Com a presença da reitora da Unisc, Carmen Lúcia de Lima Helfer, e do o prefeito de Venâncio Aires e presidente do Cisvale, Giovane Wickert, foi realizada nesta quinta-feira, 26 de outubro, na sala de reuniões da Reitoria da Universidade de Santa Cruz do Sul, uma reunião técnica, onde autoridades da região e entidades debateram o Centro Vocacional Tecnológico da Diversificação da Fumicultura do Vale do Rio Pardo (CVT), que deverá ser inaugurado na próxima edição da Expoagro/Afubra.

Durante o encontro, o pró-reitor de extensão e relações comunitárias da Unisc, Angelo Hoff, apresentou o projeto e o andamento da construção junto ao Parque de Exposições da Expoagro, em Rincão del Rey, Rio Pardo, que já está mais de 80% finalizado. Após, os representantes foram convidados para um debate sobre a diversificação e a importância do CVT que irá centralizar ações da diversificação da agricultura familiar da região e servirá como unidade de extensão tecnológica.

A implantação do CVT começou em 2013, numa parceria entre a Prefeitura de Rio Pardo, a Associação dos Fumicultores do Brasil (Afubra), a Unisc e o Conselho Regional de Desenvolvimento do Vale do Rio Pardo (Corede/VRP). O objetivo é estimular a transferência de conhecimento para o desenvolvimento regional sustentável.

Também integram o projeto a Prefeitura de Rio Pardo; o Sindicato dos Trabalhadores Rurais de Rio Pardo; a Emater; a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa); a Afubra; a Escola Família Agrícola de Santa Cruz do Sul (Efasc); a Associação dos Municípios do Vale do Rio Pardo (Amvarp); e o Arranjo Produtivo Local (APL/VRP).

No dia 16 de novembro, o grupo terá um novo encontro a partir das 8h30, também na Unisc.

*Publicado por Josemar Santos