Internacional

A Unisc através dos convênios e parcerias que possui com universidades e instituições no exterior possibilita aos seus estudantes a oportunidade de realizar intercâmbio internacional. As possibilidades contemplam os cursos de graduação, pós-graduação, visitas técnicas em grupos, estágio e pesquisa.

Assim, os estudantes da UNISC poderão realizar intercâmbio por meio das seguintes modalidades:

Neste programa, estudantes de Graduação da UNISC têm a possibilidade de realizar estudos em universidades conveniadas por um período de um a dois semestres. Durante o período de intercâmbio, o aluno fica isento de qualquer pagamento de mensalidade na UNISC e da Universidade de destino.

Pré-requisitos:

  • ter idade mínima de 18 anos;
  • estar matriculado em um curso de graduação no momento da candidatura;
  • ter concluído três semestres do curso;
  • ter conhecimento do idioma do país de destino. Neste caso, recomendamos a realização de um teste gratuito de nivelamento junto ao Centro de Línguas da UNISC.


Inscrição

O período recomendado para a candidatar-se ao Programa de Mobilidade Acadêmica é de um semestre de antecedência, conforme o calendário acadêmico da Universidade de destino.

Para inscrever-se, o aluno deverá entregar na AAII, bloco 2 sala 206-A os seguintes documentos:

  • Formulário de Candidatura - Download disponível no fim da página;
  • cópia do Passaporte de possuir;
  • currículo pessoal;
  • Histórico Escolar;
  • Carta de interesse indicando os motivos que lhe levam a querer realizar um intercâmbio acadêmico.


Esta documentação será avaliada na AAII que fará contato com a universidade pretendida para encaminhamento da candidatura.

 

Como aproveitar estudos do exterior

Para aproveitar disciplinas na UNISC aprovadas em universidades estrangeiras pelo PROMAI, siga as orientações:

  • Antes do intercâmbio, verificar com a coordenação do seu curso na UNISC a escolha das disciplinas que poderão ser aproveitadas;
  • Providenciar documentos na instituição estrangeria que comprovem a aprovação nas disciplinas, a carga horária/créditos totais e as ementas;  
  • Quando retornar à UNISC, seguir as etapas do Fluxo do aproveitamento Disponível no arquivo em PDF.

 

Responsabilidade do estudante

  • providenciar documentos exigidos à obtenção do visto;
  • passagem aérea de ida e volta;
  • gastos com estada;
  • seguro saúde;

A inscrição deverá ser entregue na AAII, bloco 2 sala 206-A ou por e-mail:vblima@unisc.br e aai@unisc.br (assunto do e-mail: Candidatura PROMAI com Nome completo do aluno).

Horários AAII – manhã das 8h às 12h; Tarde: das 13h30 às 17h30; e Noite: das 18h30 às 22h.

 

Bolsas de estudos para o Canadá através do programa “Emerging Leaders of the Americas Program  (ELAP)” – “Programme des futurs leaders dans les Amériques (PFLA)”

EDITAL 2017-2018

A bolsa de estudos Emerging Leaders of the Americas Program  (ELAP) é exclusiva para alunos da graduação e pós-graduação (mestrado e doutorado) da América Latina, de todas as áreas do conhecimento, desde que amparados por um Acordo de Cooperação ou Memorando de Intenções entre as Instituições do Canadá e do Brasil.

 

GRADUAÇÃO:

Informações sobre a Bolsa, site em inglês: http://www.scholarships-bourses.gc.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx?lang=eng

Passo a passo para candidatura da Graduação:

  1. Acessar o site indicado acima e ler as orientações gerais do programa;
  2. Acessar o site da universidade parceira no Canadá, Concordia University of Edmonton para verificar se o seu curso é ofertado ou se há disciplinas ofertadas que você pode aproveitá-las no seu curso na UNISC:
    1. Cursos: http://concordia.ab.ca/bachelor-degrees/
    2. Lista de Disciplinas – filtrar por FALL 2017 ou WINTER 2018: http://concordia.ab.ca/timetables/
  3. Providenciar os seguintes documentos:

ATENÇÃO: As traduções dos documentos solicitados nos itens “5” e “6” somente serão solicitados aos candidatos que passarem para a última fase de seleção na UNISC, após a entrevista.

  1. Atestado de Matrícula para fins de seleção na UNISC (disponível em serviços acadêmicos);
  2. Carta de Motivação em inglês
  3. Cópia do Passaporte;
  4. Certificado de Teste de Nível em Língua Inglesa emitido pelo Centro de Línguas e Culturas da UNISC. O candidato deve agendar o teste junto ao CELINC (*);
  5. Histórico Acadêmico em português e via traduzida para o inglês, assinada e carimbada pelo Centro de Línguas e Culturas da UNISC e pela Secretária Geral da Graduação.
  6. Histórico Escolar do Ensino Médio preferencialmente traduzido pelo Centro de Línguas e Culturas da UNISC.
  7. O Privacy Notice Statement assinado, clicar no documento PDF para gerar;
  8. Indicar no Fomulário Check List as disciplinas que deseja cursar (mínimo 3 / máximo 5), utilize o link Course Selection para visualizar as disciplinas e o semestre que desejar ir:
    1. FALL 2017 – Setembro de 2017 até Janeiro de 2018; ou,
    2. WINTER 2018 – Janeiro até Junho de 2018.

(*) Certificados Internacionais de Proficiências em língua inglesa ou francesa serão aceitos após análise da AAII, não podem ter mais de 2 anos de emissão/realizaçãoda prova.

 

IMPORTANTE:

  1. O candidato deve ter todos os documentos salvos digitalmente (individualmente / um documento – histórico, carta de intenções, etc – por arquivo) em formato PDF para anexar no site da universidade canadense quando for solicitado;
  2. O estudante deve levar em conta no prazo da inscrição os prazos de solicitação de documentos e também de tradução, para tal consultar a Central de Atendimento e o Centro de Línguas e Culturas.
  3. É necessário que o estudante possua, no mínimo, o nível intermediário (B1) de língua inglesa para ser selecionado.
  4. Prazo de candidatura e entrega de todos os documentos: 31/03/2017;
  5. A AAII irá reunir os documentos e realizar a marcação de entrevista com os candidatos entre os dias 3 e 7 de abril. Os candidatos serão avisados por e-mail da data e horário de sua entrevista;
  6. Os candidatos selecionados após a análise dos documentos e da entrevista serão avisados por e-mail no dia 7 de abril por e-mail para providenciarem a tradução dos documentos solicitados nos itens “e” e “f” junto ao Centro de Línguas e Culturas da UNISC;
  7. Os documentos dos selecionados serão enviados para a universidade canadense que fará contato com os candidatos à bolsa para que façam a inscrição no site indicado pela universidade entre os dias 15 e 18 de abril;
  8. O resultado final de obtenção da bolsa pode demorar entre 30 e 60 dias para ser divulgado. O retorno de aprovação é dado por e-mail ao candidato pela universidade canadense.
  9. Quando receber o retorno por e-mail, o candidato deve enviar cópia do e-mail para a AAII pelo e-mail andremaurer@unisc.br para receber as orientações futuras, caso selecionado.

Dúvidas sobre documentos ou do Programa ELAP podem ser encaminhadas para o e-mail andremaurer@unisc.br, por telefone 51 - 3717-7314, ou ainda pessoalmente na sala 206-A no Bloco 2 da UNISC, campus Santa Cruz do Sul.

 

PÓS-GRADUAÇÃO (MESTRADO E DOUTORADO)

Informações sobre a Bolsa, site em inglês: http://www.scholarships-bourses.gc.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx?lang=eng

Informações sobre a Bolsa, site em francês: http://www.scholarships-bourses.gc.ca/scholarships-bourses/can/institutions/elap-pfla.aspx?lang=fra

Passo a passo para candidatura da Pós-Graduação:

  1. Acessar o site indicado acima e ler as orientações gerais do programa;
  2. Acessar o site da universidade parceira escolhida entre as seguintes:
    1. Concordia University of Edmonton (Inglês): www.concordia.ab.ca
    2. Université du Québec à Rimouski (Francês): www.uqar.ca
    3. Université du Québec à Chicoutimi (Francês): www.uqac.ca
    4. Outras instituições podem ser aceitas desde que haja uma carta de intensões entre as IES ou programas de pós-graduação. Em caso de dúvidas consultar a AAII.
  3. Documentos: a universidade ou programa de pós-graduação canadense poderá, a qualquer momento, solicitar documentos para prosseguimento da candidatura junto ao governo canadense;
  4. Comprovação de língua inglesa ou francesa: cada instituição poderá solicitar, ou não, comprovação do conhecimento da língua. Esta questão deverá ser verificada quando do contato do estudante ou orientador com seu contato na IES escolhida;
  5. O estudante de pós-graduação deve contatar o seu programa de pós-graduação na UNISC e orientador para verificar a possibilidade do intercâmbio e avaliar as IES canadenses que poderão recebê-lo de acordo com sua área de estudo e/ou pesquisa;
  6. A AAII da UNISC poderá auxiliar no contato com as IES canadenses.
  7. Prazo para candidaturas junto  a AAII/UNISC: 14 de abril: até esta data ter o aceite do professor orientador da universidade canadense.
    Prazo para encaminhamento das candidaturas e aplicação junto ao Governo do Canadá pode variar.
    Encorajamos os candidatos a anteciparem os trâmites ainda no mês de março ou inicio do mês de abril de 2017, evitando perda de prazos.

Dúvidas sobre documentos ou do Programa ELAP podem ser encaminhadas para o e-mail andremaurer@unisc.br, por telefone 51 - 3717-7314, ou ainda pessoalmente na sala 206-A no Bloco 2 da UNISC, campus Santa Cruz do Sul.

 

O estágio acadêmico e profissional é destinado ao estudante interessado na complementação curricular por meio de uma experiência observacional ou prática a ser realizada no exterior. Por isso, para realizar estágio acadêmico e/ou profissional, o estudante da UNISC poderá atuar apenas na área de sua formação universitária.

Para cursos da área da saúde, por exemplo, os estudantes da UNISC poderão realizar o estágio observacional junto a um hospital ou clínicas de atendimento público que sejam vinculados a uma Universidade conveniada à UNISC. Nas áreas das engenharias, o estudante também poderá desenvolver seu estágio em empresas parceiras de Universidades com as quais a UNISC possui convênio.

Essa modalidade segue um fluxo contínuo, dependendo do estudante em apresentar sua demanda específica no ato da inscrição para que possa ser realizado o contato com a instituição conveniada à UNISC no exterior. Os estudantes de todos os cursos de graduação da UNISC que possuem estágio prático curricular poderão contatar a AAII na busca por esse intercâmbio, sendo seu período variável de acordo com a demanda.

Pré-requisitos:

  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Estar matriculado em um curso de graduação no momento da candidatura;
  • Ter concluído três semestres do curso;
  • Apresentar interesse pelo intercâmbio;
  • Ter parecer favorável da Coordenação do Curso da UNISC;
  • Ter conhecimento do idioma do país de destino. Neste caso, recomendamos a realização de um teste gratuito de nivelamento junto ao Centro de Línguas da UNISC.

Inscrição

São aceitas candidaturas ao longo do ano.

As candidaturas devem ser feitas com 6 meses de antecedência à data de início do estágio.

Para inscrever-se, o aluno deverá entregar na AAII, bloco 2 sala 206-A os seguintes documentos:

  • Formulário de Candidatura - Download disponível no fim da página;
  • Cópia do RG, CPF e Passaporte de possuir;
  • Currículo pessoal;
  • Histórico Escolar e comprovante de matrícula (emitido pela internet);
  • Carta de interesse indicando os motivos que lhe levam a querer realizar um estágio no exterior.

Esta documentação será avaliada pela AAII que fará contato com a universidade pretendida para encaminhamento da candidatura.

Responsabilidades do estudante

  • Providenciar documentos exigidos à obtenção do visto de estudos (quando necessário);
  • Passagem aérea de ida e volta;
  • Gastos com estada;
  • Seguro saúde em conformidade com as exigências do país de destino;
  • Providenciar documentos e traduções que forem necessárias para o reconhecimento do estágio na UNISC.

Após o recebimento da candidatura completa, a AAII fará contato com a Universidade no exterior para o encaminhamento da candidatura do estudante, bem como repassará a ele as orientações necessárias ao intercâmbio.

Os estudantes de Gastronomia da UNISC têm a possibilidade de realizar o estágio acadêmico do curso em um estabelecimento gastronômico na França através da parceria da universidade com a Escola de Francês La Provence de Minas Gerais.

A escola La Provence atua como mediador entre o Brasil e a França para a busca de locais de estágio como cozinhas de restaurantes, hotéis, bares, confeitarias, etc. Para participar o estudante precisa cumprir os seguintes requisitos: ter conhecimento da língua francesa, nível intermediário ou avançado; manter-se vinculado à UNISC pelo período de realização o estágio no exterior;  ter idade superior a 18 anos e ter um bom desempenho como estudante do curso de Gastronomia.

Para maiores informações acesse o documento abaixo ou entre em contato com a coordenação do curso de Gastronomia:

Local: sala 5217 – bloco 52

Fone: (51) 3717-7398

Ou com a AAII:

Local: sala 206 A - bloco 2

Fone: (51) 3717-7314

E-mail: aai@unisc.br

Passo a Passo para Candidatura ao Estágio

1 – O estudante do curso deve ler o arquivo na página informativa do Estágio em Gastronomia. O arquivo é:

a. Mais informações clique aqui e veja o doc completo.

2 – Após a leitura do arquivo o estudante deve preencher as duas fichas de inscrição, uma da UNISC / AAII e uma da La Provence. É imprescindível que os documentos solicitados nas fichas de inscrição sejam anexados para a entrega da sua inscrição na AAII.

3 – A AAII irá conferir a documentação e encaminhar as candidaturas para a Coordenação do Curso de Gastronomia poder dar o parecer sobre o estudante e permitir a realização do estágio.

4 – AAII recebe repassa à La Provence (na pessoa do Sr. Celso) as candidaturas com o aval favorável da Coordenação do Curso de Gastronomia, juntamente com o Histórico da Graduação do estudante e o Atestado de Vínculo em francês.

5 – Após o recebimento da documentação do estudante indicado pela UNISC, a La Provence (na pessoa do Sr. Celso) estabelece contato direto com o estudante e repassa as orientações sobre demais etapas do processo de intercâmbio (visto; local de estágio; seguros; período; pagamentos).

6 – A La Provence encaminha para AAII o Termo de Compromisso de Estágio para ser assinado pela UNISC e pelo estudante. Após as assinaturas serem feitas, AAII devolve à La Provence para continuidade do processo.

7 - O estudante aguarda a tramitação e permanece em contato com a La Provence para saber da aprovação do estágio pelo governo francês e pela providência para solicitação o visto francês que deverá ser presencialmente junto ao Consulado francês. Assim que o estudante receber o Visto deve entregar uma cópia, impressa ou por e-mail, para a AAII.

8 – A AAII irá proceder internamente o trancamento da matricula do estudante por intercâmbio conforme previsto em regulamento da instituição. Esta modalidade de trancamento não prevê custo ao estudante.

9 – Estudante viaja para realizar seu intercâmbio.

10 – Ao final do estágio o estudante deve, obrigatoriamente, retornar para o Brasil e retomar, no semestre seguinte, o Curso de Gastronomia da UNISC por meio de rematrícula, normalmente. O não retorno do estudante acarretará em sanção disciplinar, inclusão do status de ‘desistente’ e a cobrança dos valores referentes ao trancamento.

11 - Os estudantes que se candidataram à realização do estágio deverão participar do Programa Institucional de Capacitação para Intercâmbio organizado pela AAII, na edição do segundo semestre do ano letivo que antecede a realização do estágio.

Mais informações clique aqui e veja o doc completo.

Para inscrever-se, preencha os formulários abaixo e traga até a AAII!

 

Os estudantes de Estética e Cosmética da UNISC têm a possibilidade de realizar o estágio acadêmico do curso em um hotel ou SPA na França através da parceria da universidade com a Escola de Francês La Provence de Minas Gerais.

A escola La Provence atua como mediador entre o Brasil e a França para a busca de locais de estágio como hotéis, resorts, SPAs etc. Para participar o estudante precisa cumprir os seguintes requisitos: ter conhecimento da língua francesa, nível intermediário ou avançado; manter-se vinculado à UNISC pelo período de realização o estágio no exterior;  ter idade superior a 18 anos e ter um bom desempenho como estudante do curso de Estética e Cosmética.

Para maiores informações acesse o documento abaixo ou entre em contato com a coordenação do curso de Estética e Cosmética:

Local: sala 3320 – bloco 33

Fone: (51) 3717-7503

Ou com a AAII:

Local: sala 206 A - bloco 2

Fone: (51) 3717-7314

E-mail: aai@unisc.br

 

Passo a Passo para Candidatura ao Estágio

1 – O estudante do curso deve ler o arquivo na página informativa do Estágio em Estética e Cosmética. O arquivo é:

  1. Mais informações clique aqui e veja o doc completo.

2 – Após a leitura do arquivo o estudante deve preencher as duas fichas de inscrição, uma da UNISC / AAII e uma da La Provence. É imprescindível que os documentos solicitados nas fichas de inscrição sejam anexados para a entrega da sua inscrição na AAII.

3 – A AAII irá conferir a documentação e encaminhar as candidaturas para a Coordenação do Curso de Estética e Cosmética que dará o parecer sobre o estudante e permitirá a realização do estágio.

4 – AAII recebe o parecer e repassa à La Provence (na pessoa do Sr. Celso) as candidaturas com o aval favorável da Coordenação do Curso de Estética e Cosmética, juntamente com o Histórico da Graduação do estudante e o Atestado de Vínculo em francês.

5 – Após o recebimento da documentação do estudante indicado pela UNISC, a La Provence (na pessoa do Sr. Celso) estabelece contato direto com o estudante e repassa as orientações sobre demais etapas do processo de intercâmbio (visto, local de estágio, seguros, período, pagamentos, etc.).

6 – A La Provence encaminha para AAII o Termo de Compromisso de Estágio para ser assinado pela UNISC e pelo estudante. Após as assinaturas serem feitas, AAII devolve à La Provence para continuidade do processo.

7 - O estudante aguarda a tramitação e permanece em contato com a La Provence para saber da aprovação do estágio pelo governo francês e pela providência para solicitação o visto francês que deverá ser presencialmente junto ao Consulado francês. Assim que o estudante receber o visto deve entregar uma cópia, impressa ou por e-mail, para a AAII.

8 – A AAII irá proceder internamente o trancamento da matricula do estudante por intercâmbio conforme previsto em regulamento da instituição. Esta modalidade de trancamento não prevê custo ao estudante.

9 – Estudante viaja para realizar seu intercâmbio.

10 – Ao final do estágio o estudante deve, obrigatoriamente, retornar para o Brasil e retomar, no semestre seguinte, o Curso de Estética e Cosmética da UNISC por meio de rematrícula on-line, normalmente. O não retorno do estudante acarretará em sanção disciplinar, inclusão do status de ‘desistente’ e a cobrança dos valores referentes ao trancamento.

11 - Os estudantes que se candidataram à realização do estágio deverão participar do Programa Institucional de Capacitação para Intercâmbio organizado pela AAII, na edição do segundo semestre do ano letivo que antecede a realização do estágio.

 

Mais informações clique aqui e veja o doc completo.

 

Para inscrever-se, preencha os formulários abaixo e traga até a AAII!

 

Ficha de inscrição estágio na França UNISC Ficha de inscrição estágio na França UNISC

FORMULÁRIO PARA VISITA TÉCNICA Formulário de Candidatura aluno UNISC – ESTÁGIO ESTÉTICA E COSMÉTICA

Bolsa China

Edital Bolsa China Edital Bolsa China

Este intercâmbio é destinado a estudantes interessados em desenvolver pesquisa acadêmica e/ou científica junto a universidades conveniadas à UNISC, seja em laboratórios ou projetos da instituição mediante acompanhamento de um professor responsável. Por isso, o estudante da UNISC poderá atuar apenas na área de sua formação universitária.

O intercâmbio para pesquisa poderá ter duração máxima de quatro (4) meses.

Essa modalidade segue um fluxo contínuo, dependendo do estudante em apresentar sua demanda específica no ato da inscrição para que possa ser realizado o contato com a Instituição no exterior. Os estudantes de todos os cursos de graduação e pós-graduação da UNISC poderão contatar a AAII na busca por esse intercâmbio.

Pré-requisitos:

  • Ter idade mínima de 18 anos;
  • Estar matriculado em um curso de graduação ou pós-graduação no momento da candidatura;
  • Ter definida a área e duração da pesquisa;
  • Ter concluído três semestres do curso de graduação ou as disciplinas na pós-graduação;
  • Ter parecer favorável da Coordenação do Curso/ Programa da UNISC;
  • Ter conhecimento do idioma do país de destino. Neste caso, recomendamos a realização de um teste gratuito de nivelamento junto ao Centro de Línguas da UNISC.

Inscrição

São aceitas candidaturas ao longo do ano.

As candidaturas devem ser feitas com 6 meses de antecedência à data de início da pesquisa no exterior.

Para inscrever-se, o aluno deverá entregar na AAII, bloco 2 sala 206-A os seguintes documentos:

  • Formulário de Candidatura - Download disponível no fim da página;
  • Cópia do RG, CPF e Passaporte de possuir;
  • Currículo pessoal;
  • Histórico Escolar e comprovante de matrícula (emitido pela internet);
  • Carta de interesse indicando os motivos que lhe levam a querer realizar a pesquisa no exterior.

Esta documentação será avaliada pela AAII que fará contato com a universidade pretendida para encaminhamento da candidatura.

Responsabilidades do estudante

  • Providenciar documentos exigidos à obtenção do visto de estudos (quando necessário);
  • Passagem aérea de ida e volta;
  • Gastos com estada;
  • Seguro saúde em conformidade com as exigências do país de destino.

Após o recebimento da candidatura completa, a AAII fará contato com a Universidade no exterior para o encaminhamento da candidatura do estudante, bem como repassará a ele as orientações necessárias ao intercâmbio.

Esta é uma modalidade de intercâmbio para grupos de estudantes e docentes de determinada área de formação para atividades de curta duração no exterior com o apoio de Universidades conveniadas à UNISC. Nesta modalidade a AAII poderá organizar diretamente ou com o apoio de uma Universidade parceira, atividades como visitas a empresas, organismos, instituições de ensino, eventos culturais e acadêmicos, cursos de idioma, bem como, a logística da viagem para todo o grupo. A área que demanda a Visita Técnica deverá ter um professor responsável com quem a AAII tratará da construção do cronograma da viagem.

O tempo de duração da visita deverá ser acordado entre as instituições não havendo período pré-estabelecido.

Responsabilidade da UNISC

  • Organizar cronograma de atividades juntamente com o curso e a instituição de ensino no exterior;
  • Providenciar local de acomodação para o grupo;
  • Auxiliar na obtenção do visto (quando necessário);
  • Disponibilizar certificado de participação.

Responsabilidade da instituição estrangeira

  • Disponibilizar responsável local pelo grupo;
  • Cumprir com a organização pré-definida para o grupo;
  • Disponibilizar documentos comprobatórios de vínculo para solicitação de visto e certificado das atividades (quando necessário).

Responsabilidade do participante

  • Providenciar visto (quando necessário);
  • Passagem aérea de ida e volta;
  • Gastos com estada;
  • Seguro saúde válido por todo o período de intercâmbio;
  • Participar e todas as atividades propostas para a Visita Técnica.

A AAII buscará viabilizar junto à área/curso de interesse da UNISC a elaboração do cronograma segundo demandas específicas apresentadas através do Formulário de Visita Técnica disponível para download no fim da página.

PROGRAMA DE LICENCIATURAS INTERNACIONAIS PLI PORTUGAL

-Curso de Biologia, Licenciatura.

Oportunidade de realizar intercâmbio em Portugal na Universidade do Algarve.

 

Inscrições:

Prazo final: 30/04/2017;

Local:  Assessoria para Assuntos Internacionais e Interinstitucionais (AAII), sala 206A, Bloco 2.

Formulário de Inscrição:  Ficha de inscrição Formulário

 

Pré-requisitos para inscrição dos estudantes do curso:

  1. Ser brasileiro ou estrangeiro com visto de residência;
  2. Quitação eleitoral;
  3. Ter obtido nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) igual ou superior a 600 pontos;
  4. ter cursado todo o ensino médio em escola pública brasileira ou ter cursado em escola particular na condição de bolsista integral;
  5. ter integralizado no mínimo 20% e no máximo 80% dos créditos obrigatórios do curso de Biologia - Licenciatura na UNISC;
  6. Estar em dia com suas obrigações financeiras na UNISC;
  7. Estar regularmente matriculado no curso de Ciências Biológicas - Licenciatura.

 

Benefícios ao estudante bolsista: Auxílio mensal, Auxílio deslocamento (passagens aéreas), Auxílio instalação e Seguro-Saúde.

Responsabilidade do estudante: A obtenção do Passaporte e do Visto de Estudos. Orientações serão repassadas pela AAII.

Maiores informações sobre os pré-requisitos e benefícios ao bolsista: Laboratório de Entomologia, sala 1509, Bloco 15 com professor Andreas Kohler.

Início das atividades em Portugal: A partir de agosto/setembro de 2017

 

VIAGEM TÉCNICA DE ESTUDOS - Cursos de Engenharia e Arquitetura-  

 

Destino: Los Reyunos, Mendoza, Argentina

Instituições internacionais parceiras: Universidad Tecnológica Nacional (UTN)/ Universidad Nacional de Cuyo

Acomodação: complexo Los Reyunos da UTN

Período anual: férias de verão

Inscrições e seleção: 2º semestre do ano

Vagas anuais: 30 (pode haver variação)  

 

Estudantes dos seguintes cursos estão aptos a participar:  

Arquitetura e Urbanismo

Engenharia Ambiental

Engenharia de Produção

Engenharia Civil

Engenharia Mecânica

Engenharia Agrícola

Engenharia Química

Engenharia Elétrica.

 

Atividades de 60h:

- Aulas com professores da Universidad Tecnológica Nacional;

- Visitas de formação técnica;

- Visitas a empresas.

- Atividades culturais no complexo Los Reyunos e na cidade de San Rafael/Argentina;

 

Investimento:

Valor pago pelo aluno contempla  hospedagem e alimentação;

 

Oferta da UNISC:

-Curso preparatório de 10h de espanhol  na UNISC antes da viagem;

-Transporte (ônibus) internacional;

-Reconhecimento do curso em Núcleo Flexível ou disciplina optativa (de acordo com o estabelecido por cada curso).

 

Informações: Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias, sala 5220 – Bloco 52 E-mail: deaa@unisc.br

 

Viagem 2018

 

Estágio Prático (não obrigatório) - Cursos de Engenharia -  

 

Local do estágio: Empresas e instituições da cidade de San Rafael/Argentina

Instituição internacional parceira: Universidad Tecnológica Nacional (UTN)

Acomodação: família de estudantes da UTN

Período: um mês nas férias de inverno

Inscrições e seleção: 1º semestre do ano

Vagas anuais: 3

 

Estudantes dos seguintes cursos estão aptos a participar:  

Engenharia Ambiental

Engenharia de Produção

Engenharia Civil

Engenharia Mecânica

Engenharia Agrícola

Engenharia Química

Engenharia Elétrica.

 

Investimento:

Passarem aérea de ida e volta a San Rafael/Argentina e seguro saúde internacional para o período.

 

Informações: Departamento de Engenharia, Arquitetura e Ciências Agrárias, sala 5220 – Bloco 52 E-mail: deaa@unisc.br

 

 

 

VIAGEM TÉCNICA DE ESTUDOS – 2018 

-Cursos de Ciências Contábeis.

 

Destino: Montevidéu

Período: 19 a 25 de maio de 2018

Inscrições e informações:

Até 09/10/2017

Na Secretaria do Curso.

Critérios de participação:

  • 50% por desempenho acadêmico;
  • 50% por sorteio;
  • uma vaga para egresso independente do campi, observando a mesma regra estabelecida para os graduandos;
  • não serão contemplados os alunos que já participaram de viagem nos últimos dois anos;
  • os suplentes estão sujeitos à mesma regra;
  • caso sobrem vagas serão chamados os inscritos (efetivos e suplentes) que já participaram de outras viagens técnicas, nos últimos dois anos;
  • ter participado de pelo menos uma Semana Acadêmica ou Simpósio do curso.

 Atividades:

- Visitas a empresas (a confirmar)

- Visita a Universidade (a confirmar)

 Pagamento:

Hospedagem R$550,00 ( 5x R$110,00)

 

 

VIAGEM TÉCNICA DE ESTUDOS – 2017 

-Cursos de Administração de todos os Campi.

 

Destino: Montevidéu

Período: 20 a 24 de setembro de 2017

Inscrições e informações:

Na Secretaria do Curso.

Atividades:

- Visita ao Puerto Nacional 

- Vistia à empresa EQuim

Investimento:  

Hospedagem R$720,00 ( Parcelas e pagamento junto às secretarias dos cursos)

 

 

Viagem Cursos de Comunicação- Portugal

 

Cursos Participantes:

Jornalismo, Relações Públicas, Fotografia, Publicidade e Propaganda, Produção em Mídia Audiovisual.

Período da viagem: Fevereiro 2018.

Universidade de Destino: Universidade do Algarve, conveniada à UNISC.

Inscrições: 11/08 a 21/08 na secretaria do Curso de Comunicação Social

Documentos de inscrição:

- Currículo

- Carta de Intenção

- Histórico da Graduação  

Requisitos:

- Estar matriculado como estudante regular em um dos cursos participantes da viagem

- Ter concluído o terceiro semestre.

- Não ter nenhum impedimento legal ou administrativo na UNISC.

Entrevistas: 28/08 a 01/09. Serão agendadas pela Coordenação do Curso e os inscritos serão informados de seu horário e data.

Vagas: total de 10 vagas com preferência para dois selecionados por curso.

Critérios de seleção:

- Média acadêmica

- Intenções dispostas na Carta

Investimento do aluno:

Passagem aérea: Valor cotado em julho 2017 em R$ 3950,00 + Taxas.

*Cotações atualizadas e formas de pagamento serão informadas na primeira reunião após a seleção dos estudantes. 

Alimentação:  Estimado de 3 a 5 Euros por refeição- http://www.ualg.pt/pt/content/alimentacao

Transporte:  Em ônibus (autocarros) o valor da passagem varia entre 1,10 e 2,25 Euros dependendo do trajeto. Também há o passe mensal  a partir de 20,40 euros até 54,07 Euros.

*Será avaliada a necessidade de acordo com o local de acomodação escolhido após a seleção dos alunos.  

Acomodação:  Quantos duplos/triplos  10,00 Euros / diária – Todos as Residências indicadas pela Universidade do Algarve possuem banheiros compartilhados, cozinha e área para lavar roupas dentro dos apartamentos. Em áreas comuns existem área de estudos e de convivências.

*Valores para grupos podem ser verificados mediante a seleção dos alunos. 

Seguro saúde: Poderá ser providenciado o Seguro Gratuito PB4 válido para Portugal.

Atividades da viagem:

Os estudantes participarão de atividades acadêmicas da Escola Superior de Educação e Comunicação da Universidade do Algarve. Mais detalhes serão repassados em reunião.

Quer conhecer mais sobre Faro, cidade de destino dessa viagem? Então acesse: https://vivendoemfaro.wordpress.com/

MENU PRINCIPAL