AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

A Unisc, desde 2009, é parceira da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) na oferta de cursos de licenciatura por meio do Plano Nacional de Formação de Professores da Educação Básica (Parfor). Já formou mais de 120 docentes e conta com duas turmas em andamento. O total ultrapassará 180 professores formados. Agora, com a Plataforma Freire 2, a Unisc estreitou seus laços com a Capes e oferece também cursos de pós-graduação lato sensu (especialização).

Essa Plataforma, a exemplo da antiga, visa captar o interesse de docentes da Educação Básica que estão lecionando na rede pública estadual ou municipal – e que não possuem formação adequada –, para oferecer a eles essa oportunidade ímpar. De acordo com o coordenador geral do Parfor na Unisc, professor Renato Nunes, o processo de captação de interesse é de suma importância, pois é através do cadastro do interessado (a ser feito diretamente na Plataforma) que a Capes direcionará o candidato para o curso de seu perfil.

“Além disso, dada a atual conjuntura do país, as perspectivas de a Capes possibilitar o ingresso para novas turmas nessas modalidades são poucas. Isto é, talvez essa seja uma das últimas oportunidades para professores da rede pública completarem suas formações em termos de graduação ou de pós-graduação via Plataforma Freire”, aponta Nunes. Ele destaca que o docente não paga para estudar, independente se o curso for de licenciatura ou de especialização. “Os custos são assumidos diretamente pela Capes”, afirma.

As aulas na Unisc, para ambas as modalidades (graduação e pós-graduação), serão ministradas às sextas-feiras (noite) e aos sábados (manhã e tarde). Para realizar o cadastro, o professor interessado deve acessar o site http://freire2.capes.gov.br e preencher o formulário disponível. O prazo se encerra no dia 1º de dezembro. Informações sobre matrículas, disponibilidade de vagas, curso que cada docente pode frequentar, entre outras, serão fornecidas diretamente pela Capes em tempo oportuno.

A previsão inicial para atender à demanda desse cadastro é que as aulas iniciem em agosto de 2018. Dúvidas podem ser esclarecidas com o professor Nunes pelo e-mail renato@unisc.br ou pelos telefones (51) 3713-9454, 3717-7368 e 99309-1559.

 

Cursos ofertados pela Unisc

 

Graduação:

Pedagogia - Licenciatura - 1 turma - 50 vagas 

Geografia - Licenciatura - 1 turma - 50 vagas

Matemática - Licenciatura - 1 turma - 50 vagas

Filosofia - Licenciatura - 1 turma - 50 vagas

 

Pós-Graduação:

Especialização em Alfabetização - 1 turma - 30 vagas

Especialização em Educação Infantil - 1 turma - 30 vagas

Especialização em Matemática - Anos Finais do Ensino Fundamental - 1 turma - 30 vagas

 

 

*Publicado por Felipe Nopes

MENU PRINCIPAL