Felipe Nopes

Um espaço para discutir temáticas relacionadas à inclusão, à acessibilidade, à educação e à aprendizagem no Ensino Superior. Essa foi a proposta do 1º Encontro de Estudantes com Necessidades Educacionais Especiais (NEE) da Unisc, promovido pelo Núcleo de Apoio Acadêmico (Naac) na tarde desta segunda-feira, dia 19 de junho, na sala 308, bloco 3 do campus-sede.

O encontro contou com a presença do pró-reitor de Graduação, Elenor Schneider; da coordenadora do Naac, Raquel Ribas Fialho; e de integrantes do setor, além de acadêmicos da Unisc. “Estamos muito felizes coma presença de vocês na universidade. Vocês fazem muito bem em vir e se integrar à vida acadêmica”, destacou Schneider, referindo-se aos acadêmicos. “O fato de se reunirem e trocarem ideias é extremamente valioso”, complementou o pró-reitor, elogiando a iniciativa do Naac.

Segundo Raquel, os objetivos da atividade foram proporcionar a integração entre os estudantes com necessidades educacionais especiais da Unisc; compartilhar experiências, conhecimentos e necessidades na trajetória acadêmica; e identificar temáticas para os próximos encontros. Ela falou sobre o surgimento do Naac, o trabalho desenvolvido pelo setor e a equipe de funcionários, que conta com psicólogas, intérpretes de Libras, psicopedagoga, psiquiatra, educadora especial, entre outros. “Trabalhamos não só a questão da acessibilidade, mas também da saúde mental dos nossos alunos”, salientou.

*Publicado por Felipe Nopes