Felipe Nopes

Palestras, painéis temáticos e simpósios vão marcar a programação do 8º Colóquio Nacional Leitura e Cognição, do 2º Simpósio Internacional de Leitura, Literatura e Mídia, da 8ª Conferência Linguística e Cognição e da 18ª Semana Acadêmica do Curso de Letras, que segue até o dia 25 de agosto, na Unisc. A promoção de quatro eventos simultâneos objetiva interligar um cronograma de atividades em torno de uma temática comum: discutir os (Per)cursos (inter)disciplinares em Letras face aos paradoxos da atualidade.

A abertura oficial foi realizada na noite desta segunda-feira, dia 21, no Auditório Central da Universidade. Segundo a coordenadora adjunta do Programa de Pós-Graduação em Letras (PPGL) – Mestrado e Doutorado da Unisc, Rosângela Gabriel, mais de 400 participantes estão inscritos nos eventos. “A expectativa é que tenhamos um público grande e diversificado. Teremos professores de programas de pós-graduação reconhecidos tanto no nosso país quanto no exterior pelas suas pesquisas, cujas publicações são referências bibliográficas para nossas disciplinas. Esperamos alunos de mestrado, de doutorado, de graduação e convidamos professores das escolas da nossa região para que participem também”, salientou.

Em seu pronunciamento, a coordenadora do PPGL, Rosane Cardoso, agradeceu aos envolvidos na realização dos eventos. “Celebramos a presença de cada participante. Obrigada a todos por vivenciarem esse momento conosco”, ressaltou. Já o pró-reitor de Graduação, Elenor Schneider, destacou que o curso de Letras cumpre um importante papel desde que foi implantado na Universidade, há 50 anos. “Sempre houve a preocupação dentro do curso com a qualidade do ensino, da pesquisa e da extensão. Foi a primeira graduação a implantar a monografia e o departamento produz a segunda revista publicada pela Unisc, a Signo. Que venham outros tantos anos com o mesmo brilhantismo de sempre”, disse Schneider.

Em seguida, a professora da Universidade Federal de Juiz de Fora (UFJF), pesquisadora e deputada federal pelo PT/MG, Maria Margarida Salomão, ministrou a palestra da noite, sobre o tema Perspectivas para os estudos de linguagem frente aos desenvolvimentos nas áreas de Tecnologia de Informação e Comunicação. “A análise da linguagem que se quer difundir pedagogicamente precisa ser revista à luz de tudo que descobrimos nos dois últimos séculos: que a linguagem é dialógica e oral, que varia e muda, e que é uma capacidade sociocognitiva, com contrapartida na materialidade neural”, apontou a palestrante.

A promoção dos eventos é do PPGL, dos departamentos e cursos de Letras e de Comunicação Social da Unisc e do Grupo de Trabalho em Linguística e Cognição da Associação Nacional de Pós-Graduação em Letras e Linguística (Anpoll). A programação completa está disponível em http://www.unisc.br/site/coloquio2017/pages/programacao.html.

Simpósio Internacional

Nos dias 22 e 23 de agosto, ocorre o Simpósio Internacional de Leitura, Literatura e Mídia, que interliga os cursos de Comunicação Social e de Letras com pesquisas e dissertações desenvolvidas no PPGL da Unisc. O objetivo é agregar áreas do conhecimento que dialogam historicamente com a literatura. Entre os destaques está o painel temático Narrativas midiáticas, com os professores Antonio Fausto Neto (Unisinos) e Demétrio de Azeredo Soster (Unisc), que será realizado na quarta-feira, dia 23, das 13h30 às 15h, na sala 1004, bloco 10.

À noite, a partir das 19h, no anfiteatro do bloco 18 da Unisc, ocorrerá a palestra da professora Raquel Ritter Longhi (UFSC), com a temática Narrativas imersivas no mundo virtual, a qual dialoga com os novos meios de interação digital. Já na quinta-feira, dia 24, às 14h, na sala 1006, bloco 10, a professora Raquel Ritter Longhi (UFSC) ministrará a oficina Jornalismo Imersivo: como contamos histórias em 360º?. As inscrições para a oficina podem ser realizadas pelo e-mail percursos@unisc.br. As vagas são limitadas.

*Publicado por Felipe Nopes