AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Aplicações

Todo sistema e processo industrial possui um conjunto de variáveis que refletem o seu comportamento. Sistemas de automação industrial precisam que os sinais relacionados a tais variáveis possuam tratamento adequado para que o controle seja eficiente. Esta disciplina tem o objetivo de introduzir ao aluno conceitos fundamentais acerca de sinais e sistemas, e como sinais podem ser tratados por sistemas computacionais.

Ementa

Conceitos de controle de processos: controle de processos contínuos, controle de processos em lote, controle discreto, controle e medidas na indústria, sistemas dinâmicos realimentados. Tipos de Sinais e Conversões. Amostragem de sinais; Conversão analógico-digital; Discretização de sinais dinâmicos. Dispositivos de Aquisição de Dados. Condicionadores de Sinais e Interfaces. Transmissão de Sinais. Telemedição. Transmissores e Distribuidores de Sinais. Instrumentação Inteligente. Dispositivos de Segurança. Medidas de Sinais: a) Conceitos básicos sobre sinais (histórico, espaço amostral, sinais aleatórios e determinísticos, estacionaridade, ergodocidade); b) Características básicas dos sinais dinâmicos (média, variância, desvio padrão, função de distribuição de probabilidade, análise de correlação). Coeficientes de Fourier-Caso contínuo: A expansão de um sinal em séries de Fourier; A transformada de Fourier de um sinal; A transformada de Fourier de sinais permanentes, transientes e periódicos; Análise de correlação de sinais com as funções de Fourier. Coeficiente de Fourier-Caso discreto: A representação da transformada de Fourier de um sinal representado por amostras igualmente espaçadas no tempo; A representação da transfomada de Fourier de um sinal através dos coeficientes de sua expansão em séries de Fourier. Técnicas na análise de Fourier: Técnicas de condicionamento de sinais (janelamento espectral, médias espectrais, zoom); Algoritmo para a realização rápida da transformada de Fourier.

Bibliografia

AMERICAN SOCIETY FOR TESTING AND MATERIALS. Standard test method for performance characteristics of bonded resistance strain gages: E-251-67. In. Metals-physical, mechanical, nondestructive, and corrosion tests, metallography, fatigue, effect of temperature. Philadelphia, 1970. p. 752-772.

ANDERSSON, V. ; LÜCKE, H. A. H. Critérios adequados para projetar elementos elásticos de transdutores elétricos em microcomputadores. Proceedings of the X COBEM, Rio de Janeiro, 1989.2 v. p. 197-200.

BECKWITH, J. G. ; BUCK, N. L. Mechanical measurements. Reading: Addison-Wesley, 1961. 559 p.

BORCHARDT, I. G. ; BRITO, R. M. Fundamentos de instrumentação para monitoração e controle de processos - Notas de Aula - Editora da Unisinos: São Leopoldo. 1998.

BORCHARDT, I.G. O Circuito ponte para a medição de impedâncias e grandezas físicas - Apostila de aulas - PPGEMM : Porto Alegre. 68 p.

BORCHARDT, I. G. ; ZARO, M. A. Extensômetros de resistência elétrica. UFRGS: Porto Alegre,1982. 69 p.

BORCHARDT, I. G. ; ZARO, M. A. Instrumentação, guia de aulas práticas. - Livro texto - UFRGS: Porto Alegre 1982.

BORCHARDT, I. G. ; GOMES, A, F. Termometria termoelétrica- termopares. - Livro texto – Sagra: Porto Alegre, 1979.

CAUDURO, C. R. Uma metodologia para auxílio ao projeto mecânico de transdutores extensométricos. Porto Alegre, 1992. Tese (Doutorado) Universidade Federal do Rio Grande do Sul.

DOEBELIN, E. O. Measurement systems: application and design. New York: McGraw Hill, 1983

NORTON, H. Handbook of transducers for electronic measuring systems. Englewood Cliffs: Prentice Hall, 1969. 704 p.

OLIVER, F. J. Practical instrumentation transducers. New York: Hayden Book Company, 1971.

PERRY, C. C. ; LISSNER, H. R. The strain gage primer. 2 ed. New York: McGraw-Hill, 1962.

TIMOSHENKO, S. P. Resistência dos materiais. v.1, Rio de Janeiro: LTC, 1985.

 

MENU PRINCIPAL