A Unisc

O Núcleo de Empreendedorismo da UNISC existe para estimular atitudes empreendedoras e promover ações de incentivo ao empreendedorismo e ao surgimento de empreendimentos de sucesso, principalmente, junto à comunidade acadêmica da UNISC.

A proposta é dar suporte a idéias inovadoras e projetos de base empreendedora. Atende as empresas pré-incubadas, incubadas e graduadas da ITUNISC, (SCS e VC), prestando assessoria/consultoria e cursos nas áreas administrativas (custos, marketing, planejamento, financeira), bem como oferecendo cursos de capacitação (financeiro, propriedade intelectual e elaboração de planos de negócios).

 

 

 

COLUNA: Palavra do Coordenador

Caros Acadêmicos,

Esta é a primeira edição do site NE - CACT - Núcleo de Empreendedorismo da Unisc, que conta com professores de diversos cursos e departamentos da instituição. Até então, pouca gente tinha ouvido falar nessa coisa chamada empreendedorismo e Inovação. Mas obviamente isso só nos fez quer intensificar nossa motivação para difundir o tema. Certamente virão mais atitudes, programas e incentivos, tanto em cursos como programas, com este mesmo objetivo.

Pensando em uma maior mobilização junto aos acadêmicos da Unisc, planejamos este espaço para divulgar e disseminar o empreendedorismo, em todas as áreas, proporcionando uma carga de informação e formação acadêmica, induzindo os estudantes a trabalhar com conceitos de empreendedorismo e planejamento empresarial. 

Este espaço ainda está em construção, pois à medida que sentimos a repercussão e necessidade estaremos inovando, acrescentando e se for o caso subtraindo. Embora sua dinâmica mude e seu conceito sofra uma atualização, nosso enfoque será para todo o tema que envolva empreendedorismo. Algumas seções ainda não foram organizadas, e para isto conto com a compreensão e apoio de todos, como também aceitamos sugestões. 

Espero que você goste do conteúdo preparado neste espaço, e caso isso aconteça, indique para seus amigos. Aposto que eles também irão gostar. 

Muito obrigado pela compreensão e pelo carinho.

Kurt Werner Molz
Coordenador do Núcleo de Empreendedorismo


COLUNA: Planejando sua Empresa

Você tem uma idéia interessante e um sonho em mente. Você tem conhecimento técnico, vinculado a uma proposta inovadora. Para transformar o seu sonho em objetivo, basta montar a sua empresa. Mas... por onde começar?

Existem vários aspectos que deverão ser pensados antes que você efetivamente abra a sua empresa. E, para facilitar o seu trabalho, existe uma ferramenta chamada “Plano de Negócios”, onde você, ao colocar a sua idéia no papel simulará, preverá e planejará as possibilidades do seu negócio. Ao término desse importantíssimo documento, você conseguirá saber se a sua idéia é viável ou se terá que investir em outra área.

Um plano de negócios vai muito além de uma análise de marketing, ele focará também as questões financeiras, jurídicas, técnicas e, inclusive, de recursos humanos.

Os componentes básicos de um plano de negócios são:

Resumo Executivo, cujo propósito é provocar o interesse dos investidores e entidades financeiras que desejam conhecer mais sobre a empresa.

Descrição do Negócio, que deve proporcionar ao leitor uma idéia mais detalhada sobre a companhia e a natureza do produto ou serviço que se oferece.

Análise de Mercado, cujo principal objetivo é convencer o leitor de que existe um mercado repleto de oportunidades e que o empresário tem suficiente conhecimento sobre este mercado, bem como também para capturar um segmento o suficientemente grande para sustentar a nova empresa.

Equipe Gerencial,
cuja solidez carrega um papel fundamental na decisão dos investidores e das entidades financeiras para destinar recursos à empresa.

Operação,
cuja sessão deve apresentar uma perspectiva geral sobre a estratégia para programar o plano empresarial. Além disso, esta sessão auxiliará a focar os custos relacionados com a execução desse plano.

Riscos Críticos, onde o empresário deverá identificar os possíveis problemas que poderão trazer um impacto negativo considerável sobre a nova companhia.

Projeção Financeira, cujo propósito é convencer o leitor a respeito do que a empresa tem sentido do ponto de vista financeiro.

Anexos, que deverão prover a documentação adicional que sustentará o plano empresarial. Esta sessão oferece aos possíveis investidores a opção de verificar informações mais detalhadas, se assim o desejarem.

Dessa forma, pode-se constatar que são vários os benefícios de se trabalhar na estruturação de uma empresa, ou seja, o tripé do sucesso que são as três capacidades – administrativa, técnica e financeira. Uma empresa bem estruturada tem a capacidade de corresponder mais do que se espera dela, terá mais chances de atender às necessidades dos clientes que cada vez mais estão se tornando exigentes, terá crédito no mercado, a qualquer hora, entre outros tantos benefícios.

Por fim, para que você possa buscar mais informações a respeito do assunto abordado, deixamos algumas sugestões de bibliografias que lhe auxiliarão a montar o seu Plano de Negócios.

Boa Sorte!

Caroline Albrecht
Coordenadora da Incubadora Tecnológica da Unisc – Itunisc


Bibliografias Indicadas

DOLABELA, Fernando. O Segredo de Luísa. São Paulo: Cultura Editores, 1999. 320 p.

DORNELAS, José Carlos Assis. Empreendedorismo: Transformando Idéias em Negócios. Rio de Janeiro, 2001, 299p.

BIAGIO, Luiz Arnaldo; BOTOCCHIO, Antônio. Plano de Negócios: Estratégia para micro e pequenas empresas. Baueri, São Paulo: Manole, 2005.

MENU PRINCIPAL