Mestrado e Doutorado em Letras

INSCRIÇÕES: 1º/09/2017 a 13/11/2017, via formulário eletrônico [clique aqui].

PROVA ESCRITA: 16/11/2017 (manhã)

ENTREVISTAS: 16 e 17/11/2017 (manhã e tarde)

 

Documentação necessária:

:: Proposta de tema para dissertação [clique aqui];

:: Currículo Lattes com foto (Plataforma Lattes - http://www.cnpq.br);

:: Cópia autenticada do diploma de graduação;

:: Cópia do histórico acadêmico de graduação;

:: Cópia do(s) atestado(s) de proficiência(s) em língua(s) estrangeira(s), se tiver. Caso não tenha, o aluno deve realizar o exame de proficiência no primeiro ano de curso;

:: Cópia da Carteira de Identidade;

:: Cópia do CPF;

:: Cópia do título de eleitor com comprovante de quitação eleitoral.


IMPORTANTE:

Para a efetivação da inscrição, a documentação completa deve ser remetida pelo correio, via SEDEX, para o seguinte endereço:

Central de Atendimento da UNISC,

Avenida Independência, 2293 - Bloco 5, Sala 513.

Santa Cruz do Sul - RS

CEP: 96815-900

 

Mais Informações:

E-mail: ppgl@unisc.br

Fone: (51) 3717 7322

Endereço:

PROGRAMA DE PÓS-GRADUAÇÃO EM LETRAS – MESTRADO E DOUTORADO

Avenida Independência, 2293 - bloco 10 - sala 1024 - CEP: 96815-900 - Santa Cruz do Sul/RS


Horário de Atendimento:

Segunda à sexta-feira

Manhã: das 8h às 12h / Tarde: das 13h30min às 17h30min

 

 

Leituras obrigatórias (atualizado em 22/09/2017)

CULLER, Jonathan. Teoria literária: uma introdução. São Paulo: Beca, 1999.

MORAIS, José. Alfabetizar para a democracia. Porto Alegre: Penso, 2014.

MOTTA, Luiz Gonzaga. Análise crítica da narrativa. Brasília: Editora UnB, 2013.

MUSSALIM, Fernanda; BENTES, Anna C. Introdução à linguística: domínios e fronteiras. v. 1 e 2. São Paulo: Cortez, 2001.

 

 

Leituras complementares

CHARTIER, Roger. A aventura do livro: do leitor ao navegador. São Paulo: UNESP, 1998.

DOMINGOS, A. C. M.. Hiperleitura e escrileitura: convergência digital, Harry Potter, cultura de fã. 1ª. ed. Porto Alegre: Edipucrs, 2015. v. 1. 284p .

FLORES, Onici Claro; GABRIEL, Rosângela. O quebra-cabeça da leitura: leitor, texto, autor. In: MOURA, Heronides; GABRIEL, Rosângela. Cognição na linguagem. Florianópolis: Insular, 2012.

FLORES, O. C. Ensinando a ler e a escrever: o Português brasileiro, seus princípios fonológicos e os vínculos entre fala, escuta, leitura e escrita. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2016.

FLORES, Valdir do Nascimento; TEIXEIRA, Marlene. Introdução à Linguística da Enunciação. São Paulo: Contexto, 2005.

MARCUSCHI, Luiz Antônio. Produção textual, análise de gêneros e compreensão. São Paulo: Parábola Editorial, 2008. Capítulo “Processos de compreensão”.

MOISÉS, Massaud. A análise literária. 17. ed., rev. e atual. São Paulo: Cultrix, 2008. 320 p.

MUSSALIM, F.; BENTES, A.C. (Orgs.). Introdução à Linguística. Vol. 1, 2 e 3; São Paulo: Cortez, 2009.

PERKOSKI, Norberto; FRONCKOWIAK, Ângela Cogo. Vivências poéticas: mobilizando leitores. In.: GOMES, Leny da Silva; GOMES, Neiva Maria Tebaldi. Aprendizagem de língua e literatura: gêneros & vivências de linguagem. Editora UniRitter: Porto Alegre, 2006.

PICCININ, Fabiana; SOSTER, Demétrio de Azeredo. Narrativas comunicacionais complexificadas 2 - a forma. Santa Cruz do Sul: EDUNISC, 2014.

SIGNO, 2015-2016. Santa Cruz do Sul. Disponível em: http://online.unisc.br/seer/index.php/signo/issue/archive. Últimas edições.

MENU PRINCIPAL