Equipe do Setor de Informática

Desde o começo deste semestre, a Unisc disponibiliza aos seus alunos e professores o aplicativo Minhas Turmas. O app pode ser baixado na Google Play e na Apple Store. Mais de 5,6 mil acadêmicos já utilizam o serviço.

Criado pela equipe de funcionários do setor de informática da Instituição, o aplicativo visa integrar e centralizar informações de vários serviços para alunos e professores no ambiente on-line. Além disso, intenciona-se reduzir a quantidade de impressões e auxiliar o estudante na organização da sua rotina universitária com informações importantes, como dia, local e conteúdo das disciplinas, assim como mantê-lo ciente de sua regularidade e simplificar o acesso aos serviços virtuais da biblioteca.

O aplicativo segue em desenvolvimento, com constantes atualizações das funcionalidades implementadas. Outros serviços estão em fase de análise para serem oferecidos, como a integração do Minhas Turmas com o sistema EaD, com base nas sugestões feitas pelos acadêmicos.

A estudante do sétimo semestre de Direito, Chaiene Meira de Oliveira, utiliza o aplicativo diariamente. “É uma ferramenta muito importante para o monitoramento da sua assiduidade, pois facilita o acesso aos planos de ensino das disciplinas matriculadas e é mais rápida do que o sistema EaD”, salientou.

Já a professora do Departamento de Letras, Ana Cláudia Munari, afirma que utiliza o Minhas Turmas especialmente para a realização da chamada. “Trata-se de uma ferramenta de extrema praticidade, visto que o acompanhamento das presenças dos acadêmicos durante as aulas pode ser feito em tempo real e de forma totalmente digital”, revelou.

Para instalar o aplicativo, o aluno pode acessar o link http://bit.ly/minhasTurmas pelo celular, que vai redirecioná-lo para a loja específica do sistema operacional do aparelho. Caso o acesso ocorra pelo computador, os respectivos links serão mostrados.  A equipe do setor de informática explica que as marcas do Minhas Turmas são a função intuitiva e a simplicidade em seu uso. Há um tutorial de instrução destinado aos professores no aplicativo. Docentes e discentes utilizam o mesmo aplicativo. As diferenças estão na interface e nas funcionalidades para cada perfil de usuário.

A equipe do Setor de Informática da Unisc enfatiza que foi feita a opção pelo desenvolvimento de um aplicativo pequeno, mas que fosse capaz de impactar positivamente no dia a dia dos estudantes e dos professores. Ao mesmo tempo, novas funcionalidades podem ser implementadas no Minhas Turmas ou até em outros aplicativos separados para uso específico, visto que um app grande e pesado é incapaz de agregar tanto quanto outros menores, mas focados em suprir as necessidades dos usuários. “Estamos recebendo muitos retornos positivos dos usuários e críticas construtivas sobre o aplicativo, o que nos deixa bastante felizes com o resultado. Nós comemoramos estes feedbacks, pois são um incentivo para o desenvolvimento de mais aplicativos de qualidade”, ressaltaram os integrantes da equipe do Setor de Informática da Unisc.

*Publicado por Josemar Santos

**Na foto: Equipe do Setor de Informática.