O Projeto Ações para o Envelhecimento com Qualidade de Vida, tem como objetivo: identificar, analisar e operacionalizar ações existentes e necessárias para a promoção do envelhecimento com qualidade de vida do idoso assistido pela UNISC.

Público alvo: Pessoas a partir dos 60 anos que frequentam os serviços, cursos, programas e projetos da UNISC e comunidade em geral

Pré-requisitos: Idade igual ou superior a 60 anos, preencher cadastro geral e atestado médico.

Inscrições: Permanentes e a matrícula acontece conforme a disponibilidade de vagas nos grupos.

Local: Secretaria da piscina ou na sala do Projeto, localizadas na piscina pedagógica - Bloco 45.

A atividades oferecidas pelo Projeto:

A Hidroginástica proporciona um espaço de integração e prática regular de exercícios físicos, além da socialização, aprendizado e divertimento

A Oficina do Movimento, são oficinas realizadas através de atividades de expressão corporal, dinâmicas de grupo, ginástica, alongamento, caminhadas, jogos dramáticos, atividades cinesioterapêuticas e orientações em educação e saúde para o autocuidado.

Os Jogos Desportivos Adaptados, compreende a modalidade de Câmbio (voleibol adaptado), atividade esta, que resulta da experiência de um grupo de profissionais do estado, vinculados ao SESC e à diversas Universidades e prefeituras do RS.

CENTRO DE LÍNGUAS

Projeto do Centro de Línguas e Culturas - Programa Tempo: Agora é o seu tempo de ser feliz!

São ofertados cursos de idiomas direcionado a este público, com aulas interativas, práticas, divertidas e dinâmicas, em que abordaremos além da língua a cultura. O Programa Tempo contempla cursos leves em que trabalharemos com situações reais que preparam para uma experiência de viagem internacional, tópicos sobre culinária, música, cinema, literatura entre tantos outros.