O professor dos programas de pós-graduação em Sistemas e Processos Industriais (PPGSPI) e em Tecnologia Ambiental (PPGTA), Adilson Ben da Costa, esteve na cidade de Armênia (Colômbia), entre os dias 29 de outubro e 4 de novembro. Na oportunidade, participou da Semana Agroalimentar, promovida pela Faculdad de Ciencias Agroindustriales - Universidad del Quindío (Uniquindio), quando ministrou a palestra intitulada Quimiometría aplicada a los procesos agroindustriales, apresentando os principais estudos desenvolvidos pelo Grupo de Pesquisa em Quimiometria da Unisc.

O docente da Unisc também participou de reuniões com estudantes e professores dos diferentes cursos de graduação e de pós-graduação da Uniquindio, com o intuito de fomentar o intercâmbio de estudantes e professores das duas instituições, bem como o desenvolvimento de pesquisas em conjunto.

Em março de 2018, uma estudante de Mestrado em Química da Uniquindio irá desenvolver parte da sua pesquisa junto ao Grupo de Pesquisa da Unisc. “Quimiometria é a ciência relacionada às medidas realizadas em um sistema ou processo químico, obtendo informações sobre o estado do sistema através da aplicação de métodos matemáticos ou estatísticos”, revelou o professor Adilson. Além dele, o grupo de Pesquisa em Quimiometria da Unisc conta com a participação de outros cinco pesquisadores: Bruna Tischer (Unisc), Gilson Augusto Helfer (Unisc), Valeriano Antonio Corbellini (Unisc), Fábio dos Santos Grasel (Tanac) e Marco Flores Ferrão (Ufrgs), além de seis estudantes de pós-graduação.

A Universidade de Santa Cruz do Sul e a Uniquindio firmaram, em 2016, um Acordo de Duplo Diploma, vinculado ao PPGSPI e que possui dois alunos realizando formação nesse regime. Além disso, as universidades possuem Acordo de Intercâmbio de estudantes que tem permitido a mobilidade regular de alunos de graduação.

*Publicado por Josemar Santos