Foto: Divulgação

Rafael (E), com estudantes chilenas e brasileiro na Escola Alberto Hurtado (Mostazal)

O doutorando do Programa de Pós-Graduação em Educação da Unisc - Mestrado e Doutorado (PPGEdu), Rafael de Brito Vianna, esteve no Chile, de 22 de setembro a 2 de outubro, acompanhando a delegação brasileira no intercâmbio internacional estudantil Brasil-Chile, um projeto que existe há 20 anos. A viagem esteve vinculada ao seu projeto de tese, orientado pelo professor Éder da Silva Silveira, sob o tema Experiências e narrativas juvenis sobre escola e justiça social no contexto de políticas neoliberais na América Latina (Brasil/Chile).

Durante a estadia no Chile, o doutorando do PPGEdu da Unisc conheceu escolas, professores e alunos de Ensino Médio, coletou documentos sobre reformas curriculares e programas educacionais e ministrou uma palestra no Seminário de Educação da rede municipal da cidade de São Francisco de Mostaszal, onde abordou suas intenções de pesquisa. “A exploração do campo de pesquisa através de sua integração com os alunos intercambistas também permitiu conhecer aspectos da cultura e da sociedade chilena, o que permitirá redimensionar minha pesquisa”, salientou Rafael.

*Publicado por Josemar Santos