AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Mestrado e Doutorado em Desenvolvimento Regional

Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE)

O convênio com a UNIOESTE se dá por meio do Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional e Agronegócio - Mestrado e Doutorado. O convênio tem se materializado através do intercâmbio de professores para a composição de bancas de mestrado e de doutorado, a realização de estágio pós-doutoral; a realização de pesquisas em conjunto; de publicações de artigos e livros em conjunto; e de disciplinas de mestrado e doutorado com a presença de estudantes de ambos PPGs.

Universidade de Blumenau (FURB)

Com a FURB, a parceria existe há vários anos, concretizada por meio do intercâmbio de professores para cursos, seminários, palestras, participação em bancas de mestrado e doutorado e realização de estágio pós-doutoral. Também têm sido desenvolvidas, em conjunto, publicações, projetos de pesquisa e ações de extensão. O convênio foi formalizado em 2017, mas a integração e intercâmbio entre os Programas já está consolidada, tendo início no final dos anos 1990. A partir de 2017, as duas instituições, em conjunto com a Universität de Innsbruck (Áustria), realizam a Escola de Inverno.

Universidade Regional do Noroeste do Estado do Rio Grande do Sul (UNIJUÍ)

O PPGDR UNISC possui ações de intercâmbio com o Programa de Pós-Graduação em Desenvolvimento Regional – Mestrado e Doutorado da UNIJUÍ há vários anos, comportando atividades conjuntas tais como: projetos de pesquisa em parceria; co-orientações em conjunto; participação de professores em bancas de mestrado e doutorado; publicações de artigos e livros em conjunto; participação conjunta em atividades do Observatório do Desenvolvimento Regional - ObservaDR, entre outras. Destaque para projetos de pesquisa em conjunto, como o “Planejamento e Desenvolvimento Regional no Rio Grande do Sul: uma análise da experiência recente dos Conselhos Regionais de Desenvolvimento - COREDEs-RS”. O convênio foi formalizado em 2016, oficializando uma relação que remota a origem de ambos os programas.

Universidade do Oeste de Santa Catarina (UNOESC)

Embora formalizada em 2016 por meio de um convênio interinstitucional, a parceria ocorre com o Programa de Pós-Graduação em Administração – Mestrado Profissional - da UNOESC há ao menos uma década, por meio do intercâmbio de professores para estágio pós-doutoral, participação em bancas de mestrado e de doutorado, palestras em seminários em ambas instituições; realização de projetos de pesquisa em conjunto. Destaque para o projeto conjunto “Agroindústrias familiares e a dinâmica territorial: um estudo comparativo entre a região do Vale do Rio Pardo/RS e a região do Oeste Catarinense/SC – Brasil”.

Universidade de Taubaté (UNITAU)

Com o Programa de Pós-Graduação em Planejamento e Desenvolvimento Regional, da Universidade de Taubaté, as ações de cooperação tiveram início em maio de 2016 com o início das tratativas para a realização de um DINTER do PPGDR UNISC no PPGDR da UNITAU, o que deve se concretizar em 2018. Além disso, parceria tem se dado por meio do intercâmbio de professores para bancas e palestras; a participação do PPGDER da UNITAU no Observatório do Desenvolvimento Regional – ObservaDR, entre outras formas.

MENU PRINCIPAL