Atividades da Escolas

 

Conferência de Abertura

A Conferência de abertura da Escola de Inverno será realizada pelos professores Dr. Martin Coy e Dr. Markus Schermer, do Institute of Geography - Universität Innsbruck (Áustria). A Conferência de Abertura tem como objetivo apresentar os objetivos da Escola de Inverno e abordar a temática do desenvolvimento regional. Os professor Dr. Martin Coy e Markus Schermer são reconhecido internacionalmente pela sua produção intelectual, resultante de atividades de docência e de pesquisa junto à Universidade de Innsbruck e em outras instituições pela qual passaram.


Mesa Redonda:

A Mesa Redonda “Desenvolvimento Regional: Novos Aportes Teóricos e Metodológicos” reunirá pesquisadores dos Programas de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da UNISC, da FURB, da UNIJUÍ, do Instituto de Geografia, da Universidade de Innsbruck e da Universidade Nacional de Rio Cuarto. A mesa redonda tem por objetivo promover o debate sobre diferentes abordagens teóricas e metodológicas aplicadas ao desenvolvimento regional, a partir das contribuições e reflexões desenvolvidas pelos Programas de Pós-graduação participantes, de modo a avançarmos o debate teórico e metodológico no campo do desenvolvimento regional, e de valorizamos a produção do conhecimento realizado pelos Programas.


Seminários de Pesquisa:

Os seminários de Pesquisa serão o momento principal da Escola de Inverno. O objetivo é proporcionar um espaço de troca de experiências, conhecimentos, e de discussão e de debate entre os participantes. Os Seminários de Pesquisa constituir-se-ão de um conjunto de apresentações, discussões  e debates sucessivos, relativos aos projetos de tese dos estudantes selecionados.  Neles, os estudantes apresentarão oralmente os seus projetos de tese de doutorado aos demais estudantes e aos professores participantes. A apresentação deverá ocorrer num prazo de 30 minutos. Após a apresentação de cada estudante, os demais estudantes e os professores poderão debater e fazer suas contribuições a respeito do projeto de tese e debatê-lo visando contribuir com seu aperfeiçoamento teórico e metodológico. Tais contribuições deverão ser feitas através de intervenções sucintas e objetivas, observando o tempo limite de 60 minutos, para que esse debate seja produtivo e pedagógico. Os estudantes e professores terão disponíveis para sua apresentação notebook e projeto multimídia.
Para proporcionar o acesso a todos os projetos de tese e o tempo adequado para leitura pelos estudantes selecionados e professores que participarão dos Seminários de Pesquisa, os mesmos estarão disponíveis em uma sala virtual no EaD da UNISC, na Web, até o final do mês de julho de 2017. Assim, todos os participantes poderão, com antecedência, ler os projetos, de modo a podermos ter uma participação ativa, um bom debate e troca de experiências sobre o conteúdo e o desenho metodológico dos projetos. Após a confirmação das inscrições, os participantes receberão as informações de como acessar a sala virtual.
Demais estudantes que não foram selecionados para a Escola de Inverno poderão participar dos Seminários de Pesquisa, como ouvintes.


Trabalho de Campo:

O trabalho de campo tem por objetivo  proporcionar aos estudantes e professores o contato e a observação com a realidade regional do Vale do Rio Pardo (Rio Grande do Sul/Brasil), notadamente em relação a sua organização territorial, a sua paisagem e a sua dinâmica de desenvolvimento rural, através da visitação à  pequenas propriedades rurais familiares.  A programação do trabalho campo prevê a realização de um almoço colonial em uma das propriedades rurais a ser visitada.  


Avaliação das atividades e planejamento da próxima Escola de Inverno:

Como última etapa das atividades da Escola de Inverno realizaremos de modo conjunto e participativo uma avaliação de como transcorreram as atividades e os resultados obtidos nessa primeira edição da Escola de Inverno, bem como definiremos a instituição responsável por sediar a próxima edição  da Escola de Inverno, a ser realizada em agosto de 2018, bem como a sua temática central.