Ensino de Filosofia e Sociologia

Local

Campus Unisc - Santa Cruz do Sul.

Objetivo do curso

- Qualificar os atuais professores de Filosofia e Sociologia no ensino médio para o bom e melhor desempenho de suas funções nesse nível de ensino e nesses componentes curriculares;
- Titular os professores que atualmente desenvolvem suas funções profissionais com os componentes curriculares Filosofia e Sociologia no ensino médio – mesmo os que não possuem formação específica em Filosofia, Sociologia/Ciências Sociais - para que, de forma melhor e legal, possam ministrar suas aulas;
- Possibilitar aos profissionais de Filosofia e Sociologia o referencial teórico e metodológico necessário para a compreensão crítica do homem como um ser social e político no mundo;
- Possibilitar o debate e a compreensão das principais teorias e vertentes sócio-filosóficas modernas e contemporâneas;
- Refletir, compreender e proporcionar a discussão a propósito das metodologias e conteúdos de Sociologia e Filosofia a serem ministrados no ensino médio;
- Subsidiar o entendimento e o debate a propósito de temas como: ética, estética, religião, conhecimento, violência, mídia, mundo do trabalho, participação política, movimentos sociais, existência, verdade, moral, etnicidade, gênero e diversidade cultural.

Participantes

Professores da rede pública e da rede privada de educação que ainda não realizaram seus cursos de Lato Sensu e Graduados em Filosofia ou Sociologia e/ou profissionais que atuam ou desejam atuar no ensino de Filosofia ou Sociologia.

Inscrições

Até 16 de março de 2018. Inscrições realizadas até 18 de fevereiro de 2018 terão 40% de desconto, na taxa de inscrição.

A inscrição poderá ser realizada neste site ou na Central de Atendimento da UNISC, bloco 5.

Em caso de dúvida no preenchimento do formulário de inscrição envie e-mail para spge@unisc.br ou entre em contato pelos telefones 51.3717-7343 ou 51.3717-7311.

Taxa de Inscrição

R$ 100,00. A taxa de inscrição será devolvida em caso de cancelamento do curso pela UNISC, devido ao não preenchimento do número mínimo de vagas previstas no orçamento do curso.

Início das aulas

06 de abril de 2018

Dias, horários e período das aulas

Sexta-feira: das 18h50 às 22h20
Sábado: das 08h às 12h30
* Encontros semanais, com intervalo ao final de cada semestre

Carga horária Total

Este curso tem carga horária de 360 horas, distribuídas em 3 semestres.

Titulação

O estudante que preencher satisfatoriamente os quesitos frequência e aproveitamento mínimos por disciplina e no Trabalho de Conclusão de Curso, terá direito a certificado.

Frequência Mínima por disciplina: 75%
Aproveitamento mínimo por disciplina: 7,0
Aproveitamento mínimo no Trabalho de Conclusão de Curso: 7,0

Perfil do Futuro Pós-Graduado

Ao final do curso o aluno deverá estar devidamente preparado e qualificado para o desempenho de suas funções no magistério de ensino médio nos componentes Filosofia e Sociologia. Por devidamente preparado e qualificado entende-se, para os propósitos desse curso, que o professor deverá ter condições para preparar, propor e sustentar uma reflexão de cunho sociológico ou filosófico junto a seus alunos. Essa reflexão deve passar, necessariamente, pelos critérios de criticidade, radicalidade e universalidade do tema a ser abordado; bem como, transitar de forma livre, dinâmica e profunda por temas como ética, religião, violência, movimentos sociais, política e outros afeitos á natureza precípua do curso. Além disso o professor, ao término de seu curso Lato sensu em Ensino de Filosofia e Sociologia, deverá estar imbuído de forma necessária e suficiente das metodologias específicas para o ensino desses componentes curriculares, razão de seu curso. Poderá atuar em escolas da rede pública ou privada ou em entidades de pesquisa, associações, jornais, revistas ou outros que exijam domínio dos conhecimentos filosóficos e sociológicos. 

Coordenação Acadêmica:

Dr. Renato Nunes

 

 

MENU PRINCIPAL