AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Centro de Línguas

Exame Celpe-Bras

Sobre o Celpe-Bras

O Exame para Certificado de Proficiência em Língua Portuguesa para Estrangeiros (Celpe-Bras) é o certificado brasileiro oficial de proficiência em português como língua estrangeira.

O Celpe-Bras é aplicado no Brasil e em outros países pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), com apoio do Ministério da Educação e em parceria com o Ministério das Relações Exteriores.

As provas são realizadas em postos aplicadores: instituições de ensino superior no Brasil e no exterior, representações diplomáticas e missões consulares do Brasil no exterior, centros e institutos culturais brasileiros e estrangeiros e instituições congêneres interessadas na promoção e na difusão da Língua Portuguesa.

O exame é dividido em Parte Escrita (coletiva) e Parte Oral (individual). Já a Parte Oral avalia a compreensão da fala, a competência para interagir em Língua Portuguesa, a fluência, o domínio de vocabulário e de estruturas da Língua Portuguesa e a pronúncia.

O Celpe-Bras certifica quatro níveis de proficiência em Língua Portuguesa, intermediário, intermediário superior, avançado e avançado superior.

Para obter o certificado é preciso alcançar, na Parte Escrita e na Parte Oral, pelo menos o nível intermediário. Quando o nível de proficiência é diferente, prevalece o menor resultado.


Edição Celpe-Bras 2019.1

Realizado entre os dias 28, 29 e 30 de maio de 2019.


Edição Celpe-Bras 2019.2

O Posto Aplicador Centro de Línguas e Culturas / Universidade de Santa Cruz do Sul não estará participando da aplicação em 2019.2.

Para encontrar Postos Aplicadores e informações sobre o Exame acesse o link abaixo:

http://portal.inep.gov.br/web/guest/acoes-internacionais/celpe-bras

MENU PRINCIPAL