A Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan) assinou nesta quarta-feira, dia 31 de agosto, no Pavilhão Internacional da Expointer, um Protocolo de Intenções com a Unisc, visando à colaboração recíproca em diversos eixos. Estiveram presentes o diretor técnico Antonio Gomes, representando a Corsan; o pró-reitor de Extensão e Relações Comunitárias da Unisc, Angelo Hoff, representando a reitora Carmen Lúcia de Lima Helfer; e a assessora de Prestação de Serviços da Unisc, Patrícia Maria Konzen Klamt.

O protocolo estimula negociações entre as entidades e promove a aproximação das relações da Corsan com o ambiente acadêmico para posteriores termos de cooperação técnica. A intenção é constituir colaboração para a promoção de capacitações, de serviços tecnológicos, de estudos e de projetos de pesquisa, de desenvolvimento e de inovação de processos e produtos nas áreas de atuação das instituições.

A próxima fase da aproximação entre a Companhia e a Universidade será um workshop entre pesquisadores da Unisc e técnicos da Corsan para emprego de conhecimentos e de projetos desenvolvidos pelos acadêmicos. Além disso, o projeto proporcionará à Universidade situações reais e uma estrutura de maior porte para sua aplicação.

Principais Linhas de Pesquisa propostas:

Águas (reuso de águas, processos alternativos, entre outros);

Esgoto (tratamento, bioindicadores de poluição, entre outros);

Engenharia (redução de perdas, geração de energia limpa, entre outros);

Gestão (tecnologia da informação).

*Publicado por Felipe Nopes