PALESTRANTES

 

Rossandro Klinjey

Psicólogo Clínico com Mestrado em Saúde Coletiva e Doutorando em Ciências da Educação. Atualmente atua como Psicólogo Clínico e Palestrante. É Professor da AUNIFACISA Centro Universitário. É escritor e palestrante. Como palestrante, atua nas áreas de recursos humanos, motivacional, liderança, educação, relações interpessoais, desenvolvimento emocional, gestão de pessoas, serviço público, cultura de paz, entre outros, no Brasil, Estados Unidos e Europa.

Rudimar Riesgo

Neuropediatra e Especialista em Epilepsia e EEG pediátrico. Tem Mestrado e Doutorado em Pediatria (UFRGS). Fez um fellowship trainning em EEG e epilepsia no Miami Children's Hospital (FL/USA). Membro da International Child Neurology Association, da International Society for Autism Research e da Academia Iberoamericana de Neuropediatria. Principais temas de interesse: desenvolvimento neuropsicomotor, aprendizado, TDAH, autismo, epilepsia e EEG Pediátrico, bem como doenças cerebrovasculares na infância. Organizou dois lívros e escreveu vários capítulos de livro no campo da Neuropediatria. Professor de Medicina do Departamento de Pediatria da UFRGS. Professor do Programa de Pós-Graduação em Saúde da Criança e do Adolescente (UFRGS). É Chefe da Unidade de Neuropediatria do Hospital de Clínicas de Porto Alegre.

Fabiana Maria das Graças Soares Oliveira

Mestre em Educação pela Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Especialização em Língua Portuguesa, MBA- Gestão Estratégica Avançada, Especialização em Planejamento e Tutoria em EAD. Formação inicial em Letras (Português/Inglês). Professora da Disciplina Educação Especial e Educação Inclusiva no Curso de Pós-Graduação Lato Sensu de Psicopedagogia, Diversidade e Educação Especial do Instituto Libera Limes de Campo Grande/MS. Atividade de voluntariado: Coordenadora Nacional de Educação e Ação Pedagógica da Federação Nacional das APAEs (Fenapaes) e Federação das APAEs de Mato Grosso do Sul. Membro do Fórum Estadual de Educação de MS, GT de Educação Especial, (2007 e atualmente). Membro da Comissão Permanente de Estudo, Acompanhamento e Proposição de Normas de Regulação da Educação Especial, Portaria do Conselho Estadual de Educação, CEE/MS, de 15 de julho de 2011, renovada em 2015. Coordenadora Voluntária da UNIAPAE, professora do curso do Sistema AADID (2010), Diagnóstico e Avaliação de Pessoas com Deficiência Intelectual e do Curso de Estimulação Precoce. Editora Técnica e Membro da Comissão Científica da Revista APAE Ciência. Consultora II – Projeto MEC/Secadi-Unesco-Escolas especializadas.

Karla Wunder

Possui graduação em Pedagogia Educação Especial na área da deficiência intelectual pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul (1993), Pós-Graduação em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Castelo Branco (2005), Mestrado em Educação pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2007), doutoranda na linha de pesquisa Pessoa e Educação na Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul. Professora da Escola Municipal de Ensino Fundamental Especial Professor Lucena Borges da rede municipal de Porto Alegre, ocupando o cargo atualmente de diretora.

Katiuscha Bins

Doutora em Educação pela PUCRS, Especialista em Alfabetização pela mesma Universidade. Graduada em Pedagogia Educação Especial. Professora da EMEEF Professor Luiz Francisco Lucena Borges, atualmente no cargo de vice-diretora desde 2014. Atua há vários anos com formação de professores na instância pública e particular. Professora convidada da PUCRS nos cursos de pós-graduação e extensão na área da educação.

Deusina Lopes da Cruz

Assistente Técnico na Secretaria Nacional de Assistência Social/DPSE/SNAS/SEDS/Ministério da Cidadania com formação em Economia; Especialista em Políticas Públicas de Proteção e Desenvolvimento Social, com tema: Família, Deficiência e Proteção Social; Master Ibero-americano em Inclusão e Avaliação Social das Deficiências.

Marcelo da Silva

Coordenador Estadual de Assistente Social da FEAPAES RS, graduado em Serviço Social; Especialista em Direito de Família Contemporâneo e Mediação; Atualmente Presidente do Conselho Estadual de Assistente Social e Conselheiro Estadual dos Direitos da Criança e do Adolescente.

Erenice Soares de Carvalho

Doutora em Psicologia, fonoaudióloga, Consultora da Federação Nacional das APAES, da Secretaria de Educação do Distrito Federal e também Consultora do Ministério de Educação- Brasília-DF.

Rita Bersch

Fisioterapeuta, diretora da Assistiva Tecnologia e Educação; Mestre em design pela UFRGS, com pesquisa na área de Tecnologia Assistiva; possui formação em Tecnologia Assisitiva pelo ATACP 2006 – Programa de Certificação Aplicado a Tecnologia Assistiva da CSUN – Universidade Estadual de Northridge, Califórnia, EUA e também pela Fundação Don Carlo Gnocchi de Milão, Itália; Membro da ISAAC – Sociedade Internacional para a Comunicação Aumentativa e Alternativa e da ISAAC Brasil; Membro do CAT – Comitê de Ajudas Técnicas da Secretaria dos Direitos Humanos da Presidência da República; Autora de livros e artigos que abordam o tema da Tecnologia Assistiva no contexto educacional inclusivo.

Luciana Ferreira

Psicopedagoga, psicanalista, pedagoga e advogada. Doutora e mestre em educação pela PUCRS. Desenvolve há mais de dez anos pesquisa cientifica em neurociências e cognição, em parceria com instituições de renome internacional. Professora universitária de graduação e de pós-graduação atuando no Rio Grande do Sul, Santa Catarina e Mato Grosso. Proprietária e diretora do Institut Avuí no qual há 25 anos dedica-se à prática psicopedagógica clínica com crianças, jovens, adultos e idosos. Pioneira no Brasil no atendimento psicopedagógico de adultos (andrapsicopedagogia), em especial adultos maduros (gerontopsicopedagogia). Especialista em reabilitação cognitiva (cognitive rehabilitation therapy – CRT) e pesquisadora do GEPPp-LA. Assessora e consultora psicopedagógica e educacional. Idealizadora do Percurso em Psicopedagogia, que consiste em formação continuada de aprofundamento teórico-científico covisionado. Membro da ABRprs, SPOB e OABRS.

Magda Altafini

Psicopedagoga Clínica com 19 anos de experiência. Professora há 36 anos. Especialista em Neuropsicologia. Mestre em Educação PUC-RS. Dois livros lançados: Ensinar na Diversidade: Desafio de todos os Educadores e Motivação para aprender na Vida. Escritora e palestrante internacional. Pesquisadora de Psicologia Positiva desde 2009.

Natália Magalhães

Musicoterapeuta Formada pela Faculdade EST em 2008; Aprimoramento em Musicoterapia e Neuroreabilitação de crianças e adultos (Neuromusica-ARG), Tecnologias computacionais como ferramenta de apoio terapêutico (AACD). Formação de implementadora da Análise do Comportamento Aplicada ABA (Fundação Panda). Fellowship em Musicoterapia Neurólogica (Unkefer Academy for Neurologic Music Therapy-EUA). Trabalhou como Musicoterapia na AACD em Porto Alegre de 2011 a 2014 e na Clinica Interligar de 2014 até o presente momento. Mestranda em Reabilitação e Inclusão pelo IPA.

Fernanda Vicari dos Santos

Assistente Social, formada na Unisinos em 2008, atualmente trabalha no Projeto Rumo Norte, onde há 6 anos realiza acompanhamento, encaminhamentos e orientações para os beneficiários com deficiência e suas famílias. Vice Coordenadora na Comissão de Saúde da Pessoa com Deficiência de Porto alegre. Conselheira no COEPEDE - Conselho Estadual da Pessoa com Deficiência. Presidente da AGADIM- Associação Gaúcha de Distrofia Muscular. Ativista pelos Direitos das Mulheres com Deficiência e membra fundadora do Coletivo Feminista Helen Keller de Mulheres com Deficiência.

Ana Heloísa Moreno

Assistente Social, Mestre em Política Social e servidora da carreira de Analista de Políticas Sociais. Experiência profissional concentrada na área de gestão da política de assistência social. Atuou por 2 anos na Secretaria Nacional de Renda e Cidadania do Ministério da Cidadania na gestão do programa Bolsa Família, por 6 anos tem atuado como assessora do Gabinete da Secretaria de Assistência Social, colaborando na coordenação da Política de Assistência Social. Já trabalhou como pesquisadora na área de Assistência Social no Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada e como professora na Universidade Federal de Brasília.

Vaneza Silva

Vaneza Possui graduação em Educação Especial pela Universidade Federal de Santa Maria (2003); pós-graduação em Psicopedagogia Institucional pela Universidade Comunitária de Chapecó- Unochapecó (2004 a 2006). Mestrado em Educação na linha de pesquisa: Educação, Cultura e Produção de Sujeitos pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC); (2016 a 2018). Atualmente é aluna do Curso de doutorado (2019) em educação pela mesma instituição. Atuou na coordenação da Escola Recanto da Esperança APAE/Chapecó em 2005 a 2007, como também, foi professora orista pela Universidade Comunitária de Chapecó- Unochapecó ministrando as disciplinas de Fundamentos da Educação Especial; (2007). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Especial, intervindo principalmente nos seguintes temas: Formação de Professores, Docência, diferença e transtorno do espectro autista. É professora da Rede Municipal de Ensino de Santa Cruz do Sul (RS), atuando no trabalho pedagógico com alunos com o transtorno do espectro autista na APAE de Santa Cruz do Sul.

Sibila Mendes

Formada pela Universidade Federal de Pelotas. Possui Curso de Integração Sensorial, Teoria, Prática e Avaliações. (módulos I e II). (CREFITO 5 18.517-TO.) Atualmente, é terapeuta ocupacional da APAE de Santa Cruz do Sul, atendendo a demanda clínica de deficiências múltiplas desta entidade. Responsável técnica pelo Residencial Geriátrico Laranjeiras em Santa Cruz do Sul, onde desenvolve o trabalho de reabilitação cognitiva e melhora do desempenho ocupacional dos idosos.

Darci Orso

Graduado pela FEEVALE – Novo Hamburgo - Pós-Graduado em futebol UFRGS em 1979 - Pós-Graduado em Natação UFRGS em 1981 - Pós-Graduado em Psicomotricidade UFRGS em 1982 - Curso de Atualização na Áustria em 1978 e 1981 - Cursos de atualização feitos em todo o Estado e País, em diversas áreas - Doutorando em Educação Física pela Universidade de Leon – Espanha

Stevan de Melo Pinto

Graduado em Fisioterapia pela FEEVALE – 2006; Atuante há 12 anos em Fisioterapia Neurofuncional; Formação em Treinamento Locomotor – 2016; Formação em PediaSuit -2017; Fisioterapeuta proprietário do Studio Neuro

Paulo José Antoni

Professor de educação física da APAE de Portão desde 1997, coordenador de educação física da FEAPAES RS de 2006 até os dias atuais, Técnico em atletismo paraolímpico NIVEL II pelo Comitê paraolímpico Brasileiro CPB, arbitro de bocha paraolímpico pela ANDE, Técnico da seleção paraolímpico escolar gaúcha desde 2011, Voluntário de apoio técnico na modalidade de Bocha paraolímpico do RIO 2016.

Valéria Neves

Valéria Neves Kroeff Mayer (Léla Mayer) possui Mestrado em Educação (2009) pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul. É também Mestre em Desenvolvimento Regional (2001), pela Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC/RS). Valéria é Especialista em Educação Especial (UNISC, 1999), graduada em Pedagogia (UNINTER, 2015) e Fisioterapia (FEEVALE, 1996). É Fisioterapeuta e Docente Concursada na Universidade de Santa Cruz do Sul, onde ministra as disciplinas de Fisioterapia Neurofuncional I e II, Fisioterapia Neuropediátrica e Estágio Supervisionado. No campo da Educação atua como assessora pedagógica, palestrante e oficineira, abordando especialmente as temáticas sobre Neuroaprendizagem, Letramento e Alfabetização, Ludicidade e Mediação de Leitura. É Contadora de Histórias, integrante da Red Internacional de Cuentacuentos (International Storytelling Network), escritora e focalizadora de Danças Circulares Sagradas.

Patricia Hoffmeister

Fonoaudióloga (CRFa7 8731) – IPA/2004, Especialista em Psicopedagogia – UCB/2008; Mestranda em Neurociências – PPGMCS/PUCRS. Ocupação atual: Multiplicadora, Distribuidora e Cessionária/RS do Método das Boquinhas. Co-autora de Materiais Boquinhas (Jogo RIMAS 7x1, Aplicativos). Fonoaudióloga Clínica - Prefeitura Municipal de Alvorada/RS e Clínica CIM- POA/RS. Docente na Pós-graduação – IERGS.

Neusa Salaberry

Mestre em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Rio Grande do Sul - Linha de Pesquisa: O Desenvolvimento da Pessoa, Saúde e Educação, Título da Pesquisa: A APAE EDUCADORA: na prática de uma unidade da APAE de Porto Alegre; Especialista em Psicopedagogia e Administração do Sistema escolar, licenciada em Pedagogia e Ciências da Natureza. Atuação: conselheira Estadual da Educação de 2012 até 2018, professora de matemática no Ensino Fundamental, atuou na coordenação pedagógica, direção de escolas públicas do estado, na direção e assessoria pedagógica da APAE de Porto Alegre, participa de painéis e também como palestrante sobre a Educação Especial, atualmente é participante do Fórum de Inclusão Escolar de Porto Alegre e Membro Do Fórum Municipal de Educação representando esse Fórum.

Fernanda Poletto

Pedagoga Brincante, crianceira, poetisa de infância e educadora popular. Pós-graduada em Educação Popular e Movimentos Sociais. Foi Coordenadora Pedagógica da Escola Janela - GO. Fundadora do Projeto de educação livre com a natureza: Pomar de infância Timbaúva. Implementou projetos de horta escolar e educação ambiental em escolas do RS nos últimos 10 anos. Criadora do PerCurso de formação para professoras(es) A Natureza da Criança. Atua em escolas com crianças, adolescentes e adultos. Tutora madrinha de escolas e projetos educacionais que querem ousar uma educação transformadora. Gosta de brincar e ama as crianças. Tem fé na potência das educadoras(es) e trabalha para que sejam cuidadas e valorizadas num futuro próximo.

Lúcia Centena

Formação Magistério Escola Normal São João Batista - Camaquã. Curso de História - PUC -Porto Alegre. Curso de Estudos Sociais - PUC - Porto Alegre. Mestrado em Ciências Empresariais - Universidade do Porto - Portugal. Especialização em Educação Especial e Educação Inclusiva - UNINTER - Porto Alegre. Professora do Curso de Magistério da Escola São Jeronimo - São Jeronimo. Atuação como professora alfabetizadora, regente de classe, vice-diretora e coordenadora pedagógica nas Escolas Apeles Porto Alegre, Rio Branco e Escola Ceará - Porto Alegre. Coordenadora Pedagógica da Federação das APAES do RS.

Márcia da Silva Garcia

Graduada em pedagogia. Especialista em Atendimento Educacional Especializado, Transtornos do Espectro Autista e Audiodescrição Audiovisual. Coordenadora das equipes de educação Especial e educação de Jovens e Adultos na Secretaria de Educação do Estado do rio Grande do Sul. Experiências na área da Educação, Gestão Escolar, Docência em anos iniciais e EJA, Docência em Classes e Escolas Especiais, Docência no Ensino Superior e Pós-Graduação.

Maristela Cernicchiaro Deos

Licenciatura em Educação Física, Pós-Graduação em Medicina do Exercício e Ciência da Saúde, Psicologia e Altas Habilidades/superdotação e problemas do Desenvolvimento da Infância e Adolescência. Capacitação em Atendimento Educacional Especializado, Língua Brasileira de Sinais – LIBRAS, Atendimento Hospitalar e Domiciliar, experiências profissionais em: Gestão Escolar, Docência de Ensino básico e Escola Especial, Docência em graduação e Pós-Graduação e Assessoria Técnica Pedagógica – SEDUC.

Karen Justo

Professora da rede municipal de Fortaleza.

Mariana Potrich

Graduada em Psicologia, Mestre em Reabilitação e Inclusão, Especialização em Psicopedagogia Clínica e Institucional, Especialização em Educação Especial e Processos Inclusivos, Formação em Terapia Sistêmica de Família. Capacitação básica em terapia de Integração Sensorial e Capacitação para uso do protocolo Preaut para detecção precoce de risco psíquico, psicóloga da E.E.Dr. João Alfredo de Azevedo APAE Porto Alegre.

Guiomar Marques

Habilitada para Magistério em 1986, Graduada em Serviço Social pela Universidade Católica de Pelotas (1997), possui Formação em Socioterapia (1999), Especialização em Administração Hospitalar e Negócios em Saúde pelo Instituto de Administração Hospitalar e Ciência da Saúde (2006), Curso de Educacion a Distância a nível de Post Grado “Gerência Social de Programas de Bienestar” (1999-2000), pelo Centro Latino americano de Trabalho Social de Lima, Perú (CELATS), Pós-Graduação em MBA Gestão de Pessoas, pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e IERGS (2012-2014), Pós-Graduação em Políticas e Gestão de Serviço Social pelo Centro Universitário Leonardo da Vinci e Instituto Brasileiro de Administração Municipal (2016 a 2018) Pós-Graduação em Assistência Sócio jurídico em Segurança Pública pela FAVENI (Cursando). Assistente Social e Coordena o Serviço de Estimulação Precoce e Pedagogia Inicial da Escola de Educação Especial Nazareth.

Vicente Coda

Graduação em Psicologia, Formação em Psicoterapia de Orientação Psicanalítica, Supervisor do grupo de acompanhamento terapêutico da comunidade terapêutica D.W. Winicott, Psicólogo Escolar na Escola de Educação Especial Nazareth.

Cristina Lasch dos Santos

Formação em Magistério, Pedagogia Educação Especial na Universidade de Passo Fundo, Curso Especial de Formação de Executores na área de Educação Profissional, Pedagoga da APAE de Santa Cruz do Sul. Atuação a mais de vinte anos na formação de pessoas com deficiência intelectual ou múltipla, do programa de trabalho, emprego e renda. Integra a equipe multiprofissional nas sensibilizações em empresas locais.

Mirian de Moura Camilio

Formação em Pedagogia capacitação anos iniciais em educação infantil e graduação em Educação Física pela UNIJUÍ, especialização em educação especial, deficiência intelectual, curso de aperfeiçoamento e atualização profissional: Inclusão no trabalho para pessoas com deficiência. Coordenação em escola especial. Diretora da escola de educação especial Girassol APAE Panambi. Integrante do grupo de articulação para a inclusão da pessoa com deficiência no trabalho de Panambi.

Mara Ines Wojah

Formação Serviço Social UNISC, Assistente da APAE de Santa Cruz do Sul a 14 anos, atualização em sensibilização de gestores e colaboradores de empresas, encaminhamento e acompanhamento de pessoas com deficiência no programa trabalho, emprego e renda.

Luciano Reck

Formação psicologia UNISC, especialização em desenvolvimento infantil UNISC. Vinte anos de experiencias em APAEs, atualização em sensibilização de gestores e colaboradores de empresas, encaminhamento e acompanhamento de pessoas com deficiência no programa trabalho, emprego e renda.

Cristina Faller Petry

Formação pedagogia. Vinte anos de experiencias em APAEs, atualização em sensibilização de gestores e colaboradores de empresas, encaminhamento e acompanhamento de pessoas com deficiência no programa trabalho, emprego e renda.

Ricardo Sukiennik

Mestre em pediatria pela Unifesp/EPM. Doutor em pneumologia pela UFRGS. Especialista em ensino médico pelo FAIMER. Professor adjunto do departamento de pediatria da UFCSPA. Pediatra do desenvolvimento do HCSA.