A ASSESSORIA PARA EAD

Na Universidade de Santa Cruz do Sul, a Educação a Distância constitui-se em um setor diretamente vinculado à Pró-reitoria Acadêmica, representado na estrutura organizacional da Instituição pela Assessoria para Educação a Distância – AEAD UNISC.

Foi oficialmente criada no ano de 2000, a partir dos trabalhos que já vinham sendo desenvolvidos desde 1998 pela Comissão de Educação a Distância.

MISSÃO

Auxiliar a UNISC a cumprir a sua missão institucional, produzindo, sistematizando e disseminando o conhecimento nos diversos campos do saber, por meio da modalidade de Educação a Distância, tornando a educação superior acessível a um número cada vez maior de cidadãos. Além disso, busca preparar profissionais competentes, ético e atualizados para a sociedade atual pela modalidade a distância e, assim, contribuir para a melhoria da qualidade de vida dos cidadãos.

VISÃO

A Assessoria para Educação a Distância pretende tornar os cursos ofertados na modalidade EAD reconhecidos pela qualidade dos profissionais egressos.

Aliado à visão institucional, esse reconhecimento será legitimado pela alta qualidade acadêmica, da produção intelectual, do profissionalismo da gestão e pela capacidade de atender as demandas institucionais e da sociedade na qual está inserida.

As ações serão marcadas pela gestão participativa, pela criatividade e pelo empreendedorismo das soluções propostas, buscando a autossustentabilidade e contribuindo para o fortalecimento institucional.

OBJETIVOS

• Participar da oferta de cursos de graduação, pós-graduação e extensão na modalidade de Educação a Distância, contribuindo desde seu planejamento até sua implementação;
  • Articular e dar apoio tecnológico e tecnopedagógico aos cursos da modalidade de educação a distância;
  • Desenvolver os materiais didáticos de apoio aos cursos ofertados na modalidade de EAD;
  • Cooperar com os departamentos, no intuito de manter e desenvolver a qualidade acadêmica, oportunizando a elaboração de atividades a distância, com a mesma qualidade característica de suas práticas presenciais;
  • Capacitar professores para atuar na modalidade de EAD;
  • Incentivar e apoiar projetos de pesquisa sobre novas formas e instrumentos para a EAD;
  • Desenvolver convênios e parcerias com empresas e outras instituições para promover a EAD.

ESTRUTURA ORGANIZACIONAL DA AEAD

Coordenação: Professor Dr. Rudimar Serpa de Abreu.

Coordenação Geral da Assessoria para Educação a Distância é responsável pela administração desta unidade e pela gerência das atividades desenvolvidas pelas respectivas áreas.

Atualmente, a Assessoria para EAD está estruturada em cinco núcleos:

1. Núcleo de Suporte e Tecnologia;
  2. Núcleo de Acadêmico-Pedagógico;
  3. Núcleo de Produção de Conteúdo;
  4. Núcleo de Graduação;
  5. Núcleo de Extensão e Pós-Graduação

O Núcleo de Suporte e Tecnologia subdivide-se em quatro subáreas: 1) Suporte Técnico à professores e estudantes do EAD e presencial; 2) Suporte Técnico à Extensão e Lato Sensu, tanto do EAD quanto presencial; 3) Canais de Comunicação – Redes Sociais; 4) TI, Suporte e Desenvolvimento.

O Núcleo de Acadêmico-Pedagógico subdivide-se em três subáreas: 1) Pesquisa e Inovação: Metodologias e Capacitações para EAD; 2) Revisão Didático-Pedagógica dos Conteúdos; 3) Plantão Pedagógico EAD.

O Núcleo de Produção de Conteúdos subdivide-se em quatro áreas: 1) Revisão Geral e Ortográfica; 2) Diagramação; 3) Audiovisual e 4) Transmissões ao Vivo e Eventos Online.

O Núcleo de Graduação é dedicado aos cursos de graduação EAD. Subdivide-se em duas áreas: 1) Secretaria e Apoio aos Cursos EAD; e 2) Tutoria da Graduação.

O Núcleo de Extensão e Pós-Graduação subdivide-se em duas áreas: 1) Mobilização, Suporte, Planejamento e Design Instrucional; e 2) Tutoria de Pós-Graduação/Extensão.