Divulgação

O Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) - Capítulo Rio Grande do Sul promoveu, em parceria com as ligas acadêmicas do curso de Medicina da Universidade de Santa Cruz do Sul (Unisc), o 2º Simpósio de Cirurgia do Aparelho Digestivo, em Santa Cruz do Sul. O evento ocorreu no dia 6 de outubro e reuniu dirigentes do CBC, médicos e alunos no auditório do curso de Medicina, localizado no Hospital Santa Cruz (HSC).

Na oportunidade, houve a posse de 12 novos membros junto ao CBC, vindos de diferentes partes do Estado. Segundo o vice-mestre do CBC/RS, Ricardo Breigeiron, a posse pode ser em dois níveis: como membro aspirante (para médicos) ou como membro acadêmico (para estudantes de Medicina). “A proposta é que eles sigam uma trajetória junto ao Colégio e que possam, no futuro, tornarem-se membros titulares”, explicou.

O CBC tem uma história de 87 anos, sendo hoje a principal e maior instituição brasileira que representa os cirurgiões e a segunda maior das Américas, perdendo apenas para a norte-americana. Conforme Breigeiron, o Colégio representa a categoria tanto profissional como política e cientificamente. “Ele mostra a força dos cirurgiões brasileiros”, salientou.

A cirurgiã santa-cruzense e professora do curso de Medicina da Unisc, Dóris Lazzarotto Swarowsky, é membro titular do CBC/RS e representa o Departamento de Defesa Profissional da entidade, sendo a coordenadora local do evento. Ela destacou que a parceria com as universidades é muito importante. “Os membros acadêmicos passam, desde já, a participar da vida associativa, fortalecendo o Colégio. E os membros adjuntos iniciam a profissão já fazendo parte da principal instituição dos cirurgiões do Brasil”, reforçou.

Após a posse, houve a discussão de casos clínicos, onde os médicos de Porto Alegre, Gerson Junqueira Junior, Guilherme Arend Pesce e Ricardo Breigeron, trouxeram situações vivenciadas em suas rotinas médicas e estimularam o debate entre o público presente.

Para o pró-reitor de Graduação da Unisc, Elenor José Schneider, que representou a Reitoria na solenidade, o evento foi uma valorização da aprendizagem qualificada continuada. “As Ligas Acadêmicas estão de parabéns, pois o bom currículo é construído o tempo todo. Os estudantes estão olhando através do horizonte para o futuro”, salientou.

Participaram também do simpósio a diretora de Ensino, Pesquisa e Extensão do HSC, Giana Diesel Sebastiany; o coordenador do curso de Medicina da Unisc, Dennis Baroni Cruz; e o diretor administrativo da Sociedade de Cirurgia Geral do Rio Grande do Sul, Guilherme Arend Pesce.

Membros empossados no CBC

Aspirantes: