AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Aplicações

A disciplina trata sobre modelagem, implantação e monitoramento de processos industriais e de serviços. Como aplicação da pesquisa em gestão de BPMN, B.I., ERP, SAP,  diagnóstico organizacional, mapa de fluxo de valor (VSM), Sistema Enxutos (Lean) e indústria 4.0.

Ementa

Conceito de Processos. Visão Tradicional x Visão por Processos. Principais etapas da Gestão por Processos. Análise e melhoria: Mudanças Significativas. Permeabilidade dos processos. Introdução aos sistemas de produção e a abordagem sistêmica. Produtividade e Sustentabilidade: Sistema Produtivo de manufatura integrada (ferramentas, princípios e técnicas). Benchmarking de sistemas produtivos. Diagnóstico sistêmico e sistema produtivo. Mapeamento do fluxo de valor. Cadeia de Valor. Estudos de Caso.

Bibliografia

ADIZES, I. Gerenciando as Mudanças. Livraria Pioneira Editora, São Paulo, 1991.

ANDRADE, A. L.; SELEME, A.; RODRIGUES, L. H.; SOUTO, R. Pensamento sistêmico – Caderno de Campo: o desafio da mudança sustentada nas organizações e na sociedade. Porto Alegre: Bookman, 2006.

BATESON, John E. G.; HOFFMAN, K. D. Marketing de Serviços, 4ª Edição, Porto Alegre – RS, Bookman, 2001.

BLACK, J. O projeto da fábrica com futuro. Porto Alegre: Bookman, 1998.

BRAGA, F.; GOMES, E., Inteligência Competitiva - como transformar informação em um negócio lucrativo. Rio de Janeiro: Ed. Campus, 2001.

CAMPOS, E. R. A Gestão da Qualidade e o Processo de Informatização Norteando as Mudanças Organizacionais para Atingir a Qualidade Total. Tese de Mestrado - IMECC - UNICAMP, Campinas - SP, 1998.

CARLZON, J. A hora da Verdade, 11ª Edição, Rio de Janeiro – RJ, COP Editora, 1994.

DEMING, W. E. Qualidade: A Revolução da Administração. Rio de Janeiro: Marques Saraiva, 1982.

GHINATO, P. Sistema Toyota de Produção, mais do que simplesmente just-in-time. Caxias do Sul: EDUCS, 1996.

JURAN, J. M Juran na Liderança pela Qualidade. Editora Pioneira, São Paulo, 1989, 88-166.

KAHANER, L. Competitive Inteligence - how to gather, analyze and use information to move your business to the top. Nova Iorque: Ed. Touchstone, 1997.

KAPLAN, R. S.; NORTON, D. P.; A Estratégia em Ação - Balanced Scorecard. 22ª Edição. São Paulo: Ed. Campus, 1997.

 

MENU PRINCIPAL