AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

As iniciativas de internacionalização que reverteram em convênios e ações entre as IES, estão apresentadas a seguir, estando em todos, previstas a mobilidade de pesquisadores e estudantes e a realização de atividades em conjunto, como eventos, bancas, produções científicas.

 

Ações de cooperação e de intercâmbio internacional: 

 

Universidade Internacional UISEK (Equador)

A Universidade de Santa Cruz do Sul e a SEK International University concordaram em promover a cooperação entre as universidades em áreas de interesse mútuo, através de meios adequados, tais como os listados a seguir:
1. Desenvolvimento de intercâmbio científico e cultural de professores, de pessoal técnico de nível superior de estudantes de pós-graduação e de graduação de ambas as instituições, sem cobrança de taxas ou taxas acadêmicas pela instituição de acolhimento;
2. Realização de atividades e projetos conjuntos de pesquisa e extensão;
3. Realização de seminários, workshops e conferências;
4. Intercâmbio de informações e publicações acadêmicas;
5. Atividades outras mutuamente consideradas necessárias.

As atividades desse convênio permitem uma interação com o Programa de Mestrado e Doutorado em Educação da Unisc, onde são previstas ações de educação ambiental.

Universidade da Áustria

A Universidade de Santa Cruz do Sul e a Universidade de Innsbruck acordaram promover a cooperação entre as duas instituições, promovendo o desenvolvimento do ensino, da pesquisa e da extensão e de outras atividades acadêmicas em cada instituição, a partir da celebração deste Convênio de Cooperação, através das seguintes condições:

  1. Promover intercâmbio acadêmico, científico e cultural de docentes, do quadro técnico de nível superior e de estudantes de graduação e de pós-graduação de ambas as instituições sem a cobrança de taxas ou mensalidades acadêmicas pela instituição anfitriã;
  2. Conceber atividades e projetos conjuntos de ensino, de pesquisa e de extensão com temáticas em comum;
  3. Subsidiar conferências, cursos e simpósios conjuntos;
  4. Facilitar o intercâmbio de informações e publicações acadêmicas;
  5. 0utras atividades julgadas mutuamente apropriadas.

Em 2015, coordenado pelo Programa de Doutorado em Desenvolvimento Regional e com o apoio e a participação  do PPGTA foi oferecido o curso Metrópoles – O Processo de Urbanização/Metropolização e os desafios (urbanos) para o Futuro”, com o Prof. Dr. Martin Coy - Universidade de Innsbruck – Áustria, junto ao PROGRAMA ESCOLA DE ALTOS ESTUDOS – COOPERAÇÃO ACADÊMICA INTERNACIONAL – CAPES.

Universidade de Santiago de Chile (USACH)

O Programa MANTA (Programa de Manejo de Recursos Naturais e Tecnologia Ambiental) foi criado em novembro de 2009, pelo Programa de Pós-graduação em Tecnologia Ambiental da Universidade de Santa Cruz do Sul, Brasil (UNISC), e pelo Programa de Mestrado em Manejo Ambiental de Humedales da Universidade de Santiago de Chile (USACH), a partir de um convênio de Cooperação Acadêmica, Científica e Cultural, assinado em julho de 2008, entre a UNISC e a USACH, apresentando como principais objetivos: (1) Promover o intercâmbio de pesquisadores e estudantes de graduação e pós-graduação de ambas as instituições; (2) Elaborar projetos de pesquisa em conjunto; (3) Subsidiar palestras, cursos, simpósios e eventos desta natureza; e (4) Facilitar o intercâmbio de informações e publicações científicas.

Esse convênio está com suas ações anuais consolidadas e, através dele, foi possível a realização de um estudo ambiental da Costa Brasileira até a Costa Chilena, vários Workshops e pesquisas em conjunto.

 

 

Universidade Del Quíndio da Colômbia

Convênio assinado com a Universidade Del Quíndio da Colômbia para o intercâmbio de professores e alunos, visando à realização de atividades de pesquisa em conjunto, bem como à participação de pesquisadores em eventos científicos. A busca de recursos para a realização de pesquisa nas duas instituições conveniadas também está entre os objetivos do grupo. Neste convênio têm ocorrido missões anuais com a participação de estudantes, funcionários e professores. Essa é uma atividade de internacionalização que também é uma parceria com o Programa de Mestrado em Sistemas e Processos Industriais da UNISC.

 

Universidad Del Valle da Colômbia

Está prevista a cooperação técnica e a mobilidade de pesquisadores e estudantes. Até o momento, na UNISC, já houve duas missões de intercâmbio de pesquisadores e um treinamento de uma pesquisadora da Colômbia em ecotoxicologia.

 

Eberhard Karls Universität Tübingen da Alemanha

O convênio prevê o intercâmbio de professores e pesquisadores para atividades de pesquisa. Prevê, também, o planejamento de projetos de pesquisa e publicações científicas e a possibilidade de proposições de disciplinas. Existe a possibilidade de deslocamento de alunos (de todos os níveis de formação), de ambas as universidades, podendo também ocorrer a orientação conjunta de mestrandos e doutorandos, além dos alunos em fase de conclusão de curso de graduação. A partir desse convênio, um ex-aluno de mestrado do PPGTA – UNISC pode realizar o doutorado na Alemanha, com bolsa da Capes, realizando parte da pesquisa na UNISC, sob a orientação de um professor do PPGTA.

Argentina: Universidad Tecnologica National (UTN)

Este convênio visa promover o intercâmbio de investigações e outras atividades acadêmicas entre as duas Universidades. Entre as atividades estão previstas missões anuais de ensino de estudantes e são importantes para a visibilidade das pesquisas realizadas no PPGTA. Anualmente professores do PPGTA participam das atividades de recebimento de alunos da UTN no período de férias.

UNIVERSIDAD AUTÓNOMA DE SAN LUIS POTOSÍ (México)

Para alcançar o objeto do presente Convênio, tanto a UNISC quanto a UASLP se comprometem, na medida do possível, a desenvolver sua cooperação mediante programas que compreendam de maneira enunciativa, mas não limitativa:

  1. Organização conjunta de simpósios, conferências, oficinas de trabalho e investigação assim como seminários, para consolidar relações acadêmicas.
  2. Promover os intercâmbios institucionais, convidando professores e pessoal das instituições associadas a participar em diversas atividades de investigação e/ou ensino e desenvolvimento profissional de acordo com planos e projetos próprios de ambas as instituições.
  3. Intercâmbio de estudantes de graduação e pós-graduação de acordo com os programas oferecidos por cada uma das instituições participantes.
  4. Criar programas de dupla titulação, levando sempre em consideração o fato de que um estudante somente pode obter dupla titulação, se ambas as instituições são capazes de reconhecer os estudos cursados pelo aluno na outra instituição, como parte de seu plano de estudos e de Convênios Específicos.
  5. Elaborar conjuntamente projetos de investigação científica e intercambiar informação científica e tecnológica de interesse comum.
  6. Assessoramento sobre os aspectos de intercâmbio seja acadêmico, administrativo ou de serviços para a melhora das atividades que se concluam nas instituições.
  7. Estabelecer os canais de comunicação que permitam a disseminação de atividades científicas e culturais.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

MENU PRINCIPAL