Fotos: Felipe Nopes

Na presença de autoridades, convidados e comunidade acadêmica, foi realizada na manhã desta quarta-feira, 20 de dezembro, a cerimônia de posse da Reitoria da Unisc para a gestão 2018-2021. Durante o evento, que ocorreu no Auditório Central da universidade e contou com a participação da Orquestra de Câmara Unisc, foram empossados a professora Carmen Lúcia de Lima Helfer, como reitora reeleita, e o professor Rafael Frederico Henn, como vice-reitor. Também tomaram posse os pró-reitores, os coordenadores das pró-reitorias, a chefe de gabinete, os chefes e subchefes de departamentos, os coordenadores e subcoordenadores dos cursos de graduação e os coordenadores e coordenadores adjuntos dos programas de pós-graduação stricto sensu.

Encerrando a gestão de dois quadriênios, o vice-reitor, professor Eltor Breunig, fez agradecimentos e reconhecimentos pessoais aos gestores e aos técnicos administrativos da Unisc e do Hospital Santa Cruz (HSC). “A atuação e o apoio dos conselhos e dos colegiados da Unisc foram fundamentais para que a Instituição se mantivesse viável, democrática, humanista e comprometida com a comunidade, como é de sua essência. Que a Universidade acompanhe as transformações que o mundo exige, sem jamais perder seu diferencial de comunitária e de excelência”, destacou.

Em seu pronunciamento, o presidente do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) e reitor da Universidade de Passo Fundo (UPF), José Carlos Carles de Souza, afirmou que a cerimônia estava carregada de emoção. “Esse momento significa assumir compromissos cada vez maiores com as nossas comunidades. O Comung se orgulha em poder contar com uma instituição como a Unisc. Desejo muito sucesso nessa nova etapa que se inicia”, salientou.

O vice-presidente da Associação Brasileira das Universidades Comunitárias (Abruc) e reitor da Universidade do Vale do Taquari (Univates), Ney José Lazzari, desejou muito trabalho à reitora da Unisc. “Se tivermos isso, estaremos fazendo coisas boas, coisas certas e para o bem da comunidade”, frisou. Em sua fala, a professora Carmen Lúcia fez agradecimentos especiais ao vice-reitor Eltor Breunig e aos pró-reitores e desejou boas-vindas ao novo vice-reitor, Rafael Henn. “Será importante contarmos com os colegas que continuam e com os que assumem novas funções. Para que possamos fazer a gestão da universidade, precisamos de vocês no futuro da Unisc”, ressaltou.

A reitora também apontou a necessidade de novos movimentos para o ciclo 2018-2021. “O futuro espera muito de nós. A equipe que assume hoje ofertará o que há de melhor. A evolução precisa continuar, precisa de muitas mãos, precisa das nossas mãos. A Unisc do futuro recomeça agora e nós recomeçamos já”, finalizou.

*Publicado por Felipe Nopes