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*Fonte: Sucupira Ano Base 2020

 

Estrutura e ações institucionais voltadas à internacionalização

A UNISC conta com uma Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII) que desenvolve diversas ações em todos os níveis acadêmicos. O setor busca articular contato com instituições nacionais e internacionais, incentivando seus professores, pesquisadores e alunos a mobilizarem-se academicamente, através de intercâmbios com universidades conveniadas, proporcionando, dessa forma, a oportunidade de qualificarem seu conhecimento e de expandirem sua conscientização cultural. Além disso, a AAII assessora, coordena e administra atividades de cooperação internacional e interinstitucional, sempre incentivando o ensino e a pesquisa por meio de ações de cooperação.

Atualmente, a UNISC possui vários convênios com Universidades e Institutos em 19 países: Alemanha (7), Angola (1), Argentina (5), Austrália (1), Áustria (1), Bélgica (1), Canadá (3), Chile (7), Colômbia (6), Equador (2), Espanha (13), Estados Unidos (1), França (1), Itália (3), México (4), Peru (2), Polônia (1), Portugal (12), Uruguai (3), além de associações e redes de pesquisa. A partir desses convênios, o Programa de Pós-Graduação em Letras dedicou uma atenção especial ao processo de internacionalização, seja a partir da consolidação de redes de pesquisa internacionais, seja a partir de ações de mobilidade docente e discente ou ainda a partir de publicações em periódicos estrangeiros e em co-autoria com pesquisadores de instituições estrangeiras.

Além dos convênios firmados, a Unisc promove anualmente processos de seleção de projetos para o Programa de Doutorado-sanduíche no Exterior (PDSE - Capes), a partir dos quais o PPG em Letras tem enviado, ao longo do Quadriênio, doutorandos para instituições no exterior, conforme será detalhado a seguir. Uma vez que a proficiência em língua estrangeira é condição básica para ações de internacionalização, seja em termos de mobilidade seja em termos de publicação, a Unisc ainda conta, em sua estrutura, com o Centro de Línguas e Culturas (CELINC), no qual os discentes e docentes podem realizar as provas de proficiências ou comprovar proficiência por meio de certificados internacionalmente reconhecidos como IELTS, TOEFL, DELE, Goethe, etc. O nível de proficiência exigido dos mestrandos e doutorandos equivale ao B1 do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas.

 

Convênios com instituições estrangeiras e participação de docentes em associações internacionais

A partir do suporte que a IES oferece para a promoção de ações efetivas de internacionalização, o Programa de Pós-graduação em Letras desenvolveu, no Quadriênio 2017-2020, várias ações que impactaram de forma significativa a atuação e produção de docentes e discentes do Programa. Uma delas foi a consolidação da rede de pesquisa constituída por pesquisadores do PPGL e do Centre for Intermedial and Multimodal Studies (IMS), da Linnaeus University. Iniciada em 2014, a aproximação acadêmica entre a professora Ana Cláudia Munari Domingos e o professor Lars Elleström, da Linnaeus University, na Suécia, culminou na publicação, em 2017, do livro MIDIALIDADE: ensaios sobre comunicação, semiótica e intermedialidade, com artigos do pesquisador, traduzidos para o português, com organização da professora Ana Cláudia Munari Domingos, Ana Paula Klauck e Glória Maria Guiné de Mello (EdiPUCRS, 2017), cujo lançamento contou com a presença do professor Elleström em Porto Alegre. Ainda como resultado dessa aproximação a professora Ana realizou seu Pós-Doutoramento no IMS, sediado na Linnaeus University, em 2018, participando das pesquisas e seminários coordenados pelo professor Elleström e sendo convidada para colaborar como parecerista da RÉEL – Revista da Pós-Graduação do Centre de Recherches sur les pays Lusophones, da Université Sorbonne Nouvelle.

Outra ação que contribuiu para a consolidação do processo de internacionalização do PPGL ao longo do Quadriênio foi a participação da Ana Cristina Pelosi no projeto internacional de pesquisa interdisciplinar “Narrativas culturais de adversidade e superação”. O objetivo do projeto é juntar narrativas para ajudar a definir a adversidade e superação a partir de perspectivas indígenas, e identificar os fatores que facilitam a superação da adversidade entre indivíduos e comunidades A professora Ana Cristina Pelosi coorientou a aluna Iara Meili, doutoranda em Psicologia Clínica na Universidade de Zurich, pesquisadora no projeto. Resultante da parceria com a Universidade de Zurich, a professora Ana Pelosi orientou em 2019 um mestrando que está trabalhando pelo viés da Teorias da Metáfora Conceitual e da Análise do Discurso à Luz da Metáfora com os dados colhidos pela Iara Meili, ex-orientanda de Zurich.

Como desdobramento do convênio, existente desde 2012, entre a Universidade do Minho (Portugal) e a UNISC, o Grupo de Ações e Investigações Autopoiéticas (GAIA), coordenado pela professora Nize Pellanda iniciou, em 2019, as tratativas para um novo convênio com a Universidade de Valência (Espanha) para o desenvolvimento da plataforma digital para uso de crianças diagnosticadas com TEA em espanhol.

Ainda no que se refere às parcerias com centros de pesquisa europeus, destaca-se o convênio firmado em 2016 com a Universidade Livre de Bruxelas (Bélgica). Dentre as atividades desenvolvidas a partir desta rede de pesquisa, destacam-se a apresentação de trabalho em coautoria durante o SSSR Meeting - Encontro da Society for the Scientific Study of Reading, que ocorreu julho, em Toronto, Canadá, com o trabalho THE DISADVANTAGES OF ADULT ILLITERACY ON VERBAL MEMORY TASKS; a missão de pesquisa da professora Régine Kolinsky (ULB) na Unisc, em agosto de 2019, para discussão de dados da pesquisa, e a proposição da mesa redonda The impact of literacy on verbal memory and speech processing, é coordenada pelas professoras Régine Kolinsky e Rosângela Gabriel, e integrada pelos professores Dr. Falk Huettig (Max Planck Institute for Psycholinguistics, Nijmegen, The Netherlands) e professora Dra. Ana Luiza Navas (FCMSCSP - Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo). Essa atividade ocorreria durante o 12o. Encontro do ISAPL - International Society of Applied Psycholinguistic, previsto para ser realizado em Aveiro, Portugal, em junho 2020, evento postergado para junho de 2021, em decorrência da pandemia do Coronavírus.Informações detalhadas sobre o evento podem ser encontradas em https://isapl2020.org/

Além dessas ações, destaca-se a atividade que a professora Fabiana Piccinin vem conduzindo, com um grupo de alunos dos Cursos de Comunicação Social e Relações Internacionais da Unisc, e um grupo de alunos do Curso de Comunicação Social da Texas State University (USA), coordenado pela professora Vanessa de Macedo Higgins. O grupo iniciou os estudos em 2019, analisando as características narrativas dos memes brasileiros e americanos sobre, especialmente, a cena política de ambos os países. O trabalho seguiu em 2020 com a participação das duas pesquisadoras em disciplinas de graduação da Unisc e da Texas State University.

Outra importante parceria construída pelo Programa de Pós-Graduação em Letras da Unisc foi com a Ohio State University (EUA), iniciada em 2019. Em resposta ao Edital FAPERGS/CAPES 06/2019 - PROGRAMA DE INTERNACIONALIZAÇÃO DA PÓS-GRADUAÇÃO NO RS, foi encaminhado o projeto de cooperação estratégica “INTEGRATING READING RESEARCH INTO EDUCATIONAL PRACTICES: A FOCUS ON EARLY CHILDHOOD” (Integrando a pesquisa em leitura nas práticas educacionais: um foco na infância), coordenado pela professora Rosângela Gabriel. O projeto buscou desenvolver redes de cooperação, a fim de compartilhar conhecimentos teóricos e metodológicos, por meio da ampliação do intercâmbio entre pesquisadores e estudantes do PPGL Unisc e pesquisadores da equipe da professora Laura M. Justice, da Universidade de Ohio, Estados Unidos A implementação do projeto teve início em 2019, com a missão de trabalho da professora Laura Justice (OSU) na Unisc, para ministrar palestra durante o IX Colóquio Leitura e Cognição e participar de reuniões com o grupo de pesquisa Linguagem e Cognição. Para o ano de 2020, estava prevista uma missão de estudos da professora Rosângela Gabriel, juntamente com a doutoranda Aline Pereira e a mestranda Kadine Saraiva de Carvalho, porém essa atividade acabou sendo cancelada em decorrência da Covid-19. A professora Rosângela Gabriel é membro da Society for the Scientific Study of Reading - SSSR (https://www.triplesr.org/), que anualmente se reúne para discutir e apresentar pesquisas na área. Em 2018, a professora Rosângela participou do evento em Brighton, Inglaterra, e em 2019, em Toronto, Canadá. No ano de 2020, a Conferência ocorreria em Newport Beach, Califórnia, USA, de 8 a 11 de julho. Dois projetos coordenados pela professora Rosângela seriam apresentados no evento: A cross-cultural study of shared reading with Brazilian and American preschool teachers, de Rosângela Gabriel (Unisc), Aline Pereira (Unisc), Sherine Tambyraja (OSU), Laura Justice (OSU); The role of reading fluency in the development of comprehension skills on children and adults in the literacy acquisition, de Rosângela Gabriel (Unisc), Kadine Saraiva de Carvalho (Unisc), Marilane Gregory (Unisc), Régine Kolinsky (ULB) e José Morais (ULB). Em função da pandemia, também esse evento não pode ocorrer conforme fora previsto.

No que se refere à integração com instituições da América Latina, destacam-se os projetos que a professora Rosane Cardoso desenvolveu ao longo do Quadriênio. Um deles, com a Universidad San Antonio Abad del Cusco (Peru), resultou na participação do professor Enrique Rosas Paravicino no Conselho Editorial da revista Signo (PPGL-UNISC), além da participação do pesquisador no projeto de pesquisa “Violência, cotidiano e história mínima: o sujeito contemporâneo e a narrativa da ‘Geração Granta’” (2016-2017; 2018-2019), coordenado pela professora Rosane. Também foram desenvolvidas ações com a Universidad Nacional Mayor de San Marcos (Peru), fruto do convênio internacional firmado em 2017, como a participação da professora Rosane Cardoso, desde meados de 2019, do Grupo de Estudos sobre Ética y Literatura (GDESEYL), sediado na universidade peruana. Por fim, ressalta-se a parceria acadêmica com a Universidad de Buenos Aires (Argentina), com a qual a professora Rosane mantém, desde 2016, um intercâmbio de pesquisa sobre Didáticas de leitura na Educação Básica com o professor Gustavo Bombini. Dessa relação, resultaram diversas ações, sobretudo no âmbito da mobilidade internacional e produção intelectual, detalhadas a seguir.

Além das referidas parcerias com instituições européias, estadunidenses e latino-americanas, formalizadas a partir de convênios firmados entre a Unisc e essas instituições, cumpre destacar também a participação dos docentes do PPGL em importantes associações acadêmicas internacionais. A partir da rede de pesquisa consolidada com o Centre for Intermedial and Multimodal Studies (IMS), da Linnaeus University (Suécia), a professora Ana Cláudia Munari Domingos integra o Internacional Society for Intermedial Studies - ISIS, tendo participado da conferência Intermedial Practice and Theory in Comparison, realizada em 2018 na China. Já a professora Fabiana Picinin integra a Rede Iberoamericana de Narrativas Audiovisuales - Red INAV, que congrega pesquisadores sobre o tema do audiovisual originários de países da América Latina, além de Portugal e Espanha, tendo participado do IV Congreso Internacional y VI Encuentro Iberoamericano de Narrativas Audiovisuales – Red Inav em 2018, na Universidad Nacional de Córdoba, Argentina. O trabalho apresentado “Metanarrativa, ficção e não ficção em Táxi Teerã, de Jafar Panahi”, foi em coautoria com o egresso do PPGL, Pedro Piccoli Garcia. Já o professor Rafael Eisinger Guimarães compõe, desde o ano de 2019, o Comitê de Estudos Comparados de Gênero (Comparative Gender Studies Committee), constituído no âmbito da Associação Internacional de Literatura Comparada (International Comparative Literature Association - ICLA), tendo participado, neste mesmo ano, do encontro do grupo realizado durante o 22º Congresso da ICLA, sediado em Macau (China).

 

Produção intelectual voltada à internacionalização

Além das publicações já mencionadas, outras ações decorrentes de parcerias internacionais merecem destaque, como é o caso da Revista SIGNO [ISSN 1982 2014]. A revista do PPGL Unisc vem envidando esforços para cumprir as metas de internacionalização previstas no Documento da Área de Linguística e Literatura da CAPES, bem como as exigências dos indexadores internacionais. Nesse intuito, em 2016, Signo passou a ser quadrimestral, com chamadas para seus números divulgadas em, no mínimo, três idiomas (português, espanhol, inglês e, eventualmente, francês). Outra estratégia que tem se mostrado bastante eficiente é o convite e participação de pesquisadores de instituições estrangeiras na organização dos números temáticos, pois esses pesquisadores divulgam a revista, ampliando o número de autores estrangeiros na Signo, e também utilizam os artigos publicados em suas aulas e cursos, ou ainda citam os artigos da Signo em suas publicações. Tendo em vista essa estratégia, a organização do vol. 44, n. 79, 2019 (dossiê Metáforas Multimodais) contou com a organização da professora Eve Sweetser (University of California – Berkeley, EUA), além das professoras Maíra Avelar Miranda (UESB) e Lilian Ferrari (UFRJ). Já o dossiê "Leitura, Escrita e Enunciação", organizado pela professora Cristiane Dall' Cortivo Lebler, do PPG em Letras da Unisc, juntamente com a professora Marion Carel, da École des Hautes Études en Sciences Sociales (França) foi publicado no vol. 44, n. 80. Por fim, o vol. 44, n. 81, 2019 – Experiências de internacionalização em Linguística e Literatura foi organizado pelas professoras Elvira Cámara-Aguilera (Universidade de Granada, Espanha) e Lílian Cristine Hübner (PUCRS).

Já no vol. 45, n. 84 (2020), o dossiê “Sexual politics, 50 anos depois: leituras, revisões e diálogos na crítica feminista contemporânea” foi organizado pelo professor Rafael Eisinger Guimarães juntamente com as professoras Rita Terezinha Schmidt (Universidade Federal do Rio Grande do Sul) e Margaret Randolph Higonnet (University of Connecticut - EUA), sendo essa uma produção decorrente da participação do docente do PPGL no Comparative Gender Studies Committee da International Comparative Literature Association. Com relação a essas edições, ressalta-se que, além de sua organização contar com a presença de pesquisadores internacionais, muitos dos textos nelas publicados estão em língua estrangeira (inglês, espanhol e francês), o que contribui para a sua circulação internacional, além da publicação bilíngue ou trilíngue de alguns artigos inéditos, no caso de artigos traduzidos, como por exemplo os cinco textos em português/francês do n. 80, v. 44, 2019, disponíveis em https://online.unisc.br/seer/index.php/signo/issue/view/602.

Cumpre ainda destacar que o Conselho Editorial da revista reúne pesquisadores de diversas universidades brasileiras e estrangeiras, como: University of Ottawa, U.O., Canadá, Università degli Studi di Perugia, Itália; Universidad Nacional de Tucumán, Argentina, Hunan University, China, Dinamarca, Universidad San Antonio Abad del Cusco, Peru; Pontificia Universidad Javeriana, Colômbia; Universidad de Sevilla, Espanha; Université Libre de Bruxelles, Bélgica; Oxford University, Oxford, Reino Unido; Universidade do Porto, Portugal.

Além desses números da Revista Signo, a professora Fabiana Piccinin e o professor Demétrio de Azeredo Soster, docentes do PPG em Letras, organizaram o dossiê “Midiatização e Circulação” em parceria com os professores Oscar Tarversa, do Instituto Universitario Nacional del Arte (IUNA), de Buenos Aires, Gastón Cingolani, da Universidade de Buenos Aires (UBA), e Antônio Fausto Neto, da Universidade do Vale do Rio dos Sinos (Unisinos). O dossiê foi publicado no volume 6/2018 da Revista Rizoma e reuniu textos em português, espanhol e inglês.

Quanto à publicação de capítulos de autoria de pesquisadores estrangeiros em obras organizadas por docentes do PPGL entre 2017 e 2020, as informações detalhadas acerca dessa produção estão detalhadas no item 2.4 Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente do Programa.

 

Mobilidade internacional discente e docente

As ações de internacionalização implementadas pelo PPGL Unisc a partir da estrutura disponibilizada pela IES materializam-se também na mobilidade tanto de alunos quanto de professores. O curso de Doutorado do PPGL Unisc iniciou suas atividades no ano de 2017 e duas alunas da primeira turma tiveram oportunidade de realizar estágio sanduíche no exterior. Em resposta ao Edital 47/2017 PDSE CAPES, foram selecionados dois projetos de doutorandos, com estágio iniciados em novembro de 2018 e concluídos em abril de 2019. Rosiene Almeida de Souza Haetinger, orientanda da professora Rosane Cardoso, desenvolveu o projeto de pesquisa “Da formação do docente leitor para a formação do aluno leitor: um olhar para o curso normal/magistério, sob orientação da professora”, sob tutoria do professor Gustavo Bombini, na Universidade de Buenos Aires (Argentina). Por sua vez, Aline Elisabete Pereira, orientanda da professora Rosângela Gabriel, desenvolveu o projeto de pesquisa “A leitura compartilhada na infância e seus efeitos na aprendizagem da leitura”, sob a tutoria da professora Laura Justice, na Universidade de Ohio (EUA). Em 2018, em resposta ao Edital 41/2018 PDSE CAPES, foi selecionado o projeto da aluna Debora Ache Borsatti, orientanda da professora Rosângela Gabriel, que desenvolveu a pesquisa “The cognitive processes of reading in English as a second language for academic purposes” e esteve sob a tutoria do professor Charles Perfetti, na Universidade de Pittsburgh, EUA, de setembro de 2019 a fevereiro de 2020. A produção decorrente do doutorado sanduíche das referidas doutorandas está detalhada no item 2.2 Qualidade da produção intelectual de discentes e egressos.

Quanto à mobilidade docente, o PPGL prevê o afastamento anual para realização de estágio pós-doutoral de um dos membros do corpo docente, por meio do apoio previsto na Resolução n.º 83/2013, preferencialmente em instituições estrangeiras. Em 2017-2018, a professora Nize Maria Campos Pellanda realizou estágio pós-doutoral na Universidade do Minho (Portugal), no qual desenvolveu pesquisa na equipe TEACOMPLEX, relacionada ao seu projeto Na ponta dos dedos: o iPad como instrumento complexo de construção de cognição/subjetivação. De agosto de 2018 a janeiro de 2019, a professora Ana Claudia Munari Domingos realizou estágio pós-doutoral na Linaeus University (Suécia), onde desenvolveu o projeto “Intermidialidade: objetos, teorias, práticas”, em colaboração com o professor Lars Elleström.

 

Organização e participação de eventos voltados à internacionalização

Em relação aos eventos organizados pelo PPGL voltados à internacionalização destaca-se a realização, em 2019, do IX Colóquio Internacional Leitura e Cognição, III Simpósio Internacional Leitura, Literatura e Mídia que contou com a participação da professora Régine Kolinsky (Université Libre de Bruxelles), da professora Laura Justice (Ohio State University), do professor Gustavo Bombini (Universidade de Buenos Aires) e do professor Daniel Nahum (Instituto Artigas - Montevidéu). Esse evento está descrito em detalhes na aba 3.2 - Impacto econômico, social e cultural do programa.

Quanto aos eventos realizados fora do Brasil, verificou-se uma consistente participação dos docentes e também dos discentes em congressos sediados na Europa, Ásia e América, o que contribuiu sobremaneira para a consolidação das redes de pesquisa internacionais, a coautoria em publicações e o estabelecimento de convênios que consolidaram a mobilidade docente e discente para a realização de projetos de Pós-doutorado e doutorado sanduíche no exterior. Dentre esses eventos, merecem destaque os seguintes:

Em 2019, a professora Nize Pellanda participou da XI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2019. Braga, Portugal: Universidade do Minho, da qual resultou a seguinte publicação: CHAGAS, MARIA DE FÁTIMA DE LIMA DAS; PELLANDA, N. M. C. ; OLIVEIRA, L. R. M. . Redes de aprendizagem: ontoepistemogênese de professores na interação com tecnologias digitais. In: Challenges: desafios da inteligência artificial, 2019, Braga. Livro de atas XI Conferência Internacional de TIC na Educação - Challenges 2019. Braga, Portugal: Universidade do Minho. Centro de Competência, 2019. p. 338-345. Já o professor Rafael Eisinger Guimarães participou do 22nd General Congress of International Comparative Literature Association (ICLA), realizado de 28 de julho e 02 de agosto de 2019, na Universidade de Macau, China, apresentando o trabalho “A Senzala of One’s Own: Queering the Canonical Brazilian Abolitionist Literature”. Em setembro, o docente do PPGL participou do II Congresso ABRE (Associação de Brasilianistas na Europa), realizado na École des Hautes Études en Sciences Sociales - EHESS (Paris), apresentando o trabalho “Quando a senzala ecoa na favela: as vozes de Maria Firmina e Carolina de Jesus e a problematização do cânone brasileiro”. Por fim, em outubro de 2019, o professor participou do IV Colóquio Internacional de Literatura Fantástica, realizado no Instituto de Profesores Artigas (Montevideo), apresentando o trabalho “Silvina Ocampo y las relaciones entre el humano y el animal bajo la clave del fantástico”. A professora Rosângela Gabriel, por sua vez, participou do Twenty Sixth Annual Meeting of the Society for Scientific Study of Reading - SSSR https://www.triplesr.org/, realizado em julho de 2019, em Toronto, Canadá, no qual foi apresentado o trabalho THE DISADVANTAGES OF ADULT ILLITERACY IN VERBAL MEMORY TASKS, em coautoria com Régine Kolinsky e José Morais (Université Libre de Bruxelles) e Marilane M. Gregory e Kadine Saraiva de Carvalho (Unisc).

Em 2020, os professores do PPGL participaram dos seguintes eventos sediados fora do Brasil, ainda que na modalidade remota devido à pandemia provocada pelo COVID 19: Em outubro, a professora Rosane Cardoso e o professor Rafael Eisinger Guimarães participaram do XIV Jornadas Andinas de Literaturas Latino-americanas (JALLA), evento ocorrido na Universidad Autónoma de México. Os professores coordenaram o Simpósio Temático “Narrativas de hábitat y habitantes: lecturas y escrituras de cuerpos y espacios en la literatura latinoamericana”, que contou com participantes de Chile, Argentina, México, Brasil e Estados Unidos. Como resultado do evento, estão previstas duas publicações para 2021. Em novembro de 2020, a professora Rosane Cardoso e o professor Rafael Eisinger Guimarães participaram da Jornada Internacional sobre Literatura Infantil, no Instituto Artigas, Montevideo. A professora Rosane apresentou “¿Qué contamos a los niños? Memoria y posmemoria en la literatura infantil hispanoamericana”. O professor Rafael ministrou a palestra “Clarice Lispector en el contexto de la literatura infantil brasileña”. Na ocasião, a doutoranda do PPGL/Unisc Rosiene Almeida de Souza Haetinger também apresentou o trabalho: “Lector de libros, lector de sí mismo: lectura subjetiva en la formación de profesores”. Já a professora Rosângela Gabriel participou de Mesa Temática, no dia 12 de novembro, como parte das atividades do III Congreso Virtual Argentino e Iberoamericano de tecnología y Educación – COVAITE. O tema da mesa foi “Tecendo intercâmbios e partilhas pelas margens transfronteiriças entre o Norte e o Sul do Brasil”. Também participaram da mesa, os professores Marília Pimentel (Universidade de Rondônia) e Gerson Albuquerque (Universidade Federal do Acre). Por fim, a professora Sabrine Amaral Martins Townsend, atualmente em estágio pós-doutoral na UNISC, participou da I Conferência Internacional de Linguística no twitter - Organizada pela Abralin, em dezembro de 2020. Apresentou o trabalho "Compreensão de textos no AVC e baixa escolaridade". Outras ações do PPGL voltadas à internacionalização estão descritas no item “7. Outras informações”.

 

3.3.2. A INSERÇÃO LOCAL, REGIONAL E NACIONAL

Participação dos docentes em associações acadêmicas e redes de pesquisa nacionais, regionais ou locais

Conforme detalhado no item 2.4 Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no Programa, todos os professores do PPGL da área de Letras têm participação ativa em Grupos de Trabalho (GTs) da Anpoll. Por sua vez, os professores da área de comunicação que integram o corpo docente do Programa (Fabiana Quatrin Piccinin e Demétrio de Azeredo Soster) são membros da Sociedade Brasileira de Pesquisadores em Jornalismo (SBPJor), na qual coordenam a Rede de Pesquisa Narrativas Midiáticas Contemporâneas (Renami). Soma-se a isso o fato de o PPGL integrar, desde 2011, a rede SUL-LETRAS, composta pelos programas da região Sul do Brasil e cujas ações estão descritas no item 2.4 Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no Programa deste relatório.

Por sua vez, a presença dos docentes do PPGL em diversos Grupos de Pesquisa cadastrados junto ao CNPq, conforme apresentado no item 2.4 Qualidade das atividades de pesquisa e da produção intelectual do corpo docente no Programa, fomenta as redes de pesquisa e as publicações em conjunto com pesquisadores de programas de várias regiões do Brasil, com destaque para as seguintes atividades:

A professora Adriana Blanco Riess, bolsista DocFix (Edital FAPERGS-CAPES 04/2018) em projeto coordenado pela professora Rosângela Gabriel, é membro do NUCCLIN, Núcleo de Pesquisa em Cognição, Cultura, Linguagens e Interfaces, coordenado pela professora Vera Wannmacher Pereira, da PUCRS. Em 2019, foi publicado o livro ALFABETIZAÇÃO: estudos e metodologias de ensino em perspectiva cognitiva, organizado pelas professoras Ana Paula Rigatti Scherer e Vera Wannmacher Pereira, editado pela EdiPUCRS, no qual a professora Rosângela Gabriel colabora com o capítulo O VÍRUS DA LEITURA: memórias em (trans)formação.

A professora Ângela Cogo Fronckowiak, através da parceria entre o grupo de pesquisa “Estudos Poéticos: Educação e Linguagem” (UNISC), o grupo de pesquisa “Escuta Poética” (UFRGS) e o “Grupo PIÁ - Núcleo Itinerante de MPB” (Faculdade de Educação/UFRGS), promoveram em 2019 o II Seminário de Estudos Poéticos: Infância do Pensamento e Dimensão Poética da Linguagem. O evento contou com uma Oficina para professores da Educação Básica, a apresentação do show SOMOS, a partir de um parceria entre o grupo PIÁ (Núcleo Itinerante de MPB) e Escola de Educação Básica Educar-se, e a Roda de Conversa: poéticas e educação das infâncias.

A docente Cristiane Dall’Cortivo Lebler participou do projeto de pesquisa "O ensino da leitura e da escrita pela perspectiva da Teoria da Argumentação na Língua", liderado pela professora Leci Borges Barbisan, do Programa de Pós-Graduação em Letras da PUCRS, concluído em 2019. A professora Leci, juntamente com as professoras Tania Maris de Azevedo (UCS) e Carina Maria Niederauer (UCS) coordenaram o Simpósio Temático “Língua, enunciação, semântica e discurso, no 9ª edição do Colóquio Internacional Leitura e Cognição, realizado em agosto de 2019 na Unisc. A partir de maio de 2019, a professora Cristiane assumiu como docente do Departamento de Metodologia de Ensino do Centro de Ciências da Educação, da UFSC, mantendo colaboração em pesquisa com o PPGL/Unisc e atuando como Editora da Revista Signo, juntamente com as professoras Rosângela Gabriel e Rosane Cardoso.

A professora Fabiana Piccinin passou a integrar, em 2019, a equipe de investigação “Grupo de Pesquisa Mundial de Valores (World Values Survey)”, coordenado pelo professor Henrique Castro, docente do Programa de Pós-Graduação em Ciência Política da Ufrgs. A pesquisa desenvolvida junto a este projeto, que investiga quais são os valores dos indivíduos na contemporaneidade em mais de 80 países, traz discussões a esse respeito também no âmbito das representações das narrativas midiáticas.

A professora Nize Pellanda mantém parceria com a Universidade Estadual do Ceará, em especial com o grupo de pesquisa da professora Helenice Araújo Costa, do Programa de Pós-Graduação em Linguística, no âmbito dos estudos sobre a emergência da epistemologia da complexidade, com ênfase no conceito de ontoepistemogênese, cunhado pelo grupo de pesquisa GAIA, coordenado pela professora Nize Pellanda. A docente também integra o projeto Rede de Oficinandos na Saúde, coordenado pela professora Karla Demoly, junto ao PPG Interdisciplinar em Cognição, Tecnologias e Instituições da Universidade Federal Rural do Semi-árido – UFERSA (Mossoró/RN). O projeto abriga a experimentação de diferentes tecnologias da informação e da comunicação no campo da saúde mental, em ambientes que atendem crianças, jovens e adultos que vivem em diferentes circunstâncias de sofrimento psíquico.

A professora Onici Claro Flôres mantém cooperação acadêmica com Juliano Paines Martins, egresso do PPGL e docente do Instituto Federal de Educação e Tecnologia Catarinense. Ambos ministraram o minicurso "Redação – do gênero à tipologia", durante o 8º Simpósio de Integração Científica e Tecnológica, ocorrido nos dias 23 e 24 de outubro de 2019, no Campus Santa Rosa do Sul, em Santa Catarina.

O professor Rafael Eisinger Guimarães integra o GT de Literatura Comparada da ANPOLL, cujos encontros de pesquisa realizados nos anos anteriores resultaram no dossiê “Literatura em campo expandido”, publicado na Revista Organon (UFRGS), v. 34, n. 67, no segundo semestre de 2019 (https://seer.ufrgs.br/organon/issue/view/3881). Além disso, o professor também organizou, em parceria com os professores Roniere Silva Menezes (CEFET-MG) e Gérson Luís Werlang (UFSM), o simpósio temático “Dissonâncias e consonâncias entre literatura e música: temas, personagens, espaços e linguagens em diálogo transdisciplinar”, ocorrido em novembro de 2020 durante o XVI Congresso Internacional da Abralic realizado de forma remota.

A professora Rosane Cardoso mantém cooperação em pesquisa com a Universidade Federal do Pampa, de Bagé, com o projeto “Didáticas de Língua e de Literatura na Educação Básica”, que discute a subjetividade, a percepção e os processos de interpretação de textos, considerando metodologias de ensino de leitura e de leitura literária em língua estrangeira.

Integrado pela professora Rosângela Gabriel, o GT Linguística e Cognição da ANPOLL organiza a cada dois anos, desde 2003, a Conferência Linguística e Cognição. Em 2019, ocorreu a IX Conferência Linguística e Cognição, na PUC-Minas, organizada pela coordenadora do GT Sandra Cavalcante (biênio 2018-2020), com a participação de vários membros do GT. As professoras Edwiges Morato (Unicamp/CNPq) e Rosângela Gabriel (Unisc/CNPq) ministraram a Conferência de Abertura, intitulada "Panorama de estudos da Linguística e Cognição no Brasil: desafios e perspectivas". A programação do evento encontra-se disponível em https://gtlingcoganpoll.wixsite.com/anpoll2019/24-10-2019.

A partir de uma parceria entre o professor José Ferrari Neto (Proling/UFPB) e a professora Rosângela Gabriel, em projeto coordenado pela equipe da UFPB em pesquisa experimental sobre processamento da leitura, a docente do PPGL Unisc esteve na UFPB, de 15 a 17 de maio de 2019, onde proferiu a palestra "Ciência da leitura e suas implicações pedagógicas" e participou de reuniões para discussão de projetos de pesquisa com os grupos de pesquisa liderados pelo professor José Ferrari Neto e Jan Edson Leite. Em 2020, a doutoranda Aline Pereira, orientanda da professora Rosângela Gabriel, participa de reuniões de pesquisa na UFPB, visando a dar continuidade ao intercâmbio em pesquisa.

 

Cooperação entre Instituições (MINTER e DINTER) e Nucleação

Com relação à oferta de mestrado interinstitucional (MINTER), com vistas à promoção de Solidariedade por parte do PPGL Unisc, foram conduzidas tratativas junto à Faculdade de Piracanjuba (FAP), instituição do município de Piracanjuba/Goiás. Tendo em vista que o Programa desenvolve várias pesquisas sobre leitura e que tem, como público-alvo, estudantes e professores da Educação Básica, a IES goiana entrou em contato no segundo semestre de 2018 manifestando o interesse pelo mestrado interinstitucional que atendesse à formação de professores da Educação Básica no âmbito da Faculdade de Piracanjuba. As tratativas iniciaram em novembro de 2018, com o envio da proposta do PPGL, e transcorreram ao longo do ano de 2019. Atualmente a proposta encontra-se em fase de análise pela Instituição proponente.

No que tange à capacidade de Nucleação, cumpre observar que o Programa de Pós-Graduação em Letras iniciou o curso de Mestrado em 2005, e o curso de Doutorado em 2017, sendo que, até o final do Quadriênio, 167 alunos haviam defendido suas dissertações de mestrado. Em dezembro de 2020, foi realizado um levantamento de dados com os alunos egressos dos últimos cinco anos. A pesquisa computou 57 Mestres em Letras, titulados entre os anos de 2015 e 2020. Com base nas informações constantes na Plataforma Lattes e formulário encaminhado por e-mail, 21,81% destes estão cursando Doutorado em Letras, sendo 58,3% deste total em outras instituições do Rio Grande do Sul e 41,66% na Unisc.

Em relação à atuação profissional, 69,09% dos egressos atuam como docentes e 29,09% na área da Comunicação e outras atividades. Do percentual de egressos docentes, temos a seguinte divisão: 26,31% atuam em Instituições de Ensino Superior, 26,31% na Rede Estadual de Ensino, 21,05% em Redes Municipais de Ensino e 26,31% atuam em Escolas Privadas e em Cursos de Idiomas, alguns deles, conforme já mencionado, atuando em instituições fora do Rio Grande do Sul.

 

3.3.3. VISIBILIDADE DO PROGRAMA

A página institucional da Unisc está em constante aprimoramento, com o intuito de oferecer, com as melhores condições de navegabilidade, todas as informações relevantes à comunidade acadêmica, disponibilizando também esse conteúdo em língua espanhola e inglesa. Para facilitar ao máximo o acesso dos internautas estrangeiros, a página web do PPGL dispõe, no canto superior direito da sua página de Apresentação, links para as versões em espanhol (“ESPAÑOL”) e inglês (“ENGLISH”) do site, que remetem, respectivamente para os endereços <https://www.unisc.br/es/estudios/todos-los-cursos/maestria-y-doctorado/maestria-y-doctorado/maestria-en-letras> e < https://www.unisc.br/en/studies/all-courses/masters-and-doctorate-programs/masters-and-doctorate-programs/masters-degree-in-language-studies-and-literature>.

Dentro do site da instituição, o PPGL UNISC possui uma página que pode ser acessada através do endereço www.unisc.br/ppgl. Ao acessar, o internauta é direcionado à página de Apresentação, na qual tem acesso às informações mais atuais e relevantes aos interessados no Programa e à comunidade em geral, como as datas das bancas de defesa e informações sobre os processos vigentes para seleção de alunos de Mestrado e Doutorado.

No menu lateral, encontram-se diversos links que remetem às outras áreas do website. Um deles direciona à descrição do Programa, com a apresentação da área de concentração e das linhas de pesquisa, as informações sobre a coordenação, a descrição da proposta, do histórico e dos objetivos do Programa, os detalhamentos sobre a estrutura do curso, apresentando a matriz curricular dos curso de Mestrado e Doutorado e o cronograma das disciplinas oferecidas no ano, as informações sobre perfil do egresso e áreas de atuação e a descrição dos projetos de pesquisa dos docentes do PPG, dentre outras informações.

O menu lateral também dá acesso a informações detalhadas sobre as modalidades de ingresso no PPGL, a partir do links “Processo Seletivo” e “Bolsas e Financiamentos para Mestrado e Doutorado”. Na aba “Processo Seletivo”, o internauta recebe orientações referentes a datas, documentos, bibliografia e critérios avaliativos dos processos seletivos para ingresso no Mestrado e Doutorado. Já no link “Bolsas e Financiamentos para Mestrado e Doutorado”, são fornecidas informações sobre as possibilidades de bolsa e linhas de financiamento, tanto as disponibilizadas por órgãos de fomento, quanto às ofertadas pela própria Unisc ou por instituições financeiras parceiras da Universidade.

Na aba “Eventos PPGL”, o internauta tem acesso às informações completas sobre todos os eventos organizados e sediados pelo Programa, com especial destaque às páginas das nove edições do Colóquio Leitura e Cognição, com link para o Caderno de Resumo e demais publicações, a programação completa, além de outras informações. Na mesma aba do site é possível acessar a página do projeto “A poesia encontra a UNISC e a Educação Básica”, com imagens e informações referentes a todos os encontros promovidos desde 2017. Maiores detalhes sobre essa ação podem ser conferidos no item 3.2 deste relatório.

Na aba “Corpo Discente”, alunos e egressos estão identificados conforme o ano de ingresso no PPGL. O link de cada currículo Lattes foi acrescentado, oportunizando mais informações sobre o discente, bem como o acompanhamento da sua trajetória durante o Mestrado e o Doutorado e após a titulação.

Em “Corpo Docente”, constam informações relevantes como áreas de pesquisa e atuação, projetos e link do currículo Lattes. Em 2019, foram incorporados os números de registro do pesquisador nas plataformas ORCID e ResearcherID. Para fins de organização, as informações sobre o corpo docente estão agrupadas segundo os Quadriênios de avaliação da Capes. Dessa forma, é possível ter acesso ao histórico do corpo docente, com informações sobre os pesquisadores que ajudaram a construir o Programa, mas que já não compõem mais nosso quadro de professores.

As dissertações defendidas pelos alunos podem ser consultadas no site da Biblioteca Central da Universidade. No site do PPGL, Dissertações Defendidas, há um link para o Repositório Institucional UNISC (http://repositorio.unisc.br/jspui/). Através da divulgação desses trabalhos, é possível mensurar o envolvimento dos projetos com as pessoas participantes das pesquisas, bem como a evolução da pesquisa na área de Letras e afins. Também no menu lateral, na aba “Bancas do PPGL”, é possível ter informações sobre todas as bancas realizadas ao longo do ano.

Outro aspecto que merece destaque é o link “Documentos Legais”. Direcionado mais especificamente ao corpo discente, essa aba remete o internauta a textos e formulários de extrema importância para sua atuação junto ao Programa, tais como o Regimento interno do PPGL e os Modelos de Relatório de Desempenho de Bolsista – Mestrado e Doutorado.

Por fim, cumpre ainda ressaltar a possibilidade de, a partir do menu lateral, acessar a “Produção Intelectual”, com informações sobre artigos, capítulos e livros publicados pelos docentes do PPGL, bem como as “Revistas”, link que dá acesso às páginas das revistas Signo e Rizoma, periódicos acadêmicos vinculados ao Programa.

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