Fotos: Luiz Fernando Bertuol

Servidores municipais que pretendem voltar a estudar já podem se programar. A Prefeitura de Santa Cruz do Sul e a Unisc firmaram, na manhã desta quarta-feira, 27 de dezembro, um convênio que concede 30% de desconto para servidores e seus dependentes nos cursos de graduação dinâmica. O termo de adesão foi assinado pela vice-prefeita Helena Hermany em ato que contou com a presença do secretário municipal de Administração e Transparência, Vanir Ramos de Azevedo; do pró-reitor de Administração da Unisc, Dorivaldo Brites de Oliveira; e do coordenador dos cursos de Marketing e Gestão Comercial, André Kohl. Também acompanharam a assinatura os responsáveis pelos núcleos administrativos das secretarias municipais.

Em 2018, serão oferecidos pela Unisc cinco cursos de graduação dinâmica, todos reconhecidos pelo Ministério da Educação (MEC): Gestão Comercial, Gestão de Recursos Humanos, Logística, Marketing e Processos Gerenciais. As aulas ocorrerão três vezes por semana (segundas, terças e quintas-feiras). O tempo de duração também será mais curto que os demais cursos de nível superior oferecidos pela universidade, visto que a conclusão acontece após dois anos. As certificações serão fornecidas por etapas, sendo a primeira após o primeiro ano, a segunda após o terceiro semestre e a última ao final do curso.

Conforme Kohl, os cinco cursos foram concebidos para dar uma resposta rápida ao mercado. As aulas seguem uma metodologia diferenciada, conhecida como “sala de aula invertida”. Os professores disponibilizam a teoria e durante as aulas ocorrem as atividades práticas. “Parte-se do problema do acadêmico e não do docente. Os alunos levam situações de trabalho para serem resolvidas na sala de aula e o professor atua como um mediador”, explicou.

Ao assinar o convênio, a vice-prefeita falou sobre a importância desta nova oportunidade na vida dos servidores municipais e do diferencial da qualificação para o trabalho. “O conhecimento ninguém tira da gente”, disse Helena. Na mesma linha de pensamento, o secretário municipal de Administração salientou que, com o convênio, mais uma porta se abre para a qualificação dos servidores. “Este é mais um convênio que assinamos em 2017 para beneficiar nossos colegas servidores”, observou Azevedo.

Interessados em ingressar em um dos cinco cursos de graduação dinâmica têm até o dia 10 de janeiro de 2018 para efetuar a inscrição pelo site www.unisc.br. A taxa é de R$ 35,00, sendo isenta ao candidato que utilizar a nota da redação do Vestibular da Unisc (2016 a 2018) ou do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem – 2010 a 2017). O processo seletivo ocorrerá junto com o vestibular do curso de Medicina, no dia 13 de janeiro, às 14h30, com a realização de uma prova de proficiência em Língua Portuguesa (redação). O valor da mensalidade, já com o desconto, é de R$ 595,00.

*Publicado por Felipe Nopes