Josemar Santos

Professor Markus Erwin Brose

O projeto Adaptação à Mudança Climática, do programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional da Unisc (PPGDR), lançou nesta quarta-feira, 8 de novembro, o primeiro Atlas de Desastres Naturais de Santa Cruz do Sul. Desenvolvida pelo professor Markus Erwin Brose, a publicação em forma de e-book reúne os mais impactantes eventos climáticos que aconteceram no município de 1991 a 2016. “O objetivo é levantar o debate acerca da prevenção, fornecendo por meio desse apanhado histórico informações didáticas para escolas e comunidade em geral. Desastres naturais nunca são temas muito agradáveis, mas é necessário bater nessa tecla e fazer com que eles façam parte do planejamento urbano, principalmente porque têm se tornado cada vez mais recorrentes”, salientou o autor da obra.

Para a elaboração do e-book, que ficará disponível para download gratuito na página da Edunisc, o professor utilizou informações disponíveis no Atlas Brasileiro de Desastres Nacional, desenvolvido pela Universidade Federal de Santa Catarina, e teve acesso aos registros da Defesa Civil do município e também aos arquivos de jornais locais. Também apoia a publicação o Núcleo de Gestão Pública da Unisc.

Para culminar com o lançamento do atlas, o Projeto Adaptação à Mudança Climática realizou a palestra Sistema Estadual de Gestão de Riscos e Desastres Naturais, na sala 108 da Unisc. Dentre os presentes, estiveram o coordenador regional de Defesa Civil/Lajeado, tenente André Ricardo Pereira Silvério, e o coordenador de Defesa Civil Municipal/Santa Cruz do Sul, tenente José Joaquim Dias Barbosa.

*Publicado por Josemar Santos