Pesquisa

O Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia – NITT, ligado à Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação - PROPPG, é responsável pela gestão da propriedade intelectual da UNISC e pela transferência de tecnologias advindas de atividades institucionais, entre outras atividades afins.

Missão

Promover a interação e a negociação entre a UNISC e a comunidade no que tange a propriedade intelectual e a transferência de tecnologias produzidas pela Universidade.

Objetivos

  • Assessorar a comunidade acadêmica no que se refere às informações sobre a legislação relativa à propriedade intelectual, transferência de tecnologia e incentivos fiscais para empresas que investem em pesquisa e desenvolvimento em parceria com Universidades;
  • Coordenar as negociações relativas à propriedade intelectual e ao sigilo em projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico;
  • Viabilizar o registro e a comercialização da propriedade intelectual, de inovação e efetuar a transferência de tecnologia;
  • Transferir todas as tecnologias produzidas pela UNISC ao setor produtivo, sob forma de licenciamentos, transferência de Know How ou desenvolvimento de pesquisa em parceria;
  • Intensificar a interação entre a UNISC e a comunidade, no intuito de fomentar o desenvolvimento da pesquisa institucional em áreas de interesse da sociedade, além de buscar parcerias para a execução dessas pesquisas;
  • Agir coordenadamente com o Pólo de Modernização Tecnológica do Vale do Rio Pardo – PMT/VRP e o Núcleo de Assessoramento a Projetos – NUAP, na busca e divulgação de editais e fontes de fomento, no país e no exterior, que apóiam projetos de pesquisa e de desenvolvimento tecnológico;
  • Agir coordenadamente com a Incubadora Tecnológica – ITUNISC para disseminar a importância e o incentivo à inovação tecnológica no setor empresarial

 

Manual de Propriedade Intelectual

Autores:
Liane Mählmann Kipper
Isabel Grunevald
Daiane Ferreira Prestes Neu

[ FAÇA AQUI O DOWNLOAD ]

Registro de Propriedade Intelectual

O NITT atua no registro das Marcas, Patentes, Desenhos Industriais e Softwares, além dos demais segmentos da Propriedade Intelectual da Universidade, bem como auxilia na elaboração, depósito e acompanhamento de Marcas de empresas vinculadas, direta ou indiretamente, à Instituição.

O encaminhamento dos pedidos se dá através de formulários específicos que possibilitam a realização de procedimentos necessários ao encaminhamento, tais como a averiguação de anterioridade através de buscas em base de patentes, bem como a análise da viabilidade técnica e econômica do invento, quando for o caso.

Além disso, após o depósito, o NITT realiza todo monitoramento do processo visando o cumprimento adequando de todas as exigências auferidas sobre o registro.


Pesquisa, Desenvolvimento e Soluções Tecnológicas

Na área de Pesquisa, Desenvolvimento e Soluções Tecnológicas o NITT atua no sentido de apresentar e/ou desenvolver soluções tecnológicas para as empresas, por meio da pesquisa desenvolvida na Universidade, atuando em conjunto com o Pólo de Modernização Tecnológica, Grupos de Pesquisa e os Programas de Pós-Graduação.

As Empresas que desejam buscar serviços para aprimorar seus produtos ou processos, desenvolver melhorias em produtos já existentes, buscar inovações ou realizar projetos de pesquisa em conjunto com a Universidade, podem contatar com o NITT.


Transferência de Tecnologias

O NITT tem a função de transferir as tecnologias produzidas na UNISC para as empresas, atuando na captação de potenciais pesquisadores no desenvolvimento das tecnologias em escala industrial e como agente de negociação entre Universidade e o setor empresarial. O processo se dá através de licenciamentos, transferência de Know-how ou desenvolvimento de pesquisa em conjunto, negociada entre o NITT e a empresa interessada.


Capacitação de Recursos Humanos

O NITT tem o objetivo de promover atividades voltadas à difusão da Propriedade Intelectual no âmbito da Universidade/Empresa, por meio de palestras, cursos, seminários e outros eventos, visando à capacitação da comunidade em áreas específicas relacionadas à Propriedade Intelectual e à gestão da Inovação Tecnológica.

Contempla toda a criação e expressão da atividade humana, fixada em qualquer suporte, tangível ou intangível, em seus aspectos científicos, tecnológicos, literários e artísticos, abrangendo, sem limitar-se, invenção, aperfeiçoamento, modelo de utilidade, modelo e desenho industrial, marcas, direitos autorais e direitos conexos, programas de computador e cultivares.

Legislação e Conceituação

  • Marcas;
  • Patentes;
  • Modelo e desenho industrial;
  • Direitos autorais;
  • Programas de computador;
  • Cultivares;
  • Topografia de Circuitos Integrados.

 

Diagrama da Propriedade Intelectual

É o processo de repassar à sociedade aplicações práticas do conhecimento científico-tecnológico, decorrentes de uma atividade de pesquisa ou desenvolvimento, de modo a gerar resultados exeqüíveis e úteis a essa sociedade.

Nesse sentido, o Núcleo de Inovação e Transferência de Tecnologia – NITT da UNISC, busca interagir as atividades desenvolvidas nas áreas de inovação, pesquisa e desenvolvimento, com as comunidades internas e externas, proporcionando a aplicação do conhecimento de seus pesquisadores no meio empresarial.

 

Fique por dentro

Receba as edições do Boletim É Notícia e a divulgação de eventos e capacitações promovidos pelo NITT

 

Horário de atendimento

8h às 11h30 - 13h às 17h

Coordenação

Isabel Grunevald
E-mail: isabelg@unisc.br

Contato Geral

E-mail: nitt@unisc.br
Endereço: Av. Independência, 2293, Bloco 16, Sala 1603
Santa Cruz do Sul/RS – 96815-900
Telefone: (51) 3717-7516

MENU PRINCIPAL