AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Notícias

O professor do Departamento de Biologia e Farmácia da Unisc, Adilson Ben da Costa, foi nomeado pelo governador do Estado, José Ivo Sartori, para compor o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado do Rio Grande do Sul (Fapergs). As inscrições para o processo de seleção foram feitas no ano passado, de forma individual ou por indicação de instituições de ensino, unidades, sociedades científicas etc. Costa foi indicado pela Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Unisc.

Os nomes indicados foram avaliados pelo Conselho Superior atual, o qual selecionou duas listas tríplices (com três indicações) para as duas vagas existentes. Estas listas foram encaminhadas para o governador, que selecionou os dois novos conselheiros e fez a nomeação. “As expectativas ao assumir a função de membro do Conselho Superior da Fapergs são muitas, especialmente porque, desde o início da minha atividade acadêmica, ainda quando aluno do curso de Química Industrial da Unisc, atuei na pesquisa. Fui, inclusive, bolsista de Iniciação Científica da Fapergs”, conta o docente.

Segundo Costa, o Conselho Superior é formado por 12 membros, tendo como característica básica o currículo comprovado de atuação na área científica e tecnológica. São eles que definem as linhas gerais de trabalho da instituição, as quais são implementadas pelo Conselho Técnico-Administrativo. “Pretendo, nestes três anos de atuação, colaborar para manter e ampliar a atuação da Fapergs no fomento à pesquisa, especialmente através da promoção à inovação tecnológica, do intercâmbio e da divulgação científica, tecnológica e cultural, estimulando a formação de recursos humanos, o fortalecimento e a expansão da infraestrutura da pesquisa no Estado”, planeja.

“Entendo que essas atividades são fundamentais para o desenvolvimento do Rio Grande do Sul, especialmente em épocas de crise, quando a escassez de recursos reduz investimentos, mas oferece, também, importantes oportunidades de inovação”, complementa Costa.

 

 

*Publicado por Felipe Nopes

MENU PRINCIPAL