Internacional

É o Programa de Mobilidade Acadêmica Internacional voltado a estudantes de graduação da UNISC para um intercâmbio acadêmico e cultural no exterior em Universidades conveniadas à UNISC. Pelo PROMAI o aluno pode desenvolver pesquisa, atividades práticas, cursar disciplinas, participar de projetos da instituição estrangeira e interagir com professores e estudantes de outros países.

Nos meses de Março e Agosto a AAII lança o Edital do PROMAI com os pré-requisitos e documentos necessários para inscrição. Acesse o link da AAII e encontre o edital vigente: http://www.unisc.br/pt/internacional/estudar-no-exterior/apresentacao

Os prazos de cada universidade constam no Edital. A inscrição sempre deve ser feita com um semestre de antecipação à viagem ao exterior em função dos trâmites do intercâmbio.

No edital consta a lista de universidades e respectivos países de destino. O estudante deve buscar no endereço eletrônico das Universidades as ofertas do seu curso. Caso não encontre o seu curso, poderá escolher algum curso com disciplinas compatíveis com o que cursa na UNISC. Em instituições europeias o aluno também poderá optar por cursos e disciplinas de Mestrado Integrado, quando oferecidos.

Não. O nome dos cursos podem variar. Em Portugal, por exemplo, Licenciatura equivale a Bacharelado. Em países de língua espanhola, o nível de graduação pode ser chamado de pregrado ou grado. Em caso de dúvidas sobre isso, busque apoio da AAII.

Adquirir experiência internacional; estudar gratuitamente em uma universidade estrangeira; não pagar mensalidades na UNISC durante o período; ter o processo de trancamento da matrícula sem custos para o intercâmbio; ter a possibilidade de validar e incluir disciplinas aprovadas no exterior no currículo acadêmico da UNISC; realizar teste de idioma exigido no exterior gratuitamente.  

O aluno do PROMAI deverá pagar pelo seu visto, sua acomodação, transporte, seguro saúde, alimentação, traduções e outros gastos pessoais durante o intercâmbio. O valor varia conforme as escolhas feitas e, o local de destino ficando suscetível à cotação da moeda do país. Em caso de dúvidas sobre isso, busque apoio da AAII.

Somente após a obtenção da Carta de Aceite da instituição estrangeira e da Liberação do visto para os países que exigem.

Para a maior parte dos países será necessário possuir passaporte com validade superior a seis meses da data do retorno do intercâmbio. Somente para os países pertencentes ao Mercosul que poderá ser utilizado o documento de identidade (preferencialmente com menos de 10 anos de expedição).

Sim. Poucos países permitem a entrada sem visto, mas, estabelecem prazos específicos de regularização da estada como estudante no país. Por exemplo, atualmente a Alemanha permite a brasileiros providenciar a sua regularização após realizar a matrícula na universidade alemã que possua cooperação com universidade brasileira.

O procedimento dependerá do país para qual estará indo. A grande maioria dos países exige que o Visto de Estudos seja providenciado no Brasil junto ao Consulado do país. As orientações gerais para solicitação do visto são repassadas pela AAII no momento da confirmação do aceite na instituição estrangeira.

Sim. Antes de se inscrever ao PROMAI o estudante deve verificar com a coordenação do seu curso na UNISC as orientações sobre o aproveitamento para então fazer a escolha e indicação das disciplinas a cursar no exterior.  Além da semelhança das ementas e na carga horária o aproveitamento só pode ser encaminhado no retorno do exterior com a confirmação da aprovação por meio de documentos oficiais.

Dependerá da universidade, da cidade do intercâmbio e do interesse do aluno. Algumas universidades oferecem residências universitárias que precisam ser reservadas com antecedência ou ainda outras opções de aluguel. A orientação da AAII é que o estudante realize uma reserva de hotel ou hostel para os primeiros dias no exterior e busque o local definitivo pessoalmente para melhor avaliar as ofertas. Normalmente os imóveis e residências possuem mobília.

O estudante permanecerá com o seu vínculo na UNISC com garantia de vaga no retorno mas, estará com a sua matrícula trancada para o período do intercâmbio.  Esse trancamento é feito internamente pela AAII mediante apresentação, pelo aluno, dos documentos do intercâmbio como o visto de estudos.

Sim. Ter FIES ou PROUNI não impede o estudante de realizar um intercâmbio no exterior. No entanto, o estudante deverá estar atento ao período possível de suspensão do seu financiamento ou bolsa. Caso já tenha suspendido o FIES ou PROUNI em algum momento, deverá verificar se ainda poderá fazer uma nova suspensão com garantia do benefício.

Pelo PROMAI o estudante poderá escolher entre ficar um semestre ou até dois semestres. Após esse período é obrigatório o retorno às suas atividades na UNISC.

O estudante que optou por ficar no exterior por um semestre poderá solicitar a extensão por mais um semestre. Para isso deverá ter parecer favorável da instituição onde está estudando e da UNISC por meio de solicitação por e-mail à AAII.

Sim. Os estudantes que possuírem interesse em realizar seu TCC durante o intercâmbio poderão acordar com a coordenação do seu curso na UNISC assim como com o seu orientador para desenvolver seu trabalho de conclusão de curso. 

Algumas universidades oferecem estágios. É necessário verificar com a AAII cada caso.

A renovação de matrícula deve ser feita normalmente pela internet ou através de contato com a coordenação do seu curso quando a rematrícula for orientada. O estudante deve estar atento aos prazos da UNISC disponíveis no calendário acadêmico.

As vagas são limitadas e dependem de cada área da universidade de destino.  A UNISC avalia todos os candidatos inscritos antes de remeter a indicação à obtenção e vaga no exterior.

Não é permitida a inscrição em mais de uma Universidade estrangeira no mesmo momento. Isso só será permitido caso a instituição estrangeira não aceite a inscrição e ainda houver prazo de aplicação em outra universidade no mesmo Edital.

Sim. Não há restrição de participação, mas, deve ser respeitado o prazo máximo de dois semestres.

Sim. No edital constam as exigências e a orientação para realização do teste de língua a ser agendado junto ao Centro de Línguas sem custo.   

América do Sul: 1º Semestre, em fevereiro e 2º Semestre, em agosto.

América do Norte: Winter Term, em janeiro e Fall Term, em setembro.

Europa (exceto Alemanha): 1º Semestre, em setembro e 2º Semestre, em fevereiro.

Alemanha: 1º Semestre, em outubro e 2º Semestre, em abril.

O estudante deve ficar atento ao calendário acadêmico da UNISC e se programar para voltar antes do início do semestre após a realização do intercâmbio. Qualquer atraso no retorno deverá ser organizado com a Coordenação do seu curso na UNISC sem qualquer garantia de abono de faltas.

Na AAII, Bloco 2, sala 206 A. Pelo e-mail:aai@unisc.br. Por telefone: 51-37177314 e nas Capacitações de Intercâmbio em datas estabelecidas no Calendário Acadêmico da UNISC.

MENU PRINCIPAL