PROJETO DE XADREZ INFANTIL / HSC

O benefício do xadrez é que se trata de um jogo de estratégia, ou seja, ajuda a raciocinar. É um jogo que desenvolve a capacidade cognitiva do jogador, de estímulos respostas para problemas. Incrível como uma atividade tão simples pode se tornar uma grande forma de apoio psicológico, integração com o outro e de conhecimentos. Traz conhecimentos não só para o jogo, mas também para nossa vida, trabalha com a nossa memória, concentração, imaginação e muito mais. Uma mente saudável proporciona estímulos benéficos para todo o corpo.

1K2A0843O Projeto iniciou no dia 07 de março de 2016, as aulas de xadrez acontecem com as crianças que estão internadas no Hospital Santa Cruz, de segunda à sexta, todas as tardes, atendendo em média 6 crianças por dia, atualmente.

A percepção da bolsista Mitiele, é a melhor possível, “as crianças estão amando, pois ficam lá sem fazer nada o dia inteiro, algumas por semanas, e quando eu chego para ensina-los ficam eufóricos e ansiosos para logo iniciar as brincadeiras e quando vou embora eles dizem: “Já vai prof.? Queria brincar mais, amanhã tu volta né?”. Temos a certeza de que apoiar esses projetos é gratificante e recompensador.

Esse projeto é inédito dentro do Hospital Santa Cruz,  a maioria aprende na primeira ocasião sobre o tabuleiro, o nome das peças e como elas se movimentam, alguns conseguem ir mais além, dependendo do tempo de internação.

O principal objetivo, além de ensinar as crianças a jogar, é fazer com que elas fiquem mais felizes e animadas com a interação da bolsista e entretenimento com o jogo, assim auxiliando na recuperação mais rápida. A saúde física deve ser cuidada sempre, mas nunca esquecer da saúde mental fazendo prevalecer à máxima dos filósofos “Mente sã, corpo são”.

Imagens: Simoni Helfer

Quer ajudar no projeto? Seja voluntário!

Cada projeto possui processos e metodologias próprios, estruturados para o melhor andamento. A ideia do “seja voluntario” é através de centenas de voluntários, colocarmos em prática seus conceitos e seus conhecimentos e potencializar os resultados do voluntariado na nossa comunidade, assim como promovermos o crescimento educacional de cada projeto. O voluntario auxilia na organização de competições, dá suporte aos professores, atuando dentro das sedes esportivas, desenvolve suas habilidades e cria experiências com atividades relacionadas à sua área de estudo. Além de disponibilidade de tempo, é necessária disponibilidade física e humanitária.

Nome

E-mail

Telefone

Projeto