AcessibilidadeAcessibilidadeInternacional

Serviço Social

Titulação

Bacharel em Serviço Social

Área de Formação

Ciências Sociais Aplicadas e Saúde

Projeto de Extensão 

Grupo de Trabalho em Apoio a Refugiados e Imigrantes (GTARI)

Professora Eunice Maria Viccari e Marta von Dentz

 

O GTARI surgiu da intenção de um grupo multidisciplinar – composto por professores, alunos e egressos da Universidade de Santa Cruz do Sul (UNISC) – em melhorar a
compreensão sobre o fenômeno migratório que, assim como os deslocamentos internos, faz parte da dinâmica do mundo globalizado e traz impactos internacionais, nacionais, regionais e locais.

O Curso de Serviço Social participa deste grupo efetivamente desde 2021, quando realizada a aproximação e firmada parceria com o Serviço Jesuíta a Migrantes e Refugiados de Porto Alegre.

Constituem objetivos específicos do presente Acordo:
a) mapear a comunidade migrante e refugiada no território de abrangência da Unisc;
b) orientar e acompanhar as famílias encaminhadas às vagas de trabalho;
c) oferecer apoio aos migrantes e refugiados sobre acessos aos serviços de diferentes políticas públicas;
d) apoiar na elaboração de currículos e na promoção de oficinas de integração socioeconômica;
e) incentivar graduandos extensionistas da UNISC para participação neste projeto.

 

 


Projeto de Extensão 

Acordo de Cooperação Unisc e Prefeitura de Lajeado

Projeto Pacto Lajeado Pela Paz

Professoras Marta von Dentz, Eunice Maria Viccari

Assistente Social Luciana Oliveira da Cunha - Programa Inserção Comunitária UNISC

Assistente Social Tânia Rodrigues - Pacto Lajeado pela Paz

 

O Projeto de extensão foi constituído pela parceria institucional entre Unisc e Prefeitura de Lajeado a fim de viabilizar a participação de estudantes extensionistas do Curso de Serviço Social UNISC no Projeto Pacto Lajeado Pela Paz.

Constituem objetivos específicos do presente Acordo:

  1. a)viabilizar a participação de estudantes extensionistas do Curso de Serviço Social UNISC no Projeto Pacto Lajeado Pela Paz;
  2. b)oportunizar, aos estudantes interessados, espaços de vivências práticas de extensão que condizem com a área do Serviço Social como é o caso do Pacto Lajeado pela Paz que se alicerça em três eixos estruturantes: 

Prevenção Social da Violência, Aplicação da Lei e Gestão, Participação, Comunicação e Transparência.

 

 


Projeto de Extensão 

Enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher: direitos e garantias legais da mulher agredida

Professora Maira Meira Pinto

O Projeto de extensão “Enfrentamento da violência doméstica e familiar contra a mulher: direitos e garantias legais da mulher agredida", coordenado pela profa. Dra. Caroline Ritt, tem desempenhado importante papel no atendimento e na orientação a mulheres vítimas de violência em Santa Cruz do Sul/RS. 

O Serviço Social visa agregar, aos atendimentos realizados às mulheres vítimas de violências, as especificidades da área social. Para tanto, conta com a participação da professora Maira Meira Pinto e de duas bolsistas de extensão do curso de Serviço Social da Universidade.

Tem como objetivo geral integrar a área do Serviço Social no referido projeto de extensão, adensando ao mesmo os conhecimentos da área, a perspectiva multiprofissional, bem como incorporando, nos atendimentos realizados às mulheres vítimas de violências, as especificidades da área social.
A proposta articula-se às atividades que já vem sendo realizadas pelo Projeto de maneira a oferecer atendimento multiprofissional às mulheres que são recepcionadas na Delegacia de Pronto Atendimento em Santa Cruz do Sul, a partir de três eixos principais:
-Realizar, em conjunto com a bolsista do Direito, a primeira escuta da mulher agredida, oferecendo atendimento humanizado e escuta qualificada para identificação e encaminhamentos das demandas e vulnerabilidades sociais advindas do contexto da violência;
-Realizar atendimento continuado das mulheres, oferecendo acompanhamento social, promovendo a reflexão acerca de sua realidade e trabalhando seu empoderamento com vistas a busca de alternativas para romper o ciclo de violência;
-Estreitar laços e relações interprofissionais com os técnicos dos equipamentos da rede de atendimentoe proteção às mulheres vítimas de violência de Santa Cruz do Sul de forma a contribuir com o acesso das mulheres aos serviços e programas que são ofertados.

 

 

 


Projeto de Extensão

Serviço de Reabilitação Física Nível Intermediário
Professora  Eunice Maria Viccari

O “Serviço de Reabilitação Física de Nível Intermediário” da UNISC atende pessoas com deficiência física, usuárias do Sistema Único de Saúde que demandam órteses, próteses e meios de locomoção. Participa deste Serviço pelo curso de Serviço Social, a professora Eunice Maria Viccari e, atualmente, a estudante Márcia Bender. 

A equipe é formada por professores e estudantes bolsistas de extensão dos cursos de fisioterapia, serviço social, psicologia e enfermagem. 

O Serviço é coordenado pela professora Ângela Cristina da Silva do curso de fisioterapia e funciona na clínica do mesmo curso durante 20 horas semanais. 

A equipe administra as demanda de órteses, próteses e meios de locomoção de pessoas com deficiência física de 25 municípios das regiões dos Vales do Rio Pardo e Jacui. Também são realizadas avaliações, elaboração e execução de projeto terapêutico individual, acompanhando os usuários amputados e portadores de necessidades especiais, bem como seus familiares e cuidadores, numa perspectiva de atenção integral em saúde. Este Serviço de Reabilitação é financiado pelos Fundos Nacional e Estadual de Saúde garantindo assim, a efetivação do atendimento de assistência à saúde enquanto contribui com a formação de estudantes, desenvolvimento de pesquisas numa perspectiva de trabalho interdisciplinar.

 

 

 


Projeto de Pesquisa

A inserção no mercado de trabalho dos egressos do curso de Serviço Social da UNISC
2° Edição
Professoras Eunice Maria Viccari e Maira Meira Pinto


A pesquisa tem como universo a totalidade de egressos do curso de serviço social da UNISC no período que compreende dezembro de 2003 a julho de 2020. Esse número representa 290 profissionais assistentes sociais. Esta pesquisa foi realizada em 2012 e está em reedição em 2020.
Os objetivos específicos consistem em: 
Levantar e analisar quais as competências e atribuições privativas do assistente social que mais se evidenciam no exercício profissional desses egressos; 
Levantar e analisar quais as condições de trabalho vivenciadas por esses egressos; 
Mapear os espaços sócio-ocupacionais ocupados pelos egressos.
A relevância desta pesquisa, está assentada em 3 aspectos: 
A aproximação do curso de Serviço Social com a área da pesquisa acadêmica é o primeiro deles. 
Tradicionalmente os professores e estudantes se vinculam mais a projetos de extensão, dada a natureza interventiva da profissão e as demandas institucionais. 
O segundo aspecto é a construção de conhecimento sob a realidade do trabalho profissional de assistentes sociais, área muito carente de estudos e informações. 
O terceiro aspecto é o de poder adicionar a essa pesquisa, um novo conceito formalizado pela OIT – Organização Internacional do Trabalho, que é o do trabalho decente.
 
 
 

 

 
MENU PRINCIPAL