AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Extensão

 

 

O programa Terceira Idade na Unisc articula ensino, pesquisa e extensão em diferentes projetos. É um verdadeiro espaço de troca, de participação e de produção do conhecimento, dentro e fora da Universidade. No Programa, a extensão subsidia a pesquisa e esta, por sua vez, dinamiza a sala de aula, reanimando o desempenho de professores e alunos.

 

OBJETIVOS

 

Intensificar as ações desenvolvidas para a promoção do envelhecimento com qualidade de vida ao idoso assistido pela UNISC;

Oportunizar à pessoa idosa o reingresso e/ou o acesso a um processo de educação continuada, através de atividades educacionais, socioculturais, organizativas e de ação comunitária;

Oferecer à pessoa idosa suporte para fortalecer sua participação social e política, exercitando plenamente a sua cidadania;

Possibilitar a troca de experiências entre as diversas gerações que convivem no ambiente acadêmico da UNISC.

E a partir destes, vem buscando articular o ensino, a pesquisa e a extensão ligados à Geriatria e a Gerontologia, através dos diversos cursos, setores, projetos e programas da universidade. Assim, tem atendido alguns departamentos da instituição, especialmente os de Comunicação Social, Psicologia, Educação Física e Saúde.

De forma propositiva, desenvolvemos projetos de extensão próprios, além de palestras, reuniões e ações específicas.

 

  • UNIAMA

A Universidade do Adulto Maior - UNIAMA é um curso de extensão multidisciplinar de dois anos, com o objetivo de oferecer um espaço de educação permanente para pessoas a partir de 60 anos. As aulas acontecem todas as segundas, quartas e sextas-feiras, das 14 horas as 17 horas.

  • Centro de Línguas

Projeto do Centro de Línguas e Culturas - Programa Tempo: Agora é o seu tempo de ser feliz!

Dentro deste projeto iremos ofertar cursos de idiomas direcionado a este público, com aulas interativas, práticas, divertidas e dinâmicas, em que abordaremos além da língua a cultura.

O Programa Tempo contempla cursos leves em que trabalharemos com situações reais que preparam para uma experiência de viagem internacional, tópicos sobre culinária, música, cinema, literatura entre tantos outros. 

 

Programa Aluno Especial da Graduação para a Terceira Idade

RESOLUÇÃO Nº. 52, de 24 de setembro de 2009 

Cria o Programa Aluno Especial da Graduação para a Terceira Idade, destinado a pessoas com faixa etária a partir de sessenta anos, possibilitando o aprimoramento cultural e a atualização, através de matrícula em disciplina(s) isolada(s) nos cursos presenciais de graduação, sem visar à obtenção de grau acadêmico ou de habilitação profissional.

 

Para conferir a resolução completa, clique aqui.

 

Matrícula na Secretaria Geral:

Disciplina Especial para 2018: Vivência comunitária-Multidisciplinar                                      Curso que oferece: Fisioterapia / Biomedicina

A grade das  demais disciplinas especiais para alunos acima de 60 anos esta disponível no seguinte link: Clique aqui

Maiores informações com a coordenação da Terceira Idade:  sala 510/Bloco 5.

 

 

PROJETO AÇÕES PARA O ENVELHECIMENTO COM QUALIDADE DE VIDA

O Projeto Ações para o Envelhecimento com Qualidade de Vida, tem como objetivo: identificar, analisar e operacionalizar ações existentes e necessárias para a promoção do envelhecimento com qualidade de vida do idoso assistido pela UNISC.

         Através dele, é promovido a adoção de um estilo de vida mais ativo sensibilizando o idoso para a prática da atividade física, proporcionando assim, a manutenção da sua independência, a sua autonomia. Permanecer sempre na ativa, é um dos segredos para manter a qualidade de vida independentemente da idade.

 

A atividades oferecidas pelo Projeto:

A Hidroginástica proporciona um espaço de integração e prática regular de exercícios físicos, além da socialização, aprendizado e divertimento. A água é um ambiente cômodo e muito estimulante para a prática do exercício, proporcionando maior conforto devido à temperatura adequada da água e a diminuição das comparações estéticas ocorridas nas aulas fora da água, desfrutando assim, de uma nova dimensão de condicionamento. 

A Oficina do Movimento, são oficinas realizadas através de atividades de expressão corporal, dinâmicas de grupo, ginástica, alongamento, atividades rítmicas, recreação, jogos adaptados, caminhadas, jogos dramáticos, atividades cinesioterapêuticas e orientações em educação e saúde para o autocuidado.  

Os Jogos Desportivos Adaptados, compreende a modalidade de Câmbio (voleibol adaptado), atividade esta, que resulta da experiência de um grupo de profissionais do estado, vinculados ao SESC e à diversas Universidades e prefeituras do Rio Grande do Sul, e que promovem frequentemente encontros municipais e estaduais. Este jogo, obedece as regras formalizadas nas reuniões do Fórum Permanente da Região Sul para a Implementação da Política Nacional do Idoso.

Clientela/Público alvo: Pessoas a partir dos 60 anos que frequentam os serviços, cursos programas e projetos da UNISC e comunidade em geral

Pré-requisitos: Idade igual ou superior a 60 anos, preencher cadastro geral e atestado médico.

Inscrições: Permanentes e a matrícula acontece conforme a disponibilidade de vagas nos grupos.

Local: Secretaria da piscina ou na sala do Projeto, localizadas na piscina pedagógica.

 

 
Inscrições abertas para Turma 05 UNIAMA/2018:
  • De 20/12/2017 a09/02/2018
  • Local Secretaria GeraL Bloco 05
  • Turnos: Manhã, tarde e noite
  • Matrícula : 12/02/2018 a 02/03/2018
 

 

 

 

 Clique na imagem para a programação.

 

 


 

UniAMa forma terceira turma na Unisc

O curso de extensão Universidade do Adulto Maior (UniAMa) formou a sua terceira turma no dia 2 de dezembro, em solenidade realizada no auditório do Memorial da Unisc. A cerimônia contou com a presença do pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff, que representou a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer; do coordenador do Núcleo de Ação Comunitária, Iuri João Azeredo; e da coordenadora do Programa Terceira Idade na Unisc e do UniAMa, Sâmara Bittencourt Berger.

Os 19 formandos haviam iniciado as atividades do curso em março de 2016, totalizando 540 horas/aula. O UniAMa é direcionado ao público a partir dos 60 anos de idade.

 

Formandos

Afrânio Vaz Fernandes

Efali Regert

Elena Maria Kipper

Eli Tatsch

Eloisa Melo de Moraes

Eni Liane Wolf Unfer

Hilda Nicolini Worst

Irmtraut Carla Schuck

Isaura Maria Veloso Fernandes

Lori Beatriz Kahmann

Maria Aparecida Marchezan de Moura

Maria Emília Munhos

Mercedes Maria da Silva Schmidt

Norberto Raul Haas

Orfila Beatriz Ricalde de Freitas

Salomé da Fonseca

Santina Foleto Limberger

Valfredo Mueller

Yedi Bernadete Hameister

 

I Feira da terceira Idade na UNISC - Mostra Cultural

  • Data: 29/11/2017
  • Local: Centro de convivência
  • Horário: das 16h as 18h45min
  • Participantes: turmas 03,04 e egressos  UNIAMA, Participantes do projeto saúde da UNIMED e Comunidade , todos a partir de 60anos.

 

 

 

 

PARTICIPAÇÃO UNIAMA NO FÓRUM NCTI 2017

Nos dias 03, 04, 05 e 06 de outubro de 2017, ocorreu em Florianópolis/SC o XV Fórum Nacional de Coordenadores de Projetos da 3ª Idade de Instituições de Ensino Superior e XIV Encontro Nacional das Estudantes da Terceira Idade de Instituições de Ensino Superior.

O evento, que neste ano foi organizado pelo Núcleo de Estudantes da Terceira Idade (NETI), da Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), contou com a presença de estudantes da terceira idade de todo o Brasil.

A Universidade do Adulto Maior (UNIAMA), projeto integrado ao Programa Terceira Idade na UNISC, esteve presente no evento.

 

 

 

 

VIAGEM DO UNIAMA PARA CAMBARÁ DO SUL (RS)

 

No dia 23 de outubro, os estudantes das turmas 3 e 4 do Projeto Universidade do Adulto Maior (UNIAMA) realizaram uma viagem de estudos organizada pelo professor Olgário Vogt, que ministra a disciplina História do Rio Grande do Sul, sendo acompanhados também pelo professor Iuri Azeredo e os estagiários de psicologia Nicole Conci e Daniel Soares.

 

Esta viagem teve como destino a região dos parques nacionais de conservação do ambiente natural, com espécies da fauna e flora nativos do Rio Grande do Sul, além das paisagens peculiares da região dos cânions, que fazem a divisa com Santa Catariana.

 

Além de um breve estada na cidade de Cambará, a visita principal se deu no cânion Fortaleza, dentro do Parque Nacional da Serra Geral, possuindo “paredões” que chegam a 900m de altura. Uma oportunidade de conhecimento direto de aspectos históricos, geográficos e culturais desta parte da serra gaúcha admirada no mundo todo.

 

 

 

 

  • Ações para Envelhecimento

O Projeto Ações para o Envelhecimento com Qualidade de Vida, tem como objetivo: identificar, analisar e operacionalizar ações existentes e necessárias para a promoção do envelhecimento com qualidade de vida do idoso assistido pela UNISC, no âmbito regional.

Através dele, é promovido a adoção de um estilo de vida mais ativo sensibilizando o idoso para a prática da atividade física, proporcionando assim, a manutenção da sua independência, a sua autonomia. Permanecer sempre na ativa, é um dos segredos para manter a qualidade de vida independentemente da idade.

 

Vídeos

 

Fotos

Visita à Três Coroas

 


 

 

NAC – Núcleo de Ação Comunitária

Bloco:5 Sala:510

Fone: 3717-7685 ou 3717-7344

 

MENU PRINCIPAL