AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Aplicações

A disciplina de Métodos e Técnicas de Pesquisa permite que os estudantes do Programa sejam apresentados à conteúdos que viabilizam um melhor entendimento dos métodos e técnicas de pesquisa mais utilizados na área de estudo. Diversos métodos e técnicas científicas são apresentadas, permitindo que os estudantes possuam elaborar o seu projeto de pesquisa e o seu relatório de dissertação.  Além da metodologia científica, a disciplina apresenta informações sobre a estruturação e encaminhamentos de artigos para publicação em periódicos de alto impacto.  

Ementa

O conhecimento científico e a pesquisa, teoria e pesquisa, o problema objeto de pesquisa, formulação de hipóteses e das variáveis analíticas. Instrumentos de investigação. Trabalhos científicos: Tipos, características e composição estrutural. Pesquisa científica. Pesquisa Qualitativa e Quantitativa. Planejamento de um projeto de pesquisa.

Bibliografia

AGNES, Clarice; HELFER, Inácio. Normas para apresentação de trabalhos acadêmicos 8. ed. rev. e amp. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2006.

AZEVEDO, Israel Belo de. O prazer da produção científica: diretrizes para a elaboração de trabalhos acadêmicos. 8. ed. São Paulo: Eclésia, 2000.

BARROS, Aidil Jesus da Silveira, LEHFELD, Neide Aparecida de Souza. Fundamentos de metodologia: um guia para a iniciação científica. 2. ed. São Paulo: Macron Books, 2000.

CERVO, Amado Luiz; BERVIAN, Pedro Alcino. Metodologia científica. 5. ed São Paulo: Prentice Hall, 2002.

CHALMERS, Alan F. O que é ciência, afinal? São Paulo: Brasiliense, 1993.

CHASSOT, Attico. Educação consciência. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2003.

CONSALTER, Alice Soares. Elaboração de Projetos: da introdução à conclusão. Curitiba: IBPEX, 2006.

CORDEIRO, Darcy. Ciência, pesquisa e trabalho científico: uma abordagem metodológica. 2. ed. Goiânia: UCG, 1999.

DEMO, Pedro. Pesquisa e construção de conhecimento: metodologia científica no caminho de Habermas. 4. ed. Rio de Janeiro: Tempo Brasileiro, 2000.

GIL, Antonio Carlos. Como elaborar projetos de pesquisa. 3. ed. São Paulo: Atlas, 1991.

KESTENBAUM, Normann. Obrigado pela informação que você não me deu! Rio de Janeiro: ELSEVIER, 2008.

KÖCHE, José Carlos. Fundamentos de metodologia científica: teoria da ciência e prática da pesquisa. 19. ed Petrópolis: Vozes, 2001.

LUNGARZO, Carlos. O que é ciência. 4. ed São Paulo: Brasiliense, 1992. 86p.

MARCONI, Marina de Andrade; LAKATOS, Eva Maria. Técnicas de pesquisa. 2. ed São Paulo: Atlas, 1990. 231p.

SANTOS, A. R. dos. Metodologia Científica: a construção do conhecimento. 2 ed. Rio de Janeiro: DP&A Editora, 1999. p.21-31. (cap.2)

SEVERINO, Metodologia do trabalho científico. 21.ed. São Paulo: Cortez, 2000.

MENU PRINCIPAL