A Universidade da Coruña da Espanha (UDC) recebeu, no 14 de novembro, a apresentação do livro editado pela Confederação Nacional de Municipios do Brasil, intitulado Municipalismo: perspectivas da descentralizaçao na América Latina, na Europa e no Mundo,  coordenado pelos professores Ricardo Hermany (Unisc) e António Cândido de Oliveira (Universidade do Minho - Portugal). Na obra,   o profesor de Direito Administrativo da UDC, Carlos Aymerich, desenvolveu o capítulo Unha aproximación ao Réxime Xurídico dos Municipios de España.

Durante a apresentação do volume, o reitor da UDC, Julio Abalde, sublinhou a colaboração internacional entre as três universidades para investigar temas realacionados à administracão local. “Trata-se de uma obra que apresenta diversos e importantes conteúdos de conhecimento de referência em nível nacional e internacional”, declarou.

Para o professor António Cândido de Oliveira, o livro traz uma visão internacional comparada ao municipalismo. “A Europa possui uma democracia consolidada em termos de municipalismo e a América Latina outra. Então, um dos desfios que o municipalismo enfrenta é a relacão entre as cidades e os conselhos, um problema evidente, especialmente pela existência de cidades cada vez maiores”, salientou. De sua parte, o professor de Direito da Unisc, Ricardo  Hermany, também destacou a importância do livro. “Nessa obra, houve uma preocupação em produzir elementos que possam contribuir para o desenvolvimento e para melhorar as condicões de vida nos municipios”, ressaltou.

A obra é resultado de uma parceria entre o Programa de Pós-graduação em Direito da Unisc (PPGD), Universidade do Minho, Universidade da Coruña, Federação Latino-americana de Cidades, Municípios e Associações (Flacma), Associação Chilena de Municípios, Cidades e Governos Locais Unidos (CGLU), com apoio institucional da Confederação Nacional de Municípios (CNM), e dedicada ao presidente da CNM, Paulo Ziulkoski. Participam, além dos coordenadores António Cândido e Ricardo Hermany, Carlos Aymerich Cano (Espanha), Mário Rosales (Chile), Pedro Silva, Joana Gomes e Joaquim Rocha (Portugal), Elena Garrido e Guilherme Giacobbo (Brasil).