PÓS-GRADUAÇÃO EM DESENVOLVIMENTO REGIONAL DA UNISC
REALIZA ESCOLA DE INVERNO

O Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado – da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) irá realizar uma atividade inédita na instituição. A Escola de Inverno (Winter School) começa no próximo domingo, 17/9, e vai até dia 19, terça-feira, numa parceria com o Institute of Geografphy, da Universität Innsbruck (Áustria) e o Programa de Pós-Graduação de Desenvolvimento Regional da FURB (Blumenau/SC).
A Escola de Inverno é uma atividade comum em diversos países no ensino da pós-graduação. É um evento de imersão em projetos e propostas de pesquisa em doutorado, com participação de docentes e estudantes desse nível de formação. Esta atividade se inicia na Unisc este ano e deverá ocorrer todos os anos, sendo itinerante, alternando edições sediadas em Santa Cruz do Sul com edições nas cidades sedes dos demais promotores.
Nesta primeira edição, irão participar nove alunos de doutorado dos Programas de Pós-Graduação das universidades promotoras e de universidades apoiadoras, que são o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNIJUí e o Doutorado em Ciências Sociais da Universidad Nacional de Río Cuarto (Argentina). Além dos doutorandos, participam os professores destas universidades, que irão discutir os projetos de tese dos doutorandos.
PALESTRA ABERTA -  A abertura da Escola de Inverno será no domingo, às 19h, com uma conferência aberta à comunidade e gratuita. Os professores de Innsbruck Martin Coy e Markus Schermer falam sobre A transformação da região: experiências austríacas com abordagens endógena. A conferência será na sala 101 do campus da UNISC.
As demais atividades da Escola de Inverno são restritas aos professores e doutorandos das universidades envolvidas. Mais informações sobre o evento podem ser obtidos no site http://www.unisc.br/site/escolainverno/index.html .

ESCOLA DE INVERNO E VIII SIDR
TÊM HOSPEDAGEM ALTERNATIVA

Em setembro, o Programa de Pós-Graduação estará promovendo dois eventos de caráter internacional: a oitava edição do Seminário Internacional sobre Desenvolvimento Regional, de 13 a 15, e a primeira edição da Escola de Inverno (Winter School), de 17 a 20 de setembro. Ambos devem receber participantes do Brasil e exterior. Além da rede hoteleira tradicional de Santa Cruz do Sul, uma possibilidade de hospedagem alternativa foi organizada pela promoção dos eventos para atender parte dos visitantes.
A alternativa consiste no Seminário São João Batista, localizado há 3,5 km da UNISC. O local, que costuma receber grupos que se destinam a eventos e cursos em Santa Cruz do Sul, tem apartamentos climatizados, que podem abrigar um total de 150 pessoas. Na data de ambos eventos do PPGDR, há uma pré-reserva para os participantes. Os interessados em ficar neste alojamento devem fazer as reservas junto à secretaria do PPGDR, pelo e-mail desenvolvimentoregional@unisc.br .
Informações sobre outras possibilidades de hospedagem podem ser obtidas pelo site do VIII Seminário Internacional (http://www.unisc.br/site/sidr/index.html) ou pelo site da Escola de Inverno (http://www.unisc.br/site/escolainverno/index.html) .