VÍDEOS TAREFAS

 

- ÁREA CIÊNCIAS DA NATUREZA
Introdução: Olá pessoal! No vídeo proposto pelos Cursos de Ciências Biológicas, Física e Química da UNISC, três amigos que se conheceram na universidade, cada um de um dos cursos citados, foram fazer uma trilha. Nenhum deles conhecia a região, mas ouviram, de alguns amigos, maravilhas sobre os recursos naturais ali presentes. Já escuro, concluem que deverão passar a noite e, para tanto, verificam o que possuem dentro das mochilas e tudo o que eles precisarão fazer para permanecerem ali. Os recursos disponíveis são limitados: o que eles têm nas mochilas e o que tem normalmente em uma mata.
O que vocês deverão fazer?
Ajudar nossos alunos a passarem a noite em segurança, alimentados, hidratados e aquecidos, bem como ajudá-los a sair da mata. Vocês deverão elaborar uma situação/possibilidade para resolver cada uma das 6 necessidades apresentadas no vídeo em cenas que apresentam o ponto de interrogação (?). Além disso, vocês deverão prever os cuidados que deverão tomar para não prejudicarem o espaço natural onde se passa a situação problema criada.
Como isto deverá ser feito? Em forma de vídeo, com duração máxima de 3 min! Usem seus conhecimentos nas áreas de Biologia, Física e Química, além de muita criatividade para ajudarem nossos acadêmicos.
Bom trabalho pessoal!
Vídeo: https://youtu.be/ILR-U_fbiZw
 
- ÁREA CIÊNCIAS EXATAS
Introdução: Galera, olá, tudo bom? Viemos aqui dar um "blá" com vocês sobre a Matemática e a Computação que são áreas complementares. A Matemática é básica para a Computação e a Computação se apóia na Matemática para desenvolver software e hardware. A Matemática e a Computação também se aplicam a todos os campos produtivos, de estudo, serviços e lazer. 
É show realizar um curso superior que habilita a dar aulas em uma destas áreas e ainda, permite atuar em diferentes organizações - um curso que abre as portas do mercado de trabalho, da pesquisa e da extensão. Assim, existem muitos pontos em comum entre a Matemática e a Computação porque envolvem conhecimentos, sentimentos, tecnologias e diferentes mídias. A Lógica é um destes pontos em comum. 
Pense conosco: quando alguém faz um comentário e você responde: "Caramba, é lógico!" O que você está afirmando? O que passou pela sua mente para você exclamar essa frase? Pense mais, pesquise, discuta e responda nosso desafio após assistir o vídeo.
Vídeo: https://youtu.be/ooXVXPqCKTY

- ÁREA CIÊNCIAS HUMANAS
Introdução: História, Direito e Geografia são ciências imprescindíveis para o entendimento do mundo que nos cerca e que também se encontra dentro de cada um de nós. Além de suas funções, métodos e olhares mais específicos, essas ciências fazem parte do grupo das ciências humanas. É com a ajuda delas que podemos compreender os nossos limites e as nossas possibilidades. O tempo, a organização social e política e o espaço. Assim, o desafio proposto na interlocução dessas ciências é entender uma questão que se aplica ao mundo contemporâneo a partir da junção desses três olhares. A questão da imigração e da migração e sua relação com o tempo (passado e presente); as fronteiras simbólicas e culturais que dividem os povos, Estados e culturas e as leis que regem os movimentos migratórios na atualidade.
Vídeo: https://youtu.be/464o3J2w-10

- ÁREA COMUNICAÇÃO SOCIAL
Introdução: Descubra, através das afirmações ilustradas no vídeo, qual curso da área da comunicação se encaixa em cada personagem. Após, produza um vídeo que responda o questionamento levantado por cada um - Qual é meu curso? -, mostrando as profissões da área da comunicação.
Vídeo: https://youtu.be/XQv2zO1A-7g

ÁREA LINGUAGENS
Introdução: Caros participantes da Maratona do Saber, para resolver o desafio da Área de Linguagens, vocês devem assistir ao vídeo e, em seguida, baixar o arquivo, em formato PDF, que contém a mensagem a ser decifrada.
Boa sorte!
Vídeo: https://youtu.be/70uxYHGsHoo
Mensagem: Baixar PDF

ÁREA SAÚDE
Introdução:
A hipovitaminose D é altamente prevalente e constitui um problema mundial de saúde publica.
A vitamina D e seus pró-hormônios tem sido alvo de um número crescente de pesquisas nos últimos anos, demonstrando sua função além do metabolismo do cálcio e da formação óssea, incluindo sua interação com o sistema imunológico.
Estudos atuais têm relacionado a deficiência de vitamina D com várias doenças autoimunes, incluindo a diabetes melitoinsulino-dependente, esclerose múltipla, doença inflamatória intestinal, lúpus eritematoso sistêmico e artrite reumatoide. Diante dessas associações, sugere-se que a vitamina D seja um fator extrínseco capaz de afetar a prevalência de doenças autoimunes.
Com base nessas informações, e no que foi exposto no vídeo, responda o desafio de cada curso.
Vídeo: https://youtu.be/FHOGehoOnz4