Divulgação

A equipe da Assessoria para Educação a Distância (AEaD) da Unisc recebeu, no dia 26 de outubro, a visita técnica de 35 integrantes da Universidade de Passo Fundo (UPF). O foco foram os assuntos relacionados ao trabalho desenvolvido pela AEaD da Unisc. Pela manhã, os visitantes foram recepcionados no auditório do bloco 19, onde puderam fazer perguntas para a equipe da instituição.

O coordenador geral da AEaD da Unisc, professor Rudimar Serpa de Abreu, falou sobre Educação a Distância e suas novas territorialidades – estratégias de gestão de Instituições de Ensino Superior Comunitárias no Rio Grande do Sul.  Na sequência, o docente apresentou a estrutura da AEaD e convidou os responsáveis pelas áreas da Assessoria para compor a mesa e responder às perguntas feitas pelos visitantes. No turno da tarde, o grupo da UPF conheceu as instalações da AEaD e esclareceu as dúvidas que emergiram do contato com toda a equipe.

“Receber colegas de outra IES comunitária é sempre muito gratificante pelo compartilhamento de ideias e pela possibilidade de pensar ações de educação a distância em parceria”, afirmou Abreu. “A promoção da educação a distância pela IES comunitária leva à configuração de outro território, descontínuo, em rede, mutável, instável, ainda em formação, com peculiaridades, especificidades e características distintas que devem ser consideradas e refletidas. Por isso, é importante pensar coletivamente um grande projeto que integre a EaD das instituições do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung)”, complementou.

A vice-reitora de Graduação da UPF, Rosani Sgari, ficou surpresa com a trajetória da Unisc em EaD. “Ela marca a origem na oferta de cursos de extensão e de pós-graduação. Com aproximadamente 20 anos de trabalho e dedicação, as especializações na área do Direito cresceram e se qualificaram. Estamos felizes com o que vimos, com a maturidade e a qualidade da equipe EaD, o grau de disponibilidade do setor e da Pró-Reitoria de Graduação e a acolhida da Instituição”, destacou.

Rosani assinalou ainda que a UPF e a Unisc vão estreitar laços, estabelecendo parcerias no que diz respeito a EaD, uma vez que ela implica em produção de materiais e assessoria técnica e pedagógica. “Ambas as instituições prezam pela qualidade e pela inovação”, observou a vice-reitora.

Durante a visita, também estiveram presentes, pela Unisc, o pró-reitor de Graduação, Elenor José Schneider; a pró-reitora de Pesquisa e Pós-Graduação, Andréia Rosane de Moura Valim; o pró-reitor de Administração, Dorivaldo Brites de Oliveira; o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias, Angelo Hoff; o coordenador de Pós-Graduação Lato Sensu, Ricardo André Machado; a coordenadora de Pós-Graduação Stricto Sensu, Fabiana Piccinin; e a coordenadora de Extensão e Relações Comunitárias, Paula Camboim de Almeida.

Da equipe da AEaD da Unisc, também participaram a assistente comercial, Monique Frantz; o coordenador Técnico-Pedagógico, Charles Airton Bernardini; a coordenadora de Produção de Materiais, Joice Nunes Lanzarini; e a assistente de Projetos, Lívia Raquel Barros Martins Prado. Já entre os visitantes da UPF estiveram, ainda, o vice-reitor Administrativo, Agenor Dias de Meira Júnior; a vice-reitora de Extensão e Assuntos Comunitários, Bernadete Maria Dalmolin; e o coordenador da UPF Virtual, Roberto dos Santos Rabello.

*Publicado por Felipe Nopes