- Home
- >
- Cursos
- >
- Graduação
- >
- Relações Públicas
- >
- Agências Experimentais - A4
Agências Experimentais - A4
Agências Experimentais - A4
A Agência Experimental é um espaço onde diversas práticas são desenvolvidas por alunos-monitores, com o objetivo de recriar a realidade profissional de cada habilitação do Curso. Todos os trabalhos são supervisionados por um professor em cada um dos 4 Núcleos que juntos formam a Agência Experimental de Comunicação.
» Acesse o site da Agência Experimental
Núcleo de Jornalismo
O Núcleo de Jornalismo é um espaço importante onde os alunos podem colocar em prática os conhecimentos de sala de aula na área do Jornalismo Imprenso e Online. A produção dos trabalhos oferece aos alunos-monitores a possibilidade da experimentação - tanto na produção de textos quanto na área gráfica e digital - com o objetivo de fazê-los praticar e refletir sobre essa prática profissional. Para isso, os monitores contam com a orientação e supervisão do professor Hélio Etges. Os principais produtos do site são o Portal de notícias A4 (http://hipermidia.unisc.br/a4/, que cobre a agenda da Unisc e também todo ano está presente em três grandes eventos: o Festival de Cinema de Gramado e a Feira do Livro e a Oktoberfest, em Santa Cruz do Sul, e a Microphonia Online. Essa, é uma rádio na Internet, feita pelos alunos do curso de Comunicação Social (http://microphonia.unisc.br/microphonia/).
Na Núcleo de Jornalismo há computadores, softwares de produção e edição de texto e conteúdo para a Internet e impressora para o aperfeiçoamento dos alunos na área de Jornalismo Impresso.
Núcleo de Publicidade e Propaganda
O Núcleo de Publicidade e Propaganda, através dos alunos monitores e voluntários, atende as necessidades da universidade nas áreas de criação, produção e planejamento de peças publicitárias para os cursos e suas respectivas semanas acadêmicas, além de prestar serviços a projetos comunitários desenvolvidos na região .
Criado com o intuito de proporcionar ao aluno um espaço de interação e de formação profissional, o Núcleo, semestralmente, oferece vagas para alunos que desejam estagiar e, assim, complementar o currículo, colocando em prática o que aprendem em sala de aula. Os estagiários são remunerados mensalmente e recebem orientação da professora Yhevelin Guerin.
No Núcleo de Publicidade e Propaganda, os alunos dispõem de computadores PC, softwares de criação e edição em publicidade e propaganda (CorelDraw, Freehand, Illustrator, Flash, Dreamweaver, Page Maker e Photoshop). Além disso, possuem a disposição impressoras, scanner e câmeras fotográficas digitais.
O Núcleo de Publicidade também tem vagas todo ano para estágios.
Núcleo de Relações Públicas
No Núcleo de Relações Públicas é oportunizado aos alunos o desenvolvimento prático das atividades de Relações Públicas aprendidas na sala de aula visando a uma aproximação com a realidade do mercado. Os alunos monitores e voluntários elaboram e põem em prática os planejamentos e projetos criados para empresas sem fins lucrativos e para os setores internos da Universidade.
O Núcleo tem como coordenadora, professora Mônica Pons, que supervisiona as atividades são organizadas e realizadas pelos próprios monitores, que recebem bolsa para desenvolver os trabalhos do Núcleo.
Núcleo de Produção em Mídia Audivisual
O Núcleo de Produção em Mídia Audiovisual da agência A4 é um espaço onde os alunos do curso participam de projetos de produção de audiovisuais (vídeos), programas de rádio, transmissões de áudio pela internet, trilhas sonoras, gravações musicais e outras atividades afins. Ali acontecem os primeiros contatos com a prática profissional sob a supervisão da coordenadora, professora Stefanie Carlan da Silveira.
Os clientes do núcleo são outros setores do departamento, da universidade e a comunidade em geral, quando o envolvimento acontece em projetos sem fins lucrativos.
O núcleo utiliza toda a estrutura dos laboratórios de TV e rádio do departamento de Comunicação: estúdio de TV, estúdio de rádio, ilhas de edição digital e o laboratório de multimídia e publicações online - plataforma PC e Mac. E funciona com alunos bolsistas.
Universidade de Santa Cruz do Sul
Av. Independência, 2293
Bairro: Universitário
CEP: 96815-900
Santa Cruz do Sul - RS / Brasil
Fone: (51) 3717-7300
Fax: (51) 3717-1855
info@unisc.br
Rua da Garoupa, s/nº - Posto 2
Bairro: Capão Novo
CEP: 95555-000
Capao da Canoa - RS / Brasil
Fone: (51) 3621-1434
Fax: (51) 3621-3315
capao@unisc.br
Rua Antônio Inácio de Oliveira Filho, 1020
Bairro: Bairro Zootecnia
CEP: 95780-000
Montenegro - RS / Brasil
Fone: (51) 3649-4124
Fax: (51) 3649-4124
montenegro@unisc.br
Rua Carlos Heitor de Azevedo, 133
Bairro: Bairro Maieron
CEP: 96900-000
Sobradinho - RS / Brasil
Fone: (51) 3742-1427
Fax: (51) 3742-1162
daianecenta@unisc.br
Avenida das Indústrias, 2111 Caixa Postal: 168
Bairro: Bairro Universitário
CEP: 95800-000
Venancio Aires - RS / Brasil
Fone: (51) 3741-7842
Fax: (51) 3741-7645
venancio@unisc.br
